Usuário(a):Jorge Guerra Pires

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


"Conhecimento é uma herança, e não deveria ser dominada por ninguém." Jorge Pires (talk) 11:23, 14 May 2017 (UTC)


Estátua que simboliza o trabalho da Wikipédia. Sou editor da Wikipédia com muito orgulho! Conhecimento é uma herança, e não deveria ser dominada por ninguém. O conceito de propriedade intelectual é recente, e está, em algumas ocasiões piorando. Eu sonho com um mundo livre de direitos autorais e intelectuais, por isso meus trabalhos são, salve força maior, Creative Commons.

" The grandiosity of a nation is on its people " Jorge Pires (talk) 11:23, 14 May 2017 (UTC)


9 anos, 9 meses e 12 dias na ikipédia
Photo for the user Jorge Guerra Pires

I have a Bsc in engineering, a double master in mathematics and physics, and I am a researcher in biomathematics.

Apresentações[editar | editar código-fonte]

Meu nome é Jorge Guerra Pires, o mesmo usado na Wikipédia, no nickname. Geralmente assino como simplesmente Jorge Pires, citações geralmente são feitas como Pires J.G. Em países Europeus, geralmente usa-se a forma Guerra Pires Jorge.


Eu me juntei à Wikipédia no ano de 2014, mas já uso o site há aproximadamente 10 anos. recebi muitas criticas, principalmente no mestrado e graduação ao usar a Wikipédia como referência. Acredito que informação deve ser livre, o que inclui livre de propaganda.

Conhecimento é como necessidades básicas, deve ser protegidas por lei. Uma nação bem informada, é uma nação em fase de evolução. Se existe outra forma de crescer que não seja intelectualmente, ainda não conheço. Nesta página, pretendo passar um pouco sobre mim, meus interesses: por exemplo, artigos que edito com um carinho especial.


Lembre-se, de acordo com as regras da Wikipédia, a página do usuário somente pode ser editada pelo mesmo, qualquer sugestão deve ser colocada na página de discussão. Gostaria de agradecer ao usuário Leon saudanha por ter salvo essa página da eliminação rápida, por motivos obscuros.

Dicas[editar | editar código-fonte]

Dicas de como usar bem a Wikipédia[editar | editar código-fonte]

  • A Wikipédia é um trabalho público e em conjunto, não a expressão de um grupo em específico, como Brasil vs. Portugal;
  • Escrever um artigo para a Wikipédia difere consideravelmente de escrever para um congresso ou jornal, tendo em comum somente "saber escrever";
  • Pense duas vezes antes de apagar ou reverter a edição de alguém, por exemplo, esteja seguro de que isso não represente um movimento pessoal, por exemplo de vingança por reverterem sua edição. A maior parte das pessoas competentes são sensíveis.
  • Alguns casos devem ser considerados com cuidado, antes de condenar alguém, pense bem. Por exemplo, o fato que alguém escreve um artigo ou melhore um artigo e cite referências próprias não significa sempre auto-divulgação; significa por exemplo que a pessoa é um "esperto" na área.
  • Tome cuido ao traduzir artigos de outras línguas, como Inglês. Nem sempre tradução direta representa o status do meio acadêmico.
  • Tome cuidado com títulos, algumas área são bastante divergentes para um titulo escolhido.
  • O fato de que você não seja familiar com um assunto, não significa que esse não é importante, nem mesmo que saiba tudo que o assunto esteja errado se você não reconhecer, como exemplo trazer "brigas" acadêmicas, como nome de áreas, para a Wikipédia.

Dicas de como escrever bem um artigo[editar | editar código-fonte]

  • Certifique-se, caso queira criar um artigo, de que o tópico é de importância. Por exemplo, o método de Euler é simples e importante, no entanto o método de múltiplas varreduras, que usa o método de Euler, não é considerado importante.
  • Se for melhorar um artigo, lei o artigo todo antes de modificar, para evitar um artigo "costurado".
  • Use referências que você conhece, evite copiar referências de outros artigos como a versão em inglês, se for o caso, não coloque como referências, mas sim como leituras.
  • Use livros e artigo que possam ser acessados livremente;
  • Não faça referências para sites cheios de propagandas se possível.
  • Seja justo, não cite alguém somente porque foi seu professor;
  • Use várias fontes em vez de ser viesado;
  • Se for citar o próprio trabalho, certifique-se de que seja uma boa escolha;
  • Tome cuidado para não desfazer o trabalho dos outros, algumas pessoas levam a sério o que fazem.
  • Evite queda-de-braço, caso você entre em desacordo com alguém com relação a uma edição, considere ceder ou contatar diretamente os envolvidos; nem pense em ser ofensivo!

No mais, use o bom senso!

