Usuário(a):Wiknick/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Artigo Cinema de arte (violações graves do direito autoral)[editar | editar código-fonte]

Caros colegas Porantim, Vanthorn, O revolucionário aliado, Stanglavine,

Pela enésima vez são revertidas as edições que fiz ao artigo que criei : Cinema de arte. Estas reversões têm ocorrido vezes sem conta, a maior parte delas pela mão do Usurário:Porantim e as últimas por Usuário:O revolucionário aliado. Pela segunda vez sou bloqueado num curto espaço de tempo, a primeira vez durante um dia e a segunda por três dias. Perante estes factos vejo-me forçado a deduzir que me tornei o alvo de uma estranha aliança.

O ataque é iniciado a 28 de março pelo colega Porantim que, embora por mim esclarecido nesse mesmo dia sobre todos os meus motivos com afabilidade e sem sombra de agressão, começou a agredir-me com reversões sucessivas e ameaças. A 4 de abril, pede-me esclarecimentos sobre as fontes por mim citadas argumentando que de fontes nada têm. Contesto tal argumento. Uma dessas fontes refere-se à questão da ‘condição humana’ no texto do artigo de entrada Cinema de arte. A fonte citada é Hannah Arendt, a primeira pessoa a definir o conceito. Chamo-lhe a atenção para as eliminações sistemáticas que faz das ligações inter-wikis (en e fr) que utilizo, deixando no texto imenso lixo como este : advogado do condado de Nova Iorque, série de obras notáveis do mesmo género. Digo-lhe que tais ligações são necessárias em qualquer um dos artigos da série e que, ao que me parece, nenhuma regra da Wikipédia existe que as impeça. Peço ao colega o favor de não me obrigar a perder tempo em consequência das suas intervenções precipitadas. Verifico logo em seguida que o colega Porantim resolve destroçar por completo um dos artigos em que costumo trabalhar, retirando-lhe informação indispensável que lá estava desde há vários anos. No dia 6 de abril o nosso caro colega Usurário:Vanthorn, ajudando à festa, bloqueia-me durante um dia. Motivo : recusa em acatar políticas.


No dia seguinte, 7 de abril, sou acusado pelo colega Usuário:O revolucionário aliado de mudar « grafia brasileira de certas palavras para a luso-africana ». Fico pasmado, não é coisa que eu costume fazer e ponho-me a pensar que devo ter cometido algum lapso. Junta-se a O revolucionário aliado nesse mesmo dia ao colega Vanthorn, que me ameaça : «  Se continuar com esse comportamento desestabilizador será novamente impedido de editar ».

Seguem-se, no mesmo dia, acusações ainda mais graves vindas do cérebro do usuário O revolucionário aliado : que sou um renegado da Wikipédia inglesa, que, no que toca a portuguesa, estou a um passo de me acontecer a mesma coisa. E mais espantado eu fico. Será que estou a ser espiado e perseguido como nos velhos tempos da PIDE?. O revolucionário aliado exalta-se ainda mais e dispara a metralhadora : « testes em locais inapropriados», « edições não construtivas », « Se vandalizar a Wikipédia outra vez, você será impedido de editar ». Eu, um vândalo?

Dia 8 de abril. Atingido pela última bala, sinto-me mais morto que vivo. Atordoado mas ainda vivo, fico com a perturbante impressão que os nossos colegas Usurário:Porantim e Usuário:O revolucionário aliado são tão iguais um com o outro que até parecem ser a mesma pessoa. De um dia para o outro, o emérito combatente faz em todos os artigos do Cinema de arte a mesma reversão que as do recatado Porantim, dando a cara por ele (dia 7). Chega ao ponto de se ver obrigado a fazer o mesmo corrigindo-o, quando o Porantim reverte um velho artigo que melhorei (Etnografia de salvagurda), repondo todas as ligações externas que estavam mortas e eliminando as novas que eu introduzi. Fez bem. Fez mal em não repor as imagens que lá coloquei, só porque o seu bom amigo não gosta de ver bonecos na Wikipédia. Vândalo, um administrador?

Em suma : é o editor Wiknick acusado de grave vandalismo e por isso bloqueado durante três dias, quando esse vandalismo é na realidade da autoria do administrador Porantim. Não contente com isso, aproveita ele o meu silêncio forçado. Não pára de fazer reversões, de desfazer artigos do cinema de arte, de substituir o meu texto por literatura da sua invenção e, em boa companhia, de voltar a destruir outros. Porquê tanto desvario, tanta raiva e prepotência? Será isto admissível?

