Usuário(a) Discussão:Dario e mario

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Olá Dario e mario, bem-vindo(a) à Wikipédia,
A Wikipédia surgiu em 2001, desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes, antes de começar a editar na Wikipédia.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia

Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No final da mensagem assine com quatro tis: ~~~~
Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia! - Assinado por

Agradecia que escrevesse o artigo com um título mais apropriado (Sbdivisões entre parêntesis é um pouco estranho, não? Manuel Anastácio 11:03, 1 Ago 2004 (UTC)

Subdivisões do Bangladesh[editar código-fonte]

Dario e mario,

Quase ningém no universo lusófono estará interessado em escrever sobre cada uma das subdivisões do Bangladesh. Por isso, não vale muito a pena criar artigos sobre cada uma dessas divisões da forma como vocês o estão a fazer. Ninguém vai acabar o vosso trabalho. A informação que vocês estão a colocar em cada uma das subdivisões poderia com vantagem ser colocada na página Subdivisões do Bangladesh. JoaoMiranda 18:46, 1 Ago 2004 (UTC)

Cores nos links[editar código-fonte]

Por favor, parem de colocar cores nos links.

As cores dos links da Wikipédia (e em qualquer outro wiki) servem para se saber quais são os tópicos para os quais já existe página e quais são aqueles que ainda não têm a página respectiva. Mascarar essas cores por trás de outras é péssima ideia. --Jorge 21:55, 2 Ago 2004 (UTC)

Problema nas páginas da Wikipédia[editar código-fonte]

Algumas páginas da Wikipédia (as maiores) não estão conseguindo ser modificadas. Eu gostaria de saber onde está o problema.

--Dario e mario 23:49, 2 Ago 2004 (UTC)

Talvez o problema seja esse: [[1]] --GAF 23:59, 2 Ago 2004 (UTC)

Problema nas páginas da Wikipédia[editar código-fonte]

Não entendi direito. Por favor, explique melhor. Só tenho 11 anos.

Artigos novos[editar código-fonte]

Dario,

Imagina que chegas à wikipédia e encontras a página sobre Charlotte. O que é que ficas a saber? Que a população de Charlotte é de X habitantes. Mas ficas sem saber o mais importante: o que é Charlotte? Será um país? Uma província? E onde é Charlotte? No Canadá? Estas informações que faltam são mais importantes do que a população de Charlotte. Por isso, peço-te que, quando criares um artigo novo, por favor, adiciona alguma informação básica como o que é e onde fica. Obrigado! JoaoMiranda 00:37, 3 Ago 2004 (UTC)

Outra coisa: fizeste dois artigos sobre a mesma coisa: Phoenix (Arizona) e Phoenix, Arizona... O melhor é, primeiro, fazer apenas um artigo sobre essa coisa... Os outros títulos possíveis não devem ter a mesma informação mas devem ser redireccionados para o artigo principal. Como é que isso se faz? Numa das páginas (por exemplo, em Phoenix, Arizona - foi o que eu fiz) escreve-se apenas um # seguido de REDIRECT e, logo a seguir, o nome do artigo onde está a informação dentro de parêntesis rectos duplos (para isso, seleccionas o nome do artigo e carregas no botão que tem o Ab, em cima da caixa de texto... E peço-te também para fazeres como diz o João Miranda... O mais importante não é fazer muitos artigos novos! O importante é que eles tenham informação e expliquem o que é o assunto... Imagina que estás a falar com um extraterrestre que ouve falar, pela primeira vez, naquilo de que o artigo está a tratar... Experimenta a trabalhar num artigo apenas e vai desenvolvendo-o... E vai dando uma olhadela aos outros artigos para veres como é que trabalhamos aqui... Está bem? Fico contente por participares, mas seria melhor ir com um pouco mais de calma, para seres (ou serem?) um (dois) wikipedista(s) a sério... Um abraço. Manuel Anastácio 01:59, 3 Ago 2004 (UTC)

Dicas[editar código-fonte]

Dário e Mário, benvindo! Obrigada pelos artigos novos de geografia que anda a fazer! Tenho algumas dicas para lhe dar:

  • se quiser assinar os seus comentários, como os outros usuários fizeram escreva: ~~~~ e aparece a sua assinatura automaticamente (lembre-se que os artigos nao devem ser assinados).
  • Para continuar com o bom trabalho, veja as alterações que fiz em Alabama e Birmingham, Alabama (Birminghan era um erro). Estas incluem:
    • Colocar a bold o título da primeira vez que aparece
    • Fazer linques para as outras wikipedias
    • Categorizar os artigos. Para isso criei:
  • Siga as sugestões que o Manuel e o Joao lhe deram. Imagine o que gostaria de saber sobre um sítio e escreva sobre isso!

