Universidade Akdeniz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Universidade Akdeniz
Akdeniz Üniversitesi
Lema Mutlu Üniversite
("Universidade Feliz")
Fundação 20 de julho de 1982
Tipo de instituição pública
Faculdades 12 (mais 4 escolas, um conservatório, 12 escolas profissionais e 4 institutos)[1]
Localização Konyaaltı, Antália,  Turquia
Funcionários técnico-administrativos 1 400
Reitor(a) İsrafil Kurtcephe (2010)[1]
Vice-reitor(a) Muharrem Certel, Abit Demırcan, Meral Gültekın (2010)[1]
Docentes 1 200 (2007-2008)[2]
Total de estudantes 30 000 (2010)[1]
Afiliações Associação das Universidades Europeias (EUA)
Associação Internacional de Universidades (IAU)[1]
Página oficial www.akdeniz.edu.tr
Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.

A Universidade Akdeniz (em turco: Akdeniz Üniversitesi, Universidade do Mediterrâneo) é uma universidade pública da província de Antália, Turquia, sediada na cidade de Antália. Além do campus principal situado no distrito de Konyaaltı tem também um campus em Alanya e diversas escolas e organismos espalhadas por outros locais da província de Antália. É a instituição de ensino superior e de investigação científica da região turca do Mediterrâneo Ocidental.

A universidade foi fundada em 1982, incorporando as instituições de ensino superior já existentes em Antália, Isparta e Burdur. O campus principal, ocupa 3,74 km² a oeste do centro de Antália, entre a Avenida Dumlupinar e o bairro de Uncalı.

Em 2010 a universidade contava com onze faculdades em Antália (Medicina, Agronomia, Artes e Ciências, Economia e Gestão, Direito, Belas Artes, Engenharia, Educação, Comunicação, Aquacultura e Pescas e Teologia) e uma em Alanya (Gestão).[3]. Tinha ainda quatro escolas superiores (Turismo e Gestão Hoteleira, Educação Física e Desporto, Saúde e Línguas Estrangeiras), um conservatório, doze escolas profissionais e quatro institutos (Ciências da Saúde, Ciências, Ciências Sociais e Belas Artes).

A universidade faz parte da Associação das Universidades Europeias (EUA) e da Associação Internacional de Universidades (IAU)[1] e está envolvida em diversos programas internacionais, como sejam o Leonardo e o Erasmus.

Notas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d e f «Akdeniz Üniversitesi». icerik.akdeniz.edu.tr (em inglês). Site oficial da Universidade Akdeniz. Consultado em 10 de outubro de 2010. Cópia arquivada em 10 de outubro de 2010 
  2. «Akdeniz University Antalya». www.elancom.eu (em inglês). projeto e-Lancom, do Programa Leonardo da Vinci da União Europeia. Consultado em 10 de outubro de 2010. Cópia arquivada em 10 de outubro de 2010 
  3. «Academic Units». icerik.akdeniz.edu.tr (em inglês). Site oficial da Universidade Akdeniz. Consultado em 10 de outubro de 2010. Cópia arquivada em 10 de outubro de 2010 


Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Turquia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.