Crashdïet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de The Savage Playground)
CrashDïet
Crashdïet
Show do Crashdïet no Peace and Love Festival em 2007.
Informação geral
Origem Estocolmo
País Suécia
Gênero(s) Glam metal, Hard rock[1], Sleaze
Período em atividade 20002006
2007 – atualidade
Gravadora(s) Universal Music
Integrantes Gabriel Keyes
Martin Sweet
Peter London
Eric Young
Ex-integrantes Tobias Forge
Tom Bones
Mace Kelly
Dave Lepard
H. Olliver Twisted
Simon Cruz
Página oficial http://www.crashdiet.org/

CrashDïet é uma banda sueca de glam metal formada em Estocolmo, Suécia.

História[editar | editar código-fonte]

Formação e primeiros anos (2000–2005)[editar | editar código-fonte]

Dave Lepard fundou o Crashdïet no ano 2000, em Estocolmo.[2] Sua música era baseada em bandas dos anos 1980 como Skid Row, Mötley Crüe, Kiss e Hanoi Rocks. Por lançar suas primeiras demos em seu site oficial via download, a banda ganhou status de cult, especialmente na Suécia.

Em 2002 a banda se separou. Os outros membros foram tocar em bandas como Repugnant, Subvision e Tid, enquanto Lepard reformulou o Crashdïet com os integrantes da atual formação. Seu primeiro EP independente, Crashdïet, foi lançado em 2003, com apenas 500 cópias prensadas.

A banda assinou contrato com a Universal Records em 2004, após sua aparência ter impressionado funcionários da gravadora que os viram bebendo em frente a uma loja de bebidas.

Rest In Sleaze e o suicídio de Dave Lepard (2005–2006)[editar | editar código-fonte]

No ano de 2005, o Crashdïet lançou seu primeiro álbum de estúdio, Rest In Sleaze, que teve quatro singles: Riot in Everyone, Breakin' the Chainz, Knokk 'Em Down e It's a Miracle. O álbum foi bem aceito, alcançando a posição 12 nos charts suecos, considerando o fato de que a banda era pouco conhecida fora de seu país de origem. O grupo saiu em turnê pela Suécia para divulgar o disco, chegando a tocar no Download Festival, no Reino Unido, no mesmo ano.

Dave sofreu com problemas relacionados a drogas durante determinado período. Logo após conseguir certa melhora, entrou em profunda depressão. No dia 20 de janeiro de 2006, em torno de 01:00, Lepard foi encontrado morto em seu apartamento em Gottsunda, Uppsala. O músico, então com 25 anos, cometera suicídio, se enforcando após um surto depressivo.

Após a morte de Lepard, os integrantes remanescentes decidiram anunciar o fim da banda e divulgaram a seguinte nota:

.

Entretanto, alguns meses mais tarde, a banda decidiu voltar a ativa, após receber o apoio e incentivo da família de Dave Lepard e de seus fãs ao redor do mundo. O grupo lançou esta nota em seu site:

Novo vocalista e The Unattractive Revolution (2007–2008)[editar | editar código-fonte]

Em 22 de janeiro de 2007, a banda anunciou um novo vocalista, o finlandês H. Olliver Twisted (também integrante da banda Reckless Love). O grupo lançou oficialmente sua apresentação de reestreia no Rest In Sleaze Festival (criado em tributo a Dave Lepard), em fevereiro, em seu site, disponibilizando o download gratuito para os fãs. Mais tarde a banda anunciou o novo álbum, The Unattractive Revolution, e seu primeiro single, In The Raw, a ser lançado em 5 de setembro de 2007 na Suécia.

O baixista Peter London.

Em 20 de setembro de 2007, surgiram rumores de que Twisted teria deixado a banda, comunicando através de um email que não desejava mais fazer parte da mesma. Os boatos foram negados pelo baixista Peter London e pela gravadora. The Unattractive Revolution foi lançado em 3 de outubro de 2007, ficando com a posição 11 nas paradas suecas.