Se tiver perguntas, coloque-as na minha página ou aqui. Espero que continue connosco e que se divirta na wikipédia! Muriel 14:45, 3 Ago 2004 (UTC)

Dados numéricos[editar código-fonte]

Dario,

Por favor, não alteres os dados que já existem nos artigos. Esses dados não estão errados. O que acontece é que variam de ano para ano. A população dos Estados Unidos está sempre a aumentar. Para alterares esses números tens que ter a certeza que a tua fonte de informação está correcta. Mas tudo indica que estás a usar números desactualizados.

Peço-te ainda que não copies texto de outras enciclopédias para a wikipédia. Podes copiar os dados numéricos, mas não podes copiar o texto tal e qual. Podes ainda tirar informações doutras enciclopédias, mas por favor não copies texto exactamente como ele está noutras enciclopédias. Tens que escrever pelas tuas próprias palavras. JoaoMiranda 00:55, 4 Ago 2004 (UTC)

Mais uma dica[editar código-fonte]

Quando escrevemos um artigo curto costumamos colocar a mensagem {{esboço}} no fim, que resulta na mensagem:

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

. Isto é um convite feito a quem lê para completar o artigo. Não se esqueça de colocar a bold o titulo do artigo na primeira vez que aparece! Exemplo: Bethel. Muriel 14:59, 4 Ago 2004 (UTC)


Quando editava o estado norte-americano de Nova Iorque, descobri que em vez do estado, o link ia para a cidade de Nova Iorque. Queria saber como fazer para editar o estado.


Dario e mario 23:23, 4 Ago 2004 (UTC)

O link é este: Nova Iorque (Estado) JoaoMiranda 23:31, 4 Ago 2004 (UTC)

Página de Usuário[editar código-fonte]

Para que serve a página de usuário?

Dario e mario 00:06, 5 Ago 2004 (UTC)

A página do Usuário é uma página pessoal de cada um que pode ser utilizada como cada um entender. A maior parte das pessoas usa essa página para:
  • se apresentar aos outros. Algumas pessoas chegam a colocar uma fotografia
  • para registar as páginas em que estão a trabalhar
  • para dizer quais os seus interesses
JoaoMiranda 00:15, 5 Ago 2004 (UTC)

Olá! Já vi que há imensos estados novos, parabéns pelo vosso trabalho. É importante categorizar os artigos, como numa biblioteca. Assim as pessoas encontram-nos melhor. Queria pedir-te que colocassem esta mensagem:

  • [[categoria:Subdivisões dos Estados Unidos]]

nos artigos novos que fizerem sobre estados. Assim eles ficam ligados à página categoria:Subdivisões dos Estados Unidos e podem ser encontrados por quem anda à procura. Obrigada aos dois, Muriel 16:06, 5 Ago 2004 (UTC)</nowiki>


Eu posso copiar uma imagem de uma página para a mesma página em outro idioma?

Dario e mario 22:02, 9 Ago 2004 (UTC)

Caros Dario e Mário,

Gostaria que a Internet já existisse quando eu tinha a idade de vocês! Parabéns pela iniciativa e pelo trabalho desenvolvido. Tomei a liberdade de mover o artigo de vocês para "Dependências dos Estados Unidos da América", pois a palavra "Dependências" estava escrita "Denpendências"... Continuem, abraço, --mschlindwein 22:02, 9 Ago 2004 (UTC)



Para que serve isso?

Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilhas_Midway"

Eu queria saber se pode copiar uma imagem de uma página para outra?

Dario e mario 23:18, 9 Ago 2004 (UTC)

Bandeira do Afeganistão[editar código-fonte]

Rapazes, já existe uma boa imagem da bandeira do Afeganistão, que não deve ser substituída porque está correcta. Vou pôr a vossa para eliminação. --Jorge 15:20, 11 Ago 2004 (UTC)

Eu não estou conseguindo colocar nenhuma imagem numa página. Eu queria saber porque.

Dário e Mário 23:03, 11 Ago 2004 (UTC)


O que é que aconteceu exactamente? JoaoMiranda 02:28, 12 Ago 2004 (UTC)

Eu não estou conseguindo colocar uma figura no estado norte-americano de Maine.

