Tema oriental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Melodia simples do tema oriental. Play
Tema oriental,[1] dobrado no quarto acorde. Play

O tema oriental, que também pode ser denominado riff oriental ou ostinato oriental, é um ostinato ou frase que frequentemente tem sido utilizado na cultura ocidental como tropo ou estereótipo do orientalismo para representar a ideia da China continental, do Japão, da Coreia, de Taiwan ou de qualquer tema genérico relacionado ao Extremo Oriente. Também tem sido usado para representar temas genéricos referentes a países do Sudeste Asiático, tais como Tailândia, Vietnã e Myanmar. O tema é às vezes acompanhado pelo som de um gongo.

História[editar | editar código-fonte]

O tema oriental é uma invenção ocidental,[2] que remonta à cena "Aladdin Quick Step" da peça teatral Aladdin, The Grand Chinese Spectacle of Aladdin or The Wonderful Lamp, datada de 1847.[3][4] As notas usadas no tema são parte de uma escala pentatônica e são amiúde harmonizadas com acordes em quarta abertos, que fazem o ritmo soar oriental ao ouvinte ocidental típico.

Uso[editar | editar código-fonte]

O tema oriental e suas interpretações foram incluídos como parte de numerosos trabalhos da música ocidental. Dentre eles, incluem-se "Kung Fu Fighting" de Carl Douglas e Biddu (1974),[1][3] The Vapors em "Turning Japanese",[3] "Chinese Laundry Blues" de George Formby (1932) e Rush com "A Passage to Bangkok".[3] O tema oriental também foi adaptado para uso no video game Yie Ar Kung-Fu como tema principal, o tema Chai Kingdom em Super Mario Land, e o estágio Team China em Super Dodge Ball e o tema de luta da parte Kung-Fu em Live A Live.

O tema também foi usado em séries orientais, como o anime japonês Guerra das Galáxias. A canção Shao Pai Long retrata um herói chinês.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]