Nougat

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Torrone)
Barra de nougat
Torrão de alicante (no topo) e torrão de jijona
Nougat vienense, uma variação de nougat

O nogado (do latim vulgar nucatu, de nux, "noz"), nugá (do francês nougat)[1] ou torrone, como mais conhecido em algumas regiões no Brasil, é uma família de confeitos feitos com açúcar e/ou mel, castanhas assadas (amêndoas, nozes, pistache, avelãs, nozes de macadâmia), claras em neve e, às vezes, picado de frutas cristalizadas.[2] A consistência do nougat pode variar desde macia e mastigável até crocante. Em geral, são feitos em barras e lhe são adicionados outros produtos como castanhas e pistaches.[3] É utilizado em uma variedade de barras de doces e chocolates. A palavra nougat vem do Ocitano "pan nougat", do latim "nux gatum", ou "bolo de noz".[4] No sul da Europa, onde surgiu, é um doce amplamente associado às festas natalinas.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Existem três tipos básicos de nougat. O primeiro, e mais comum, é o "nougat branco", feito com claras de ovos batidas e mel. Essa versão foi surgiu em Cremona, na Itália, no início do século XV, e em Montélimar (só pode levar esta nomenclatura se levar obrigatoriamente na receita mel de flor de laranjeira) na França, no século XVIII. O segundo é o "nougat marrom" ou "castanho" ("mandorlato" em italiano e "nougatine" em francês), que é feito sem claras de ovos e tem uma textura crocante muitas vezes mais firme. O terceiro é o "vienense" ou "nougat alemão", que é, essencialmente, chocolate com pralinê (geralmente de avelã).

O nougat branco também pode ser encontrado pelo nome "mandolate" no Brasil.

Torrão[editar | editar código-fonte]

O torrão é uma variedade de Nougat tipicamente feita com mel, clara de ovos e amêndoas.[5] Há um grande variedade de torrões na Europa, América Latina e Filipinas. Em muitos países, também é comum ser encontrado coberto com chocolate.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Nougat

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 196,1 203.
  2. Stradley, Linda (16 de maio de 2016). «Culinary Dictionary - N, Whats Cooking America». What's Cooking America (em inglês). Consultado em 14 de janeiro de 2019 
  3. «De noir a nougat: entenda termos das embalagens de chocolate». Terra. Consultado em 14 de janeiro de 2019 
  4. «Definition of NOUGAT». www.merriam-webster.com (em inglês). Consultado em 14 de janeiro de 2019 
  5. «Manual de mujeres en el cual se contienen muchas y diversas recetas muy buenas». www.cervantesvirtual.com. Consultado em 14 de janeiro de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.