The Taking of Pelham One Two Three (1974)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Taking of Pelham One Two Three
 Estados Unidos
1974 •  cor •  104 min 
Género policial
Direção Joseph Sargent
Roteiro Peter Stone
John Godey (livro)
Elenco Walter Matthau
Robert Shaw
Martin Balsam
Hector Elizondo
Idioma inglês

The Taking of Pelham One Two Three é um filme estadunidense de 1974 do gênero policial, dirigido por Joseph Sargent e produzido por Edgar J. Scherick. O roteiro de Peter Stone adapta a novela homônima de Morton Freedgood (que usou o pseudônimo de John Godey) e, apesar da história violenta, usa de muito sarcasmo e humor negro nos diálogos entre os personagens.

Houve refilmagens para a TV em 1998 e para o cinema em 2009.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Na agitada cidade de Nova Iorque, quatro homens fortemente armados (que chamam a si próprios com nomes em inglês de cores - Mister Blue ou "Senhor Azul", Mister Green ou "Senhor Verde", Mister Grey ou "Senhor Cinza" e Mister Brown ou "Senhor Marrom" - e se disfarçam com bigodes falsos, óculos e chapéus), sequestram uma composição do metrô (identificada pela estação e horário que partiu, ou seja, Pelham 123).

Enquanto isso, o entediado tenente Zachary Garber, responsável pela segurança nas estações, apresenta o centro de controle de operações para um grupo de funcionários do metrô de Tóquio. Esse trabalho é interrompido pelo anúncio do sequestro dado por rádio pelo Senhor Blue (um mercenário inglês) que pede 1 milhão de dólares para libertar um grupo de passageiros que mantém cativo em um dos vagões. Ele ameaça matar os passageiros se não receber o dinheiro exatamente em uma hora. As autoridades percebem que o homem não está a brincar, quando chega a notícia da morte de um funcionário do metrô, que fora até o vagão para descobrir o que estava a acontecer.

A partir daí Garber começa as negociações, buscando desesperadamente ganhar tempo e salvar reféns enquanto tenta descobrir o plano de fuga dos bandidos.

Elenco[editar | editar código-fonte]