Trollhättan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Trollhättan
Storgatan - uma rua em Trollhättan
Storgatan - uma rua em Trollhättan
Coordenadas 58° 17' N 12° 17' E
País Suécia Suécia
Comuna

Condado
Província

Trollhättan

Västra Götaland
Västergötland

Área  
  Total 23.80 km²
População  
  Cidade (2010) 46457
    Densidade   1928/km²
Fuso horário
  Verão (DST)
CET (UTC+1)
CEST (UTC+2)

Trollhättan é uma cidade na Suécia (pop. 46457 em (2010), situada no condado de Västra Götaland, estendendo-se por uma área de 2380 hectares. É a sede da comuna de Trollhättan.

História[editar | editar código-fonte]

Trollhättan foi fundada junto ao rio Göta älv, num local com diversas cascatas. O sítio foi mencionado em documentos pela primeira vez em 1413. Durante séculos, Trollhättan constituiu um obstáculo para os barcos que navegavam pelo rio, até ter sido construída uma eclusa no século XIX. Foi renovada diversas vezes desde então, tendo sido a atual terminada em 1916.

No fim do século XIX, começou a ser aproveitada a energia hidráulica em Trollhättan. A empresa sueca de energia Vattenfall ("cascata") recebeu o seu nome das cascatas de Trollhättan. Hoje, existem duas centrais hidroeléctricas na cidade, Olidan e Hojum. A energia hidráulica ajudou a cidade na sua revolução industrial.

O nome "Trollhättan" provém de lendas populares. O povo acreditava que viviam trolls gigantes no rio Göta älv e que as ilhas no rio eram seus chapéus ("hättan" significa "o chapéu", em Sueco). O nome completo significa portanto "o chapéu do troll". Outros antigos nomes da localidade foram Eiðar e Stora Edet.

Trollhättan recebeu o estatuto de cidade autónoma da Suécia em 1916, em termos de comércio (estatuto entretanto extinto em 1971). Nessa altura, possuía 15000 habitantes.

Bairros[editar | editar código-fonte]

Localização de Trollhättan na Suécia.
Cascatas de Trollhättan.

Indústria[editar | editar código-fonte]

SAAB em exposição no museu do automóvel local.

Trollhättan alberga diversas indústrias, sendo o local de produção principal da Saab Automobile e da Volvo Aero. Na zona, existe também um grande número de fornecedores destas duas empresas. Historicamente, era também a cidade onde se encontrava a empresa NOHAB, que produzia locomotivas, fundada em 1847, tendo falido em 1979.

Existe também uma infraestrutura para a produção de filmes conhecida por Trollywood. Entre os filmes lá filmados, contam-se Fucking Åmål, Dancer in the Dark e Dogville. O estúdio cinematográfico Film i Väst, aqui situado, produz cerca de metade das longas metragens suecas.

Em 1997 foi inaugurado o "Innovatum Teknikpark", um parque tecnológico dedicado à investigação e à inovação.

Turismo[editar | editar código-fonte]

  • Museu SAAB: dispõe de uma colecção de automóveis, desde os primeiros protótipos, até aos modelos mais recentes. Encontra-se no local onde outrora existiu a fábrica de locomotivas da NOHAB.
  • Cascatas de Trollhättan (Trollhättefallen): Localizadas no rio Göta Älvs, têm entre 32 e 44 metros de altura, libertando cerca de 900 metros cúbicos de água por segundo.
  • Stallbackabron: uma ponte de 1392 metros de comprimento sobre o rio Göta Älvs, uma das maiores da Suécia.
  • Trollhätte kanal: o canal de Trollhättan, onde se encontram as eclusas, com interessantes paisagens naturais.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]