Saltar para o conteúdo

Tutu de feijão: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
FMTbot (discussão | contribs)
m Checkwiki + ajustes
Linha 1: Linha 1:
{{sem-fontes|data=Novembro de 2008}}
{{sem-fontes|data=Novembro de 2008}}
O '''tutu de feijão''', ou simplesmente '''tutu''', é uma iguaria de [[feijão]] cozido e refogado, que é novamente refogado com pedaços de bacon frito, cebola e alho, e misturado com [[farinha de mandioca]] se for preto ou [[farinha de milho]] se for mulatinho. O feijão poderá ser passado no liquidificador antes de ser refogado, e então ficará com a consistência do [[angu]] de fubá.
O '''tutu de feijão''', ou simplesmente um troço que o FELIPE disse no famoso CHAT WE, é uma iguaria de [[feijão]] cozido e refogado, que é novamente refogado com pedaços de bacon frito, cebola e alho, e misturado com [[farinha de mandioca]] se for preto ou [[farinha de milho]] se for mulatinho. O feijão poderá ser passado no liquidificador antes de ser refogado, e então ficará com a consistência do [[angu]] de fubá.


É normalmente associado à culinária típica de [[Minas Gerais]] e [[São Paulo]]. Mas, também pode ser encontrado nas cidades interioranas do [[Estado do Rio de Janeiro]], principalmente quando feito com feijão preto e também no estado do [[Paraná]].
É normalmente associado à culinária típica de [[Minas Gerais]] e [[São Paulo]]. Mas, também pode ser encontrado nas cidades interioranas do [[Estado do Rio de Janeiro]], principalmente quando feito com feijão preto e também no estado do [[Paraná]].

Revisão das 22h54min de 29 de fevereiro de 2012

O tutu de feijão, ou simplesmente um troço que o FELIPE disse no famoso CHAT WE, é uma iguaria de feijão cozido e refogado, que é novamente refogado com pedaços de bacon frito, cebola e alho, e misturado com farinha de mandioca se for preto ou farinha de milho se for mulatinho. O feijão poderá ser passado no liquidificador antes de ser refogado, e então ficará com a consistência do angu de fubá.

É normalmente associado à culinária típica de Minas Gerais e São Paulo. Mas, também pode ser encontrado nas cidades interioranas do Estado do Rio de Janeiro, principalmente quando feito com feijão preto e também no estado do Paraná.

O prato pode ter sua origem no estado de São Paulo, onde também é conhecido como Virado Paulista, onde é feito com feijão mulatinho ou também com o feijão carioca.

Uma observação é não confundir o Virado Paulista acima com o Virado à Paulista, o qual se refere a um prato típico de São Paulo que contém, além do tutu de feijão, o arroz, bisteca, linguiça, couve, torresmo, banana à milanesa e ovo frito e normalmente é servido nos botecos e muitos restaurantes da capital paulista às segundas-feiras.

O tutu de feijão acompanha as rotas dos antigos tropeiros.[carece de fontes?]

Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Fontes:

http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/virado-a-paulista-pode-ser-tombado/