Tillie's Punctured Romance

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o filme com Charles Chaplin. Para o filme com W. C. Fields, veja Tillie's Punctured Romance (1928).


Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde abril de 2010). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Cinema.
Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde abril de 2010.
Tillie's Punctured Romance
Punctured Romance.jpg
 Estados Unidos
1914 •  pb •  82 min 
Direção Mack Sennett
Roteiro Hampton Del Ruth / Mack Sennett
Elenco Marie Dressler
Mabel Normand
Charles Chaplin
Mack Swain
Chester Conklin
The Keystone Cops
Género comédia
Idioma mudo
Página no IMDb (em inglês)

Tillie's Punctured Romance é um filme mudo de curta-metragem estadunidense de 1914, produzido e dirigido por Mack Sennett para os Estúdios Keystone, e protagonizado por Marie Dressler e Charles Chaplin. Foi o primeiro longa-metragem da Keystone.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Tillie's Punctured Romance

Chaplin interpreta Charlie, um mulherengo que conhece Tillie após ter brigado com sua namorada Mabel. Quando ele vê o pai de Tillie sacando grande quantidade de dinheiro no banco, ele a convence a fugir com ele.

Na cidade ele reencontra Mabel e, de comum acordo, eles embebedam Tillie em um restaurante, pegam o dinheiro dela, e fogem juntos. Tillie acaba sendo presa, pois está sem dinheiro para pagar a despesa do restaurante.

Ainda naquele dia, o casal assiste a uma apresentação chamada A Thief's Face (Um Rosto Bandido). A medida que a apresentação vai transcorrendo, os dois não se sentem bem com o que vêem, e se retiram do teatro.

Enquanto estão sentados em um banco de um parque, um menino que vende jornais pede a Charlie que compre um. Charlie compra e, quando vê a manchete na primeira folha, fica pasmo, pois o tio de Tillie, um milionário que tinha morrido enquanto estava em uma expedição, havia deixado três milhões de dólares para Tillie, a sua herdeira.

Charlie, então, abandona Mabel e volta a procurar Tillie. Ele a convence que o aceite novamente e que se casem. O casal se muda para a mansão do tio e dão uma grande festa, mas Tillie flagra seu esposo com sua antiga namorada e atira neles. O tio, que na realidade não tinha morrido, retorna para casa, chama a polícia e expulsa os três, que fogem até uma doca onde Tilie é atingida por um carro e cai na água, mas é salva. Finalmente, as duas mulheres se dão conta que que Charlie não presta, o abandonam, se tornam amigas, e Charlie vai embora.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Descrição da personagem Tillie
Descrição do personagem Charlie

Personagens do filme[editar | editar código-fonte]

O personagem de Chaplin neste filme, mesmo aparecendo de bigode, é bem diferente do Vagabundo. Seu personagem tem um pouco de astúcia do Vagabundo, mas é grosseiro, arrogante, violento e desonesto. Chaplin já tinha aparecido com o bigode em mais de trinta curtas quando Tillie's Punctured Romance, o primeiro longa-metragem estadunidense do gênero comédia, foi lançado, no dia 14 de novembro de 1914.

Milton Berle sempre afirmou que o menino vendedor de jornais fora interpretado por ele, mas na verdade quem o interpretou foi o ator Gordon Griffith.

Tillie em outros filmes[editar | editar código-fonte]

Dressler também interpretou Tillie em outros dois filmes: Tillie's Tomato Surprise, de 1915, e Tillie Wakes Up, de 1917. Neste último filme, o sobrenome de Tillie não é o mesmo.

Versão de 1928

Outra comédia chamada Tillie's Punctured Romance foi lançada em 1928, estrelando W. C. Fields como o dono de um circo. Mesmo alguns tendo considerado que este filme era um remake, esta versão não tem nenhuma ligação com a primeira.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia tem os portais:

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme mudo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.