Torre Sineira (Leiria)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Torre Sineira (Leiria)
Apresentação
Tipo
Parte de
Estatuto patrimonial
Monumento Nacional (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa
Torre sineira (vista anterior ao restauro)
Torre sineira (após restauro)

A Torre sineira de Leiria (1772) é uma torre sineira em estilo barroco e localiza-se no Largo D. Manuel de Arriaga, na cidade portuguesa de Leiria; tem a particularidade de estar separada da dessa cidade.[1]

Historial / Características[editar | editar código-fonte]

A sua construção data de 1772, a mando do bispo D. Frei Miguel de Bulhões e Sousa. Foi construída sobre o baluarte da Porta do Sol, o acesso principal ao castelo, e a habitação seria construída no arco da dita porta.

A torre foi, assim, construída para que pudesse ser ouvida em zonas mais afastadas da cidade, como aquela onde se situava o convento e igreja de São Francisco e para onde começava a haver crescimento urbano.

A torre sineira, em estilo barroco, é quadrangular e no topo é constituída por uma pirâmide, tendo no seu cimo um anjo como cata-vento. Os seus seis sinos (2 em cada face), foram mandados fundir nas oficinas de João Craveiro pelo bispo D. Manuel Aguiar; durante muito tempo o maior foi ainda usado para anunciar incêndios e outros acontecimentos de vulto, através do deciframento das badaladas.

O piso térreo da torre já foi usado como prisão; no edifício anexo situa-se a atual esquadra da polícia.

Em 23 de outubro de 2014, a Sé de Leiria, incluindo o claustro, adro envolvente, a torre sineira e a casa do sineiro, foi classificada como monumento nacional.

Referências

  1. «Torre sineira de Leiria». Câmara Municipal de Leiria. Consultado em 13 de agosto de 2015