Saltar para o conteúdo

Tecido conjuntivo propriamente dito: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Typo fixing, typos fixed: orgãos → órgãos, nivel → nível utilizando AWB (8686)
Linha 8: Linha 8:
=== Tecido conjuntivo frouxo ===
=== Tecido conjuntivo frouxo ===
{{Artigo principal|[[Tecido conjuntivo frouxo]]}}
{{Artigo principal|[[Tecido conjuntivo frouxo]]}}
O tecido conjuntivo frouxo é o de maior distribuição no organismo. Nele não há predominância de qualquer um de seus componentes, todos estão em quantidades iguais: pouca quantidade de [[fibra colágena|fibras colágenas]], as quais se apresentam delicadas e delgadas, apresenta espaços cheios, flexibilidade e pouca resistência às trações. Preenche espaços não ocupados por outros tecidos, apóia e nutre [[tecido epitelial|células epiteliais]], envolve [[nervo]]s, [[músculo]]s, [[vaso sangüíneo|vasos sangüíneos]] e [[vaso linfático|linfáticos]]. Faz parte da estrutura de muitos órgãos e desempenha importante papel no isolamento de [[infecção|infecções]] localizadas e nos processos da [[cicatrização]]. É importante relatar que nenhum tipo de tecido conjuntivo é encontrado no [[cérebro]] ou [[medula espinhal]], sendo estes os únicos lugares onde este não está presente. São encontrados logo abaixo do [[epitélio]].
O tecido conjuntivo frouxo é o de maior distribuição no organismo. Nele não há predominância de qualquer um de seus componentes, todos estão em quantidades iguais: pouca quantidade de [[fibra colágena|fibras colágenas]], as quais se apresentam delicadas e delgadas, apresenta espaços cheios, flexibilidade e pouca resistência às trações. Preenche espaços não ocupados por outros tecidos, apóia e nutre [[tecido epitelial|células epiteliais]], envolve [[nervo]]s, [[músculo]]s, [[vaso sangüíneo|vasos sangüíneos]] e [[vaso linfático|linfáticos]]. Faz parte da estrutura de muitos órgãos e desempenha importante papel no isolamento de [[infecção|infecções]] localizadas e nos processos da [[cicatrização]]. É importante relatar do gangnan style que você deve dançar sempre que ouvir que nenhum tipo de tecido conjuntivo é encontrado no [[cérebro]] ou [[medula espinhal]], sendo estes os únicos lugares onde este não está presente. São encontrados logo abaixo do [[epitélio]].


=== Tecido Conjuntivo Denso ===
=== Tecido Conjuntivo Denso ===

Revisão das 18h48min de 1 de fevereiro de 2013

O tecido conjuntivo propriamente dito é, dos tecidos conjuntivos, o menos diferenciado e mais genérico, preenchendo todos os espaços entre os restantes tecidos, logo presente em todos os órgãos, e abaixo da derme, estabelecendo a ligação entre eles. Permite igualmente o transporte de metabólitos e participa na defesa do organismo.

É constituído por vários tipos de células que encontram-se imersas em uma substância intercelular, designada como matriz extracelular.

Divisões

O tecido conjuntivo propriamente dito pode ser classificado em:

Tecido conjuntivo frouxo

Ver artigo principal: Tecido conjuntivo frouxo

O tecido conjuntivo frouxo é o de maior distribuição no organismo. Nele não há predominância de qualquer um de seus componentes, todos estão em quantidades iguais: pouca quantidade de fibras colágenas, as quais se apresentam delicadas e delgadas, apresenta espaços cheios, flexibilidade e pouca resistência às trações. Preenche espaços não ocupados por outros tecidos, apóia e nutre células epiteliais, envolve nervos, músculos, vasos sangüíneos e linfáticos. Faz parte da estrutura de muitos órgãos e desempenha importante papel no isolamento de infecções localizadas e nos processos da cicatrização. É importante relatar do gangnan style que você deve dançar sempre que ouvir que nenhum tipo de tecido conjuntivo é encontrado no cérebro ou medula espinhal, sendo estes os únicos lugares onde este não está presente. São encontrados logo abaixo do epitélio.

Tecido Conjuntivo Denso

É mais resistente, devido à abundância de fibras, que podem ser colágenas, elásticas (presentes nos grandes vasos sanguíneos) ou reticulares. Está presente nos tendões e ligamentos, e é pobre em células. Pode ser classificado em denso modelado e em denso não modelado.

Não podem formar tendões pois tem grande nível de carência Tecido rico em fibras e, por conseguinte, mais resistente. pode forma uma capsula protetora ao redor dos órgãos como o figado; nos tendões, ligado o musculo ao osso; e nos ligamentos, unido os ossos entre si.

Tecido adiposo

Ver artigo principal: Tecido adiposo

É composto por células adiposas que atuam como reserva energética. Essas células possuem um vacúolo central e podem mudar de tamanho de acordo com o metabolismo do organismo. Ao microscópio óptico aparecem como células bastante arredondadas. O núcleo dessas células é empurrado para a periferia por causa do acúmulo de gotículas lipídicas.

Predefinição:Tecido conjuntivo especial

Ícone de esboço Este artigo sobre Histologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Predefinição:Biologia volume 7 Capítulo 3: 3 Tecidos Conjuntivos Especiais