Trio de Ferro Capixaba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Trio de Ferro Capixaba é a denominação para os três clubes mais vencedores do futebol do Espírito Santo, a saber, Desportiva Ferroviária, Rio Branco e Vitória FC, sendo o primeiro da cidade de Cariacica e os dois últimos da cidade capital de Vitória. Neste conjunto, o Vitória FC é a equipe mais antiga, fundada no ano de 1912. As três equipes juntas possuem mais de 60 títulos do Campeonato Capixaba.[1]

Clubes[editar | editar código-fonte]

Clube Cidade Fundação Estádio Capacidade
Desportiva Ferroviária Cariacica 17 de junho de 1963 Engenheiro Araripe 15.000
Rio Branco Vitória 21 de junho de 1913 Kleber Andrade 21.000
Vitória Vitória 1 de outubro de 1912 Ninho da Águia 2.500

Rivalidades[editar | editar código-fonte]

Clássico dos Gigantes Capixabas[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Clássico dos Gigantes Capixabas

O Clássico dos Gigantes Capixabas é disputado entre Desportiva Ferroviária e Rio Branco, as duas equipes da maior torcida do estado. São também os times que mais vezes foram campeões capixabas, contabilizando 52 títulos estaduais (36 para o Rio Branco e 16 para a Desportiva). O Rio Branco lidera o número de títulos, mas é a Desportiva quem venceu mais e aplicou mais gols no clássico.

As duas equipes já disputaram dezenas de finais do Campeonato Capixaba, incluindo nove vezes seguidas entre 1967 e 1975. Também já decidiram duas finais da Copa ES em 2008 e 2012, ambas com vitórias da Desportiva.

Vi–Rio[editar | editar código-fonte]

O Vi–Rio é o maior e mais antigo clássico do estado, entre Vitória e Rio Branco, os dois grandes clubes da capital Vitória. Atualmente, ex-jogadores dos dois clubes se reúnem constantemente, com o apoio da mídia local para jogar o chamado "Vi–Rio da Saudade", fazendo os amantes do futebol capixaba relembrar e celebrar dos bons tempos desse clássico.

Desportiva Ferroviária vs. Vitória[editar | editar código-fonte]

Desportiva Ferroviária e Vitória completam a lista de clássicos entre o Trio de Ferro Capixaba. um dos maiores clássicos do Espírito Santo. As duas equipes já disputaram três vezes a final do Campeonato Capixaba.

Comparação de títulos[editar | editar código-fonte]

Competição Desportiva Rio Branco Vitória
Campeonato Capixaba 18 37 10
Copa ES 2 1 4
Torneio Início do Espírito Santo 1 24 11
Copa dos Campeões do Espírito Santo 1 0 0
Campeonato Capixaba Série B 2 2 2
Taça Cidade de Vitória 2 27 8
Total 26 91 35

Referências

  1. «Espírito Santo - Campeões estaduais». campeoesdofutebol.com.br. Consultado em 24 de janeiro de 2012