Them (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Them
Them em 1965
Informação geral
Gênero(s) Rock, blue-eyed soul, garage rock, blues-rock
Período em atividade 1964- 1971
1979
Gravadora(s) Decca
Parrot
Happy Tiger
Teldec Records
Deram Records
Tower Records
Rev-Ola Records
Fallout Records
Spalax
Universal International
Ex-integrantes Van Morrison

Them foi uma banda formada em Belfast em abril de 1964. É mais conhecida pelo hit "Gloria" e por ser o início da carreira do cantor Van Morrison.[1] O grupo foi comercializado no EUA como parte da Invasão Britânica.[2]

A banda passou por diversas formações ao longo de sua carreira, sendo formada originalmente por Van Morrison nos vocais, Billy Harrison na guitarra, Eric Wrixon no piano e teclados, Alan Henderson no baixo e Ronnie Millings na bateria.

A imagem de revolta e inconformismo associada à banda foi exagerada, tanto por empresários quanto pela gravadora, a Decca, a tal ponto que passaram a encontrar dificuldades para trabalhar. Eram, inclusive, substituídos nas gravações por músicos de estúdio.

Van Morrison, no ano de 1967, cedendo à situação, resolver dissolver a banda, dando início a uma carreira solo brilhante, principalmente se considerarmos o reconhecimento crítico.Já a banda Them voltou a se reagrupar com Ken McDowell[3], Jerry Cole e Mel Austin nos vocais.[4]

Referências

  1. "Them". Allmusic
  2. "Chapter 6. The Second Insurgency". montreal.com
  3. revista Bizz
  4. Discogs
Flag of the United Kingdom.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Reino Unido, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.