Toci

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Teteōīnān.
Toci.

Teteo Innan ("A avó dos deuses", em náuatle) é, no panteão asteca, a deusa da lua cheia, das imundices, do pecado.

No solo Tlaxcalteca é A Avó dos Deuses, dos Temazcales, dos Téxteis e da Saúde.

Para os astecas dominava o décimo quarto dia do calendário religioso, enquanto deusa da fertilidade é identificada e e adota os traços da deusa Tóci, sobretudo no transcurso da festa do undécimo mês do ano asteca Ochpaniztli ou a grande varredura. Sahagún descreve os ritos que faziam com a vítima seleta e o esfolamento final desta para bajular a nossa avó Tóci.

Noemi Quezada situa-a como deusa do prazer sensual, já que ao ser a padroeira dos tecedores, as ocupações associadas (fiandeira e tecedora) evocam o movimento sexual mesmo que tem de ser feito com arte ou ponto de vista de artista.

Seu ichcaxochitl ou venda de algodão sem fiar bem como o seu tlaxapochtli são símbolos do feminino e do pecado, o coito e o comércio carnal.

Os hinos a ela estão cheios de nahuatlatolli ou vocábulos esquisitos e que nunca se ouvem na linguagem corrente:

Nyman no cecemmani oaltemo in tlalticpac
Quioalcui, quioaltemoa in malacatl in tzotzopaztli,
in tanatli, in ixquichcioatlalquitl quioaltemoa…
Logo espalhavam-se e descendiam cá à terra
E buscavam fusos para fiar, e lançadeiras para tecer, e petaquinhas e
Todas as outras joias que são para tecer e lavrar… (Jesús Oropeza Hidalgo, Santa Ana de Mis Recuerdos)

No calendário náuatle quem nascia no dia xóchitl era predestinado a ser uma pessoa muito boa que se auto-sacrifica pela felicidade dos demais. Seu santuário principal situava-se na hoje cidade de Santa Ana Chiautempan, Tlaxcala.hcnfnc$-@ $8@ an em 1557, observe-se o Teocalli da Deusa Tóci, entre os das deidades Sihuateotzin e Matlalcueye.]]

A concepção pictográfica da Deusa é obra de Desiderio Hernández Xochitiotzin, a pedido de Miguel Angel Meneses Ordoñez, cuja assinatura aparece no tocado da deusa de maneira quase imperceptível, e a do seu autor ao calce, a primeira vez que é usado esta imagem pitográfica de jeito oficial é durante o governo municipal do Lic. René Lima Solís como prefeito de Chiautempan, e foi usada posteriormente por diversos historiadores e estudiosos do mundo náuatle. Assim mesmo, o Teocalli da Deusa Tóci, localizava-se no que hoje é conhecido como o Convento Franciscano de Nossa Senhora de Los Ángeles, baseado em Frei Bernardino de Sahagún e Frei Juan de Torquemada (Parente do Inquisidor Frei Tomás de Torquemada) nas suas obras "Historia de las Cosas de la Nueva España" e "Monarquía India", respectivamente, além de que também se amostra tal templo no mapa de Chiautempan, que data de 1557, feito pelo Tlacuilo Valeriano Axoco.