Tenta outra vez. Se não conseguires, diz-me qual é o nome da figura. --JoaoMiranda 00:11, 18 Ago 2004 (UTC)

Criei um artigo onde diz como usar imagens. Criei também outro que descreve em detalhe a sintaxe do wikicode 'imagem'. Se depois de lerem estes artigos ainda tiverem problemas, comentem na Wikipedia Discussão:Como usar imagens. --Rui Malheiro 13:06, 18 Ago 2004 (UTC)

Pára de alterar as tabelas dos países, por favor[editar código-fonte]

Dário, por favor, pára de alterar as tabelas dos países. Por um lado, quem as fez originalmente sabe o que faz e os dados estão correctos, e por outro não tem qualquer interesse (naquela tabela) saber a evolução da população ao longo das tuas fontes. --Jorge 22:41, 19 Ago 2004 (UTC)

Rapazinho, espero não sr obrigado a começar a bloquear páginas para evitar que tu estragues o trabalho de quem construiu aquelas tabelas. --Jorge 23:22, 19 Ago 2004 (UTC)

Não entendo porque tem Irão e não Irã, Egipto e não Egito?

Dário e Mário 21:19, 20 Ago 2004 (UTC)

Porque quem criou as páginas dos países usa a norma portuguesa. --Jorge 22:25, 20 Ago 2004 (UTC)

Olha, a ideia não é apagar as datas de nascimento e morte que existem - é acrescentar as que não existem. --Jorge 14:58, 22 Ago 2004 (UTC)

A partir de agora, sempre que apagares uma data, eu reverto tudo. --Jorge 16:27, 22 Ago 2004 (UTC)

Recordes olímpicos[editar código-fonte]

Deve-se usar os códigos do COI para as abreviaturas dos países, para evitar ambiguidades (p.ex: alteraste China de CHN para CHI. Como vais diferenciar do Chile?). Não vale a pena estar a reinventar a roda. --Rui Malheiro 14:04, 24 Ago 2004 (UTC)

Atualização[editar código-fonte]

Já atualizei o texto sobre a Chechênia, incluindo link p/ o texto sobre a Sibéria. Um grande abraço a ambos, João

Importar imagens de outra wikipédia[editar código-fonte]

Dario e Mario, para utilizar uma imagem de outra wikipédia num artigo é necessário primeiro importar a imagem para a portuguesa. Para isso fazes o seguinte (utilizando a wikipédia inglesa como exemplo):

  1. Abres a página da imagem. (por exemplo en:image:Map_of_USA_highlighting_Maine.png)
  2. Gravas a imagem no teu disco.
  3. Vais à página de carregamento de arquivos. (O link está à esquerda em todas as páginas)
  4. Carregas o arquivo do teu disco para a pt.wikipédia.org
  5. Referencias a imagem como [[Imagem:Map_of_USA_highlighting_Maine.png]].

Bom trabalho. -- Rui Malheiro 21:29, 6 Set 2004 (UTC)

Evitar gravar frequentemente[editar código-fonte]

Evita gravar com muita frequência, pois o software da Wikipédia guarda a história de todas as alterações. Quando necessitares de fazer vários testes para ver o resultado das tuas alterações utiliza o botão "mostrar previsão" que te apresenta o resultado, sem gravar na base de dados. Quando estiveres satisfeito com as alterações, então sim, grava o artigo. Desse modo estás a ajudar a poupar os recursos da Wikipédia. -- Rui Malheiro 21:58, 6 Set 2004 (UTC)

Por favor, indique a origem o copyright das imagens que carregar para o servidor da wikipédia. Exemplo: Imagem:Bandeira do Alasca.jpg. --Patrick 14:34, 7 Set 2004 (UTC)

JPG é utilizado para fotos. A bandeira da Bahia (Imagem:Bandeira_da_Bahia.jpg) deveria ser no formato PNG. A propósito, qual a origem e o copyright dessa imagem? --Patrick 19:03, 7 Set 2004 (UTC)

A idéia da bandeira pode ser de domínio público, mas a sua implementação em meio digital, na minha opinião, está protegida pelo direito autoral. De qualquer forma, indique no artigo de onde você tirou a imagem da bandeira. --Patrick 01:21, 8 Set 2004 (UTC)

Categoria municípios brasileiros[editar código-fonte]

Fiz um comentário em Categoria Discussão:Municípios brasileiros que pode ser de seu interesse. --Patrick 21:22, 11 Set 2004 (UTC)

Olá Dario e Mario,

Em primeiro lugar, dou-lhes os parabