Tenzing Norgay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde janeiro de 2012). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Tenzing Norgay
Nome nativo Namgyal Wangdi
Nascimento 15 de maio de 1914
Nepal, Khumbu
Morte 9 de maio de 1986 (71 anos)
Darjeeling
Cidadania Nepal
Etnia Xerpas
Ocupação explorador, guia de alta montanha, autobiógrafo
Prêmios Medalha de Jorge, Padma Bhushan, Ordem do Império Britânico, Grande Medalha de Ouro das Explorações
Religião Budismo tibetano
Causa da morte hemorragia intracerebral
Assinatura
Tenzing Norgay signature.svg

Sardar Tenzing Norgay (Tibete, 15 de maio[1] de 1914Darjeeling, 9 de maio de 1986) foi um alpinista e guia de alta montanha sherpa nepalês, tendo sido o primeiro homem a chegar ao topo do monte Everest, em companhia de Sir Edmund Hillary.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Depois de várias tentativas, Norgay conseguiu estar entre os primeiros a chegar ao cume do monte Everest, quando da expedição liderada por John Hunt em 29 de Maio de 1953. Edmund Hillary e Tenzing Norgay foram os primeiros a atingir o pico.

Uma vez que não era conhecida a data exata do seu nascimento, ele passou a usar a data desta vitória para celebrar o seu aniversário.

Em 1952, Tenzing tinha atingido uma altitude jamais alcançada anteriormente, 8599 m, com a equipe de uma expedição suíça dirigida por Raymond Lambert. Tenzing tornou-se em seguida responsável pelo treinamento in situ do Instituto de Alpinismo do Himalaia (Himalayan Montaineering Institute), em Darjeeling. Em 1978 ele fundou a empresa Tenzing Norgay Adventures, propondo escaladas no Himalaia.

Desde 2003, essa empresa é dirigida pelo filho de Tenzing Norgay e que se chama Jamling Tenzing Norgay, que também escalou o Everest em 1996.

Referências

  1. ver nota sobre data de nascimento no texto