Trần Đức Lương

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Trần Đức Lương
Trần Đức Lương
Trần Đức Lương
5.º Presidente do Vietname
Período 24 de setembro de 1997
até 27 de junho de 2006
Vice-presidente Nguyễn Thị Bình
Trương Mỹ Hoa
Antecessor(a) Lê Đức Anh
Sucessor(a) Nguyễn Minh Triết
Primeiro-ministro Phan Văn Khải
Presidente do Conselho para a Defesa e Segurança Nacional
Período 24 de setembro de 1997


27 de junho de 2006

Deputado Phan Văn Khải
Antecessor(a) Lê Đức Anh
Sucessor(a) Nguyễn Minh Triết
Vice-primeiro-ministro do Vietname
Período fevereiro de 1987
até 29 de setembro de 1997
Primeiro-ministro Phạm Văn Đồng
Phạm Hùng
Đỗ Mười
Võ Văn Kiệt
Phan Văn Khải
Dados pessoais
Nascimento 5 de maio de 1936 (87 anos)
Província de Quảng Ngãi, Indochina Francesa
(atualmente Vietname)
Nacionalidade vietnamita
Alma mater Ho Chi Minh National Academy of Academy of Politics
Cônjuge Nguyễn Thị Vinh
Filhos(as) Trần Tuấn Anh

Trần Phú

Partido Partido Comunista do Vietname

Trần Đức Lương (nascido em 5 de maio de 1936) é um político vietnamita que serviu como quinto presidente do Vietnã de 1997 a 2006.[1]

Trần Đức Lương nasceu no distrito de ổc Phổ, na província de Quảng Ngãi, e mudou-se para Hanói depois de deixar a escola em 1954. Ele estudou geologia na Universidade de Mineração e Geologia de Hanói e foi empregado como cartógrafo. Ingressou no Partido Comunista do Vietnã em 1959 e tornou-se funcionário do partido na década de 1970. Em 1987, ele se tornou vice-primeiro ministro. É membro do Politburo desde junho de 1996,

Trần Đức Lương foi eleito presidente estadual da República Socialista do Vietnã em 24 de setembro de 1997 e foi reeleito em 2002. Em 24 de junho de 2006, Lương anunciou sua renúncia (junto com o primeiro-ministro Phan Văn Khải). Nguyễn Minh Triết foi nomeado para suceder Lương como presidente.

Seu filho, Trần Tuấn Anh, serviu como cônsul-geral do Vietnã por quatro anos em São Francisco. Em seguida, Trần Tuấn Anh foi vice-presidente do Comitê Popular Cần Thơ, encarregado do planejamento de investimentos e da cultura social. Atualmente, Trần Tuấn Anh é membro do 12º Comitê Central e ministro da Indústria e Comércio do Vietnã.

Em sua família, há outro membro que trabalha como ativista social: Tran Van Anh - A segunda neta do Sr. Tran Duc Luong. Ela se formou na Brown University, uma universidade particular nos EUA, com bolsa integral em economia e política. Tran Van Anh e outros membros da família têm um estilo de vida discreto e informações públicas são muito limitadas sobre eles, se comparados com seu filho Trần Tuấn Anh. A única informação disponível sobre a geração herdeira do presidente é que sua segunda neta agora trabalha para o setor de ONGs sob o ministério da Cultura, Esportes e Turismo do Vietnã. É dito que os membros de sua família não ingressarão à política.

Outros membros da família de Trần Đức Lương trabalham no campo comercial.

Sua aposentadoria é tranquila. Só se juntou aos programas nacionais do governo ou funerais de outros membros seniores do Partido Comunista.

Referências

  1. Bruce M. Lockhart, William J. Duiker Historical Dictionary of Vietnam, 2006, p. 371. entry Trần Đức Lương