Uki-otoshi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Uki otoshi

Judocas demonstram Uki otoshi na forma de Kata
Informações gerais
Local(is) de origem  Japão
Escopo Derrubar
Técnica base Te waza
Cronologia das artes marciaisLista de artes marciaisProjeto Artes Marciais

Uki otoshi (浮落?) ou "queda flutuante" é uma das 40 técnicas básicas do judô. Classificada como uma técnica de Te waza (literalmente, técnicas de mão), é a oitava técnica do quarto grupo grupo (dai ikkyo) do Gokyo. É a primeira técnica do Nage-no-kata.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Tori e Uke em ai youtsu, mas o pé direito do tori está quase em frente do pé direito do uke e é seu pé de apoio, ou seja, o uke está desequilibrado lateralmente.

O tori não move seus pés e flexiona vigorosamente suas pernas até formar quase um ângulo reto com os joelhos mantendo o tronco erguido. O tori, então, gira sobre seu pé direito, atrasando bastante seu pé esquerdo, mantendo ainda uma postura semelhante a anterior. A seguir, apoia seu joelho esquerdo sobre o solo, mantendo seu tórax erguido. Alcançada esta posição, o tori levanta vigorosamente o ombro esquerdo do uke com seu braço direito enquanto puxa, com seu braço esquerdo, o uke para baixo. O tori deve manter, dentro do possível, os cotovelos ao lado do corpo, sobretudo no início do movimento. O uke é projetado diagonalmente para trás do tori. Ao terminar, o tori mantém o tronco ereto e fica olhando para frente.

Para ser eficaz, o movimento deve ser realizado com rapidez e depende significativamente do movimento de abaixar.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Leitura complementar[editar | editar código-fonte]

  • Kawaishi, Mikinosuke (1975), Mi Metodo de Judo, ISBN 84-02-00806-2 fifth ed. , Editorial Bruguera S.A. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]