Saltar para o conteúdo

Teste de Coombs: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 4: Linha 4:


== Teste de Coombs direto ==
== Teste de Coombs direto ==
O teste de Coombs direto é usado no diagnóstico de [[doenças auto-imunes]] e [[doença hemolítica do recém-nascido]]. Ele detecta [[anticorpos]] ligados à superfície das [[hemácia]]s.
O teste de Coombsdireto é usado no diagnóstico de [[doenças auto-imunes]] e [[doença hemolítica do recém-nascido]]. Ele detecta [[anticorpos]] ligados à superfície das [[hemácia]]s.


== Teste de Coombs indireto ==
== Teste de Coombs indireto ==
O teste de Coombs indireto é usado em exames pré-natais de mulheres e em exames de [[sangue]] antes de [[transfusões sanguíneas]]. Ele detecta anticorpos contra hemácias que estão presentes livres no [[plasma sanguíneo]] do paciente.
O teste de Coombs indireto é usado em exames pr-natais de mulheres e em exames de [[sangue]] antes de [[transfusões sanguíneas]]. Ele detecta anticorpos contra hemácias que estão presentes livres no [[plasma sanguíneo]] do paciente.


== História ==
== História ==

Revisão das 18h03min de 28 de janeiro de 2014

O teste de Coombs ou prova da antiglobulina humana se refere a dois exames de sangue clínicos usados na hematologia e imunologia.

Os dois testes de Coombs são: teste de Coombs direto e teste de Coombs indireto

Teste de Coombs direto

O teste de Coombsdireto é usado no diagnóstico de doenças auto-imunes e doença hemolítica do recém-nascido. Ele detecta anticorpos ligados à superfície das hemácias.

Teste de Coombs indireto

O teste de Coombs indireto é usado em exames pr-natais de mulheres e em exames de sangue antes de transfusões sanguíneas. Ele detecta anticorpos contra hemácias que estão presentes livres no plasma sanguíneo do paciente.

História

O teste de Coombs foi descrito pela primeira vez em 1945 pelos imunologistas de Cambridge Robin Coombs (que deu o nome ao teste), Arthur Mourant