Deixa o perspicaz Porantim de estar só no combate que empreendeu contra o inimigo, o mau da fita, o abominável Wiknick. São agora três os milicianos, isso dá-lhe força e razão, tudo bem calculado. A vândalos não se lhes perdoa! Melhor ainda será que aos três se junte mais um. Será este um aspirante, o errático jovem Rafael, nestas lides mais conhecido por Usuário:Stanglavine que, acusando-me de não respeitar as normas de conduta e de fazer ataques pessoais, me bloqueia durante três dias. Perece-me estar o rapaz no bom caminho. Em breve alcançará a alta patente com que sonha. Contas bem feitas, são agora quatro no total os metralhas.

Os objetivos do Porantim serão assim alcançados. Ao abrir a minha página de discussão, sem de nada suspeitar do que me espera, deparo com um campo de batalha com bombardas incendiárias a cair por todo o lado. É um espetáculo assustador. Qualquer curioso que lá meta o nariz ou se pira logo ou, se a curiosidade manda, hesita, receoso de sair de lá chamuscado. Eu próprio, que já estou escaldado, evito tanto quanto possível de lá entrar. Mas aquilo que mais me perturba é o facto de a grande maioria das bombardas virem do Brasil. Porquê tanto fogo? Tento perceber, mas não consigo deslindar resposta convincente. No que me toca, evito botar lenha na fogueira e muito menos gasolina. Ainda o ataque mal começara, foi isso que fiz colocando matéria inflamável na página pessoal do administrador Porantim e não nesta. Satisfazia assim um pedido que ele próprio me fez, o que me pareceu sensato. Não resultou.

A referida matéria é o Direito do autor, que a Wikipédia religiosamente respeita. A sua transgressão é considerada um dos vandalismos mais graves. A questão que eu coloquei ao usuário Usurário:Porantim é esta : o artigo Cinema de arte é a 100% da minha autoria e não pode ser tocado ou alterado sem autorização minha ou de quem me representa (Sociedade Portuguesa de Autores). O texto que aqui transcrevo foi citado na página deste nosso administrador  :

CAPÍTULO VI Dos direitos morais (DIREITO DO AUTOR)

Artigo 56.º Definição 1 — Independentemente dos direitos de carácter patrimonial e ainda que os tenha alienado ou onerado, o autor goza durante toda a vida do direito de reivindicar a paternidade da obra e de assegurar a genuinidade e integridade desta, opondo-se à sua destruição, a toda e qualquer mutilação, deformação ou outra modificação da mesma e, de um modo geral, a todo e qualquer acto que a desvirtue e possa afectar a honra e reputação do autor. 2 — Este direito é inalienável, irrenunciável e imprescritível, perpetuando-se, após a morte do autor, nos termos do artigo seguinte :


Artigo 59.º Modificações da obra 1 — Não são admitidas modificações da obra sem o consentimento do autor, mesmo naqueles casos em que, sem esse consentimento, a utilização da obra seja lícita. (Caso da Wikipédia)


Código do Direito de Autor - pdf Diário da República, 1.ª série — N.º 64 1 de Abril de 2008 Porantim Não autorizei em momento algum o usuário Usuário:Porantim a fazer alterações do texto, mas ele fez e continua a fazer o que lhe dá na gana sem qualquer respeito pela lei, que é idêntica no seu país, violando 1 – a lei, 2 – princípios elementares da Wikipédia, 3 – a dignidade a que tenho pleno direito, 4 – achincalhando a própria Wikipédia ao deixar os textos revertidos em estado lastimável, 5 – fazendo-me perder muitas horas de trabalho a corrigir tudo aquilo que ele desfez, 6 – reincidindo vezes sem conta, 7 – aliciando outras pessoas.

No meio de tudo isto não houve uma só vez em que eu o tivesse agredido com palavras ou tentasse prejudicá-lo no brilhante trabalho que faz. Pedi-lhe mais que uma vez para se conter e para que me deixasse em paz. Não resultou.

Decorreram três dias de bloqueio até eu poder reagir com esta resposta, tempo mais que suficiente para quem entretanto devia meter a mão na consciência e não o fez ou, se o fez, mudo ficou : nem uma palavra! A estratégia do nosso Usuário:Porantim e afins, conforme confirmam as ameaças, é aplicada para este fim : acabar comigo enquanto editor da Wikipédia. Porquê?

Wiknick (discussão) 16h 04min de 11 de abril de 2018 (UTC)