Timgad

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Pix.gif Timgad *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Roman Arch of Trajan at Thamugadi (Timgad), Algeria 04966r.jpg
Arco de Trajano
País  Argélia
Critérios C (ii) (iii) (iv)
Referência 194
Coordenadas 35º 29' N 6º 28' E
Histórico de inscrição
Inscrição 1982  (6ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.

Timgad em 1982 foi incluída na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. Localiza-se na Comunidade de Timgad, na província de Batna, Argélia[1] .

No ano 100 d.C., durante o reinado do imperador romano Trajano, o general romano L. Munatius Gallus fundou a Colônia de Thamugadi (atual Timgad). Seu nome completo era: Colonia Marciana Traiana Thamugadi e destinava-se a aumentar a área de domínio, influência e de negócios de Roma naquela região, além de proporcionar proteção para as rotas comerciais e aos habitantes da região contra ataques de nômades vindos do sul[2] . Ao longo dos anos desenvolveu-se e de colônia transformou-se numa típica e estruturada cidade romana, com tavernas, lojas, fórum e um grande teatro.

Apesar da passagem do tempo e das invasões árabes e berberes, Timgad se mantém em bom estado de conservação. O teatro foi utilizado durante muitos anos como receptor de espetáculos de todo o Mediterrâneo.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. http://whc.unesco.org/en/list/194
  2. http://www.roman-emperors.org/wardoc2a.htm