União das Freguesias de Avidos e Lagoa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portugal Portugal Avidos e Lagoa 
  Freguesia  
Localização
Concelho VNF1.png Vila Nova de Famalicão
História
Fundação 28 de janeiro de 2013
Administração
Tipo Junta de freguesia
Presidente António Gomes (PPD/PSD.CDS-PP)
Características geográficas
Área total 4,67 km²
População total (2011) 2 653 hab.
Densidade 568,1 hab./km²
Código postal 4770
Outras informações
Orago São Martinho (Avidos) e Divino Salvador (Lagoa)

Avidos e Lagoa (oficialmente: União das Freguesias de Avidos e Lagoa) é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão com 4,67 km² de área e 2653 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 568 hab/km².

Encontrando-se no limite sul do concelho de Vila Nova de Famalicão, acaba por ser freguesia limítrofe a sul com a união de freguesias de Areias, Sequeiró, Lama e Palmeira, designada como União de freguesias Além-Rio, no concelho de Santo Tirso, a este com a freguesia de Landim, a nordeste com a freguesia de Seide, a noroeste com a União de freguesias de Antas e Abade de Vermoim e a oeste com a União de freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, todas pertencentes ao concelho de Vila Nova de Famalicão.

História[editar | editar código-fonte]

Foi constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das freguesias de Avidos e Lagoa.[1] Teve como seu primeiro presidente de Junta de freguesia o Dr. Paulo Silva, cujo mandato cessou em 2017.

O seu atual presidente é o Sr. António Gomes, presidente da freguesia de Avidos desde 2001 até à reorganização administrativa de 2013.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Sendo constituída por duas freguesias existentes, as alterações nas fronteiras das mesmas apenas foram alteradas na porção comum, que deixou de existir. Quanto aos edifícios de interesse público, passaram para administração comum.

É atravessada por dois principais cursos de água: o Rio Pele, atravessando o território na porção sul, no sentido nordeste-sudoeste, e a Ribeira de Gerém, afluente do primeiro que atravessa o território de norte a sul, desaguando no lugar de Pateiras, que por vezes dá nome ao pequeno curso de água.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Freguesia atual Freguesias antigas
Brasão Freguesia População[2](2011) Área[2](km²) Brasão Freguesia População[3](2011) Área[4](km²)
Coats of arms of None.svg
Avidos e Lagoa 2653 5,75
Coats of arms of None.svg
Avidos 1742 2,80
Coats of arms of None.svg
Lagoa 911 2,95

Referências

  1. Diário da República, 1.ª Série, n.º 19, Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro (Reorganização administrativa do território das freguesias). Acedido a 13 de agosto de 2013.
  2. a b Ainda não existem dados geográficos e populacionais oficiais para a nova configuração desta freguesia. Os valores apresentados são calculados a partir dos dados dos territórios agregados.
  3. INE Instituto Nacional de Estatítica
  4. IGP Instituto Geográfico Português -Carta Administrativa Oficial de Portugal CAOP 2012.1
Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.