Em 23 de fevereiro de 2008, o grupo anunciou que o segundo single do álbum seria Falling Rain.

A saída de Twisted, novo logo e novo vocalista (2008–2009)[editar | editar código-fonte]

Em 13 de julho de 2008, a banda anunciou através de seu site e de sua página no MySpace que H. Olliver Twisted e o Crashdïet chegaram a um acordo para seguir caminhos separados. O grupo então iniciou uma longa procura por um novo vocalista, pois desajavam alguém que se adequasse ao estilo e as ambições para o futuro da banda.

No dia 24 de fevereiro de 2009, o Crashdïet anunciou uma votação para escolher o novo logotipo da banda. O vencedor seria usado em todas as suas novas propagandas.

Simon Cruz se apresentando com o Crashdïet em Nova Iorque, em 2012.

Em julho de 2009, o grupo anunciou que o novo vocalista seria Simon Cruz, que já havia tocado em bandas como Foxey e Jailbait. O Crashdïet fez seu primeiro show com Simon no Rock Cruise, em outubro.

Generation Wild (2010)[editar | editar código-fonte]

Generation Wild, o terceiro álbum do Crashdïet, foi lançado em 14 de abril de 2010, ficando com a posição 3 nas paradas suecas. A faixa-título foi liberada como o primeiro single em 28 de fevereiro, e seu vídeo foi banido da MTV por conter imagens obscenas. Chemical, o segundo single de Generation Wild, foi escrito por Martin Sweet e Johnny Gunn, da banda Peep's Show (agora conhecida como States of Panic) e lançado em 19 de setembro. Em outubro do mesmo ano, a banda se apresentou para 50 mil pessoas no Festival de música SWU, no Brasil.

The Savage Playground (2013)[editar | editar código-fonte]

O álbum de The Savage Playground foi lançado em 22 de janeiro de 2013, sendo a primeira vez em que a banda gravou dois álbuns consecutivos com o mesmo vocalista. Seu primeiro single e videoclipe, Cocaine Cowboys, havia sido lançado em dezembro de 2012, sendo seguido, mais tarde, pelos singles California e Anarchy.

A saída de Simon Cruz (2009–2015)[editar | editar código-fonte]

Em 26 de fevereiro de 2015 a banda anunciou através do seu Facebook Oficial a saída de Simon Cruz.

"Queridos fãs do Crashdiet, Há um motivo pela falta de noticias ultimamente. O motivo é que Simon Cruz deixou a banda. Bem, ele decidiu sair no meio de nossa mini tour no Japão, sem aviso prévio. Os últimos meses tem sido confusos e não tínhamos certeza do que fazer a respeito disso. Nossa colaboração com o Simon está acabada. De qualquer maneira a gravação do novo álbum seguirá com planejado e vocês ouvirão noticias em breve. Sinceramente, Martin, Peter e Eric".[3]

Em dezembro de 2017 Gabriel Keyes foi anunciado como novo vocalista.[4]

Membros[editar | editar código-fonte]

  • Gabriel Keyes - Vocal (2017-atualidade)
  • Martin Sweet - Guitarra (2002-atualidade)
  • Peter London - Baixo (2002-atualidade)
  • Eric Young - bateria (2002-atualidade)

Membro fundador[editar | editar código-fonte]

Ex-membros[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. RockBizz (27 de novembro de 2019). «Crashdïet Retorna Ao Brasil Com A Turnê Do Álbum Rust; Confira Serviço». Consultado em 22 de janeiro de 2020 
  2. Folha (8 de março de 2013). «Banda sueca Crashdïet promete reviver anos 1980 em shows no Brasil». Consultado em 22 de janeiro de 2020 
  3. http://whiplash.net/materias/news_806/219229-crashdiet.html
  4. ligadoamusica.com.br (7 de dezembro de 2017). «Crashdïet anuncia novo vocalista e lançamento de novo single». Consultado em 22 de janeiro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]