Alguns artigos sobre meus cuidados[editar | editar código-fonte]

Ecologia profunda[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Ecologia profunda

Com os tempos atuais, no qual fica cada vez mais evidente e inegável as problemáticas ambientais, como exemplo prático no mês de Janeiro de 2016 a Itália dividida entre primavera e inverno, a Rússia tendo primavera no período de neve, fica cada vez mais evidente a necessidade de mudança de pensamento. A ecologia profunda, tradução direto do inglês, Deep Ecology, promete novas formas de pensar que poderia em princípio resolver esses problemas, mais sociais e político do que tecnológicos.

Biologia teórica[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Biologia teórica

O uso de métodos teóricos em biologia e medicina está cada vez mais eminente e onipresente. Geralmente esses esforços são titulados biologia teórica, biologia matemática, ou biomatemática.

Equação diferencial estocástica[editar | editar código-fonte]

Equações Diferenciais Estocástica, um novo grupo de equações usadas em modelagem, geralmente empregadas tanto quando não temos uma noção precisa do sistema que temos em mãos ou quando não temos meios para criar um modelo preciso.

Iniciação científica[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Iniciação científica

A iniciação científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação nas universidades brasileiras em diversas áreas do conhecimento.

Alguns artigos criados por mim[editar | editar código-fonte]

  • Inteligência computacional: Inteligência computacional (IC) é um conjunto de metodologias computacionais e abordagens inspiradas na natureza para lidar com problemas complexos do "mundo real" nos quais as abordagens tradicionais são ineficazes ou inviáveis.

Livros[editar | editar código-fonte]

Biologia Sistêmica: o fim do reducionismo, o apogeu do pensamento integrado, e o início de uma nova era[editar | editar código-fonte]

Neste livro tento, com as devidas limitações criar livros na Wikipédia, apresentar biologia sistêmica; essa é colocada ao lado da inteligência computacional. Ver livro: Livro:Biologia Sistêmica:


Método científico

Neste livro, procuro organizar alguns artigos focados na pesquisa científica.

Outras identidades na Wikipédia[editar | editar código-fonte]

Medalhas criadas por mim[editar | editar código-fonte]

Eu escrevo para Wikipédia desde 2014, mas a uso desde 2005. Durante esse processo, eu aprendi muito. Uma coisa que aprendi é que muitos editores possuem a "mão pesada". Alguns artigos que são marcados para a eliminação rápida ou sobe consenso não merecem. Isso afasta pessoas competentes. Sendo assim, "eu tiro meu chapéu para quem vence esse sistema".

Medalha George Green[editar | editar código-fonte]

George Green foi um grande cientista, matemático para ser mais preciso, que morreu antes que seu trabalho fosse reconhecido. Einstein visitou seu lugar, onde desenvolveu grande parte do seu trabalho. Muitos outros cientistas, especialmente da mecânica quântica, usaram seu trabalho. Quem, matemático, nunca ouviu a função de Green?

Esse medalha é conferida a pessoas que escrevem artigos sobre matemática, de grande importância.

Símbolo da medalha George Green, um moinho de vento.

Pessoas que a ganharam, caso queira usá-la, atualize a lista:

Medalha Rocky Balboa[editar | editar código-fonte]

Escrever artigos do zero na Wikipédia pode ser algo de outro mundo. Um acompanhamento da página que mostra o artigos recentemente criados mostra como é complicado, infelizmente a maior parte dos artigos são realmente de baixa qualidade, mal-escritos e impossível de entender. Mas existem pessoas que o fazem de forma séria, e acabam pagando o preço. Para aqueles que não se deixam intimidar por um sinal de página marcada para ser apagada, a medalha. A medalha visa homenagear aqueles que escrevem bem, mas passaram por pessoas que não sabem fazê-lo, isso pode ser ofensivo e afastar pessoas competentes da Wikipédia.

Pessoas que a ganharam, caso queira usá-la, atualize a lista:


Medalha Rocky Balboa

Eagle Eyes[editar | editar código-fonte]

Essa medalha vai para "patrulhadores" de página que mostrar prestar atenção no que faz. Quando eu clico "patrulhado", sinto-me responsável pelo artigo, acompanha-o por um período. Essa vai para outros que pensam de modo similar. Quem finge que não vê também comete o crime.

Pessoas que a ganharam, caso queira usá-la, atualize a lista:

  1. Stego
Símbolo da medalha Eagle Eyes


Contato[editar | editar código-fonte]

Caso queira falar comigo sobre minhas edições, sugestões e mais, use jorgeguerrapires@yahoo.com.br ou mesmo o sistema de comunicação providenciado pela Wikipédia. De forma adicional, acesse meu site e preencha o formulário de contato.

Interesses[editar | editar código-fonte]