Ubba Ragnarsson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ubba, também conhecido como Hubba, Ubbe, e Ubbi, era um chefe Viking e um dos comandantes do grande exército em meados do século IX, uma coalizão de guerreiros nórdicos que em 865 invadiu os reinos anglo-saxões de Nortúmbria[1] , Mércia[2] , Ânglia Oriental[3] e Wessex[4] .

Fontes contemporâneas inglesas tendem a descrever os homens do exército como dinamarqueses[5] e pagãos, mas há evidências que sugerem que uma parte da força é de origem Frísia[6] e uma fonte descreve Ubba como líder dos frísios. Em 865, o Grande Exército, aparentemente liderado por um homem chamado Ivar[7] , que passou o inverno na Ânglia Oriental, antes de invadir e destruir o reino da Northumbria. Em 869, tendo sido subornados pelos mércios, os Vikings conquistaram a Ânglia Oriental, e no processo, mataram o rei Edmund[8] , que mais tarde foi considerado como Santo[9] e mártir[10] .Enquanto fontes quase contemporâneas não associam Ubba a última campanha, algumas fontes mais tarde, menos confiáveis associam-no como o martírio do rei. Outros associam Ubba e Edmund nas tradições relativas a saga-personagem de Ragnar Lothbrok[11] .

Após a queda do Reino da Ânglia Oriental, a liderança do exército foi para Halfdan, o irmão de Ivar. Os Vikings, em seguida, iniciaram uma campanha contra os Saxões Ocidentais e destruíram o Reino de Mércia. Em 873, o grande exército foi dividido em dois: Halfdan levou uma parte para a campanha no norte, antes de se estabelecer em Northumbria; a outra parte, sob o comando de um líder chamado Guthrum[12] , que fez campanha contra os saxões ocidentais. No inverno de 877-78 Guthrum lançou um ataque relâmpago ao reino de Wessex, que pode ter sido coordenada com uma força de Vikings separada da campanha em Devon. De acordo com uma fonte quase contemporânea, esta força foi liderada por um irmão de Ivar e Halfdan, algumas fontes posteriores identificaram como sendo Ubba.

Ficção[editar | editar código-fonte]

Ubba é referido como um dos principais personagens do romance O Último Reino, primeiro volume da série Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell. No romance, Ubba é o segundo em comando do exército, após o irmão Ivar, e um dos mais temidos guerreiros dentre os vikings. Este primeiro volume termina com a Batalha de Cynuit - em um contexto histórico deslocado -, quando Ubba é morto em combate pelo personagem principal da série, Uhtred.[13]

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • "Annala Uladh: Annals of Ulster otherwise Annala Senait, Annals of Senat"[1]. Corpus of Electronic Texts (15 August 2012 ed.). University College Cork. Retrieved 16 May 2014.
  • "Annala Uladh: Annals of Ulster otherwise Annala Senait, Annals of Senat"[2].Corpus of Eletronic Texts (29 August 2008 ed.) University College Cork 2008. Retrieved 16 May 2014.
  • Gale, T, ed. (1691). Historiae Britannicae, Saxonicae, Anglo-Danicae Scriptores XV. Oxford:Sheldonian Theatre. Accessed via Bayerische Staatsbibliothek.
    • Gilws, JA, ed. (1849). Roger of Wendover's Flowers of History. Bohn's Antiquarian

Library. Vol. 1. London: Henry G. Bohn.

Veja Também[editar | editar código-fonte]