Tige Andrews

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Julho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Tige Andrews
Nascimento 19 de março de 1920
Brooklyn
Morte 27 de janeiro de 2007 (86 anos)
Encino
Cidadania Estados Unidos
Alma mater Academia Americana de Artes Dramáticas
Ocupação ator, ator de teatro, ator de televisão

Tige Andrews (Brooklyn, Nova Iorque 19 de Março de 1920Encino, Califórnia, 27 de Janeiro de 2007) foi um actor norte-americano de ascendência síria. Ficou mais conhecido pelo seu papel de Capitão "Adam Greer" na série televisiva "The Mod Squad".

Biografia[editar | editar código-fonte]

Andrews nasceu em Brooklyn, Nova Iorque; os seus pais, seguindo o costume sírio, deram-lhe o nome de um animal forte para lhe assegurar boa saúde. A sua mãe quando ele tinha três anos de idade, e o seu pai voltaria a casar mais tarde.

Andrews foi ferido na Sicília enquanto servia o exército, durante Segunda Guerra Mundial e por isso regressou a casa. Formou-se na "Academia Americana de Artes Dramáticas, em Nova Iorque. Em 1955, Andrews conseguiu a aclamação da crítica na recriação de "The Threepenny Opera", como o cantor de estrada e mais tarde apresentou-se em São Francisco e Los Angeles. Andrews partiu para dirigir "The Threepenny Opera" no Arizona. Enquanto isso, em Nova Iorque, o realizador John Ford escolhia-o para a versão cinematográfica de "Mister Roberts" depois de vê-lo actuar na Broadway. Antes de mudar-se para a Califórnia, Tige casou com Norma Thornton, a bailarina regular do "The Ed Sullivan Show". O casamento durou 46 anos, e só terminaria com a morte dela, em 1996.

Andrews fez aparições frequentes na televisão na década de 1960. Para além de ser um membro do elenco de "The Phil Silvers Show (1955-1957), Andrews apareceu em vários programas, como "The Big Valley", "The Fugitive" (série de TV), "Gunsmoke", "Star Trek" (como "Kras" no episódio "Friday's Child") e "Gomer Pyle, U.S.M.C.".

Os personagens mais conhecidos de Andrews foram "Lieutenant Johnny Russo" em "The Detectives" protagonizado por Robert Taylor e "Capitão Adam Greer" no drama policial "The Mod Squad". Andrews recebeu nomeações para um Emmy e para um Globo de Ouro, e ganhou um Logie Award pelo seu trabalho em "The Mod Squad". Esta série, produzida por Aaron Spelling entre 1968 e 1973 tornou-se um marco da televisão por apresentar pela primeira vez no seu elenco fixo jovenms hippies desajustados. Nos seus episódios foram abordados frequentemente temas tabu para a época, como a prostituição juvenil, drogas e gravidez precoce. Andrews reuniu-se com os seus colegas de elenco em "Mod Squad" para um telefilme de 1979: "Return of the Mod Squad".

Depois do final das séries, Andrews continuou a aparecer como convidado em várias séries televisivas tais como: "Zorro", "Aventuras no Paraíso", "Mr.Novack", "Dr. Kildare", "Ben Casey", "Inferno nos Céus", "Jericho", "Big Valley", "O Fugitivo", "FBI", "As Aventuras de Dundee e Culhane", "Jornada nas Estrelas - Clássica", "Gunsmoke", "Marcus Welby", "A Costa de São Francisco" (também conhecido como Costa Brava e O Homem das Mil Faces), "Os Novos Centuriões", "Police Woman", "Kojac", "Vega$", "CHIP's Quincy - Corpo de Delito", "Moto Laser", "Na Mira do Tira", " e "Crime, disse ela".(também conhecido por Assassinato por escrito). Ele retirou-se da carreira de actor no início da década de 1990, depois de aparecer em mais de 100 papéis no palco, cinema e televisão.

Além da carreira de actor, Andrews também desenvolveu actividades como pintor e cantor. O seu trabalho artístico foi exposto em galerias de arte de Los Angeles, e alguns deles foram publicados no livro "Actors As Artists" de Jim McMullan e Dick Gautier. Ele escreveu e gravou dois singles na década de 1970: "Keep America Beautiful" e "The Mod Father.

Andrews morreu de patolofia cardíaca na sua casa, em Encino, California, aos 86 anos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]