Usuário(a):André Latgé 1/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dinho em discurso na Teixeira de Freitas.
Dinho Trindade discursando na rua Teixeira de Freitas.
Dinho Trindade
Gestor do Complexo Esportivo Caio Martins
Período 1º de janeiro 2013até31 de dezembro 2015
Dados pessoais
Nascimento 17 de julho de 1981 (39 anos)Niterói, Rio de Janeiro
Partido MDB (2012)Progressistas (2016) PSL (2020)
Profissão Empresário

Gleison de Souza Trindade, mais conhecido como Dinho (Niterói, 17 de julho de 1981), é um líder comunitário e político brasileiro. É conhecido na cidade de Niterói por ter conquistado inúmeras melhorias na mesma junto ao poder público, especialmente na zona norte. Foi gestor do Complexo Esportivo Caio Martins[1] durante dois anos, levando projetos sociais para todas as 77 comunidades de Niterói. Além disso, também foi duas vezes candidato a vereador de sua cidade: Uma em 2012 e outra em 2016. Hoje, Dinho é filiado ao PSL.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Gleison Trindade tem 39 anos, vive em Niterói desde o dia que nasceu e é pai da Luiza com muito orgulho. Sendo nascido e criado de forma humilde na Teixeira de Freitas, no bairro do Fonseca, Dinho sempre trabalhou voluntariamente em prol da sua comunidade. Foi responsável pela implementação dos projetos "Bom na Escola, Bom de Bola", "Bom na Escola, Bom de Dança" e "Bom na Escola, Bom de Ginga", além do projeto do governo Brasil Alfabetizado. Seu primeiro ato de grande relevância como líder comunitário foi a solicitação de mais uma creche para sua região, já que na época existia apenas uma que atendia a 3 sub-bairros do Fonseca.

Pouco tempo depois, Dinho lutou pela reivindicação de um prédio conhecido na cidade como "Esqueleto da Riodades", que estava de pé há aproximadamente 40 anos. Dentro da construção, costumava haver a presença de usuários de drogas, além de famílias que passaram a habitar por lá. Dinho chegou a ser ameaçado por traficantes quando expôs ao público sobre a situação do prédio abandonado. Entretanto, com apoio popular, Dinho conseguiu mover dignamente as famílias que ali moravam para outra localidade próxima. A situação teve desfecho quando, em 30 de novembro de 2013, o prédio abandonado foi finalmente demolido.

Um ano antes, no início de 2012, Dinho mostrou indignação quanto ao fechamento do Hospital Getulho Vargas Filho, conhecido como "Getulinho", divulgando a informação de "porta em porta" e sendo responsável por manifestações no bairro do Fonseca. Demandou ao então prefeito Rodrigo Neves para que o "Getulinho" fosse devolvido para a população. Mesmo sem mandato, Dinho conseguiu com que o poder público investisse na reabertura do Hospital, que foi realizada em janeiro de 2013.

No ano de 2014, Dinho teve a oportunidade concedida pelo poder público de escolher o local da instalação (Mediante aprovação do poder executivo) da nova Clínica Comunitária da Família, construída na Teixeira de Freitas. Atualmente, a clínica atende a milhares de pessoas por ano.

Complexo Esportivo Caio Martins (2013 - 2015)[editar | editar código-fonte]

No ano de 2013, Dinho assumiu a gestão do Complexo Esportivo Caio Martins[1]. Na época, era cogitado o fechamento e a privatização do Complexo. Quando assumiu, o Caio Martins contava com apenas 200 frequentadores e 3 projetos sociais. Ao longo de dois anos, Dinho foi responsável pela implementação de inúmeros eventos, sendo eles de nível municipal, estadual nacional e até internacional. No final de sua gestão, o Caio Martins chegou a ter mais de 5 mil frequentadores e mais de 50 projetos sociais[1]. Hoje, o local ainda é um patrimônio estadual.

Candidaturas para Vereador[editar | editar código-fonte]

Dinho foi duas vezes candidato a vereador da cidade de Niterói. Em 2012, Dinho foi candidato pelo MDB e foi eleito segundo suplente de seu partido, com 1.215 votos[2]. Na sua segunda tentativa, em 2016, foi candidato pelo Progressistas[3] e teve 1.844 votos, sendo eleito primeiro suplente de seu partido. Hoje, Dinho é pré-candidato pelo PSL para as eleições municipais de 2020.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c Lobianco, Bianca (15 de agosto de 2014). «Com 42 aulas gratuitas, Caio Martins atende 5 mil pessoas». Jornal O Dia. Consultado em 31 de agosto de 2020 
  2. Eleições 2020, Globo (Novembro de 2012). «Apuração das Eleições 2012 em Niterói | Rio de Janeiro». G1. O Globo. Consultado em 1 de setembro de 2020 
  3. TSE, Gazeta do Povo (30 de março de 2018). «Dinho 11111 PP (Vereador) Niterói - Guia Eleições 2016». Guia dos Candidatos. Gazeta do Povo. Consultado em 1 de setembro de 2020