Tsar Pushka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tsar Pushka exposto no Kremlin, em Moscou

Tsar Pushka (em russo Царь-пушка, literalmente "Tsar dos Canhões"), é um imenso canhão, construído em 1586 por Andrey Chokov. O canhão pesa 39,312 toneladas,[1] tem altura de 5,34 metros, calibre de 890 mm e diâmetro externo de 1200 mm. É considerado pelo Guinness Book o maior canhão por calibre do mundo[2] e é uma grande atração turística de Moscou.

Este canhão fora concebido para defender o Kremlin moscovita em tempos de guerra. Entretanto nunca foi usado, o que leva a crer que na verdade a arma tenha sido construída apenas como uma demonstração simbólica do poderio militar e da engenharia russa.[3]

Sua superfície é adornada em relevo, sendo que uma das figuras representa o Tsar Fedor Ivanovich montado num cavalo. O carro original que sustentava o canhão, feito de madeira, havia sido adicionado à estrutura do artefato no início do século 19, porém um incêndio o destruiu em 1812.

As balas de canhão e o novo carro de metal só foram construídos em 1835. O Tsar Pushka está localizado no Kremlin de Moscou próximo ao Tsar Kolokol, e o Guiness Book o registra como o mais largo obus já feito.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Conteúdo relacionado com Tsar Cannon no Wikimedia Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre a Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.