Teatro de ópera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Teatro San Carlo, em Nápoles, é o mais antigo teatro de ópera em funcionamento, e serviu de modelo a numerosas salas por todo o Mundo, incluindo o Teatro Nacional de São Carlos, em Portugal.

Uma Casa de ópera, teatro de ópera ou teatro lírico é um edifício especialmente concebido para a representação de peças de ópera. O espaço é geralmente concebido especificamente para tal, embora a interpretação de outras artes cénicas também seja possível. Um bom exemplo é a Ópera de Sydney. Em muitos teatros de ópera, a temporada de ópera é seguida pela temporada de ballet.

A primeira sala de opera pública foi o Teatro San Cassiano de Veneza, que abriu portas em 1637. A Itália, país cuja tradição de ópera é popular desde há séculos, tem um grande número de casas de ópera.

O mais antigo teatro de ópera ainda em funcionamento é o Teatro San Carlo, em Nápoles, inaugurado em 1737. Esta sala que serviu de modelo de inspiração para a construção do único teatro de ópera em Portugal, o Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, que toma inclusive o nome da ópera napolitana, tendo sido inaugurado em 1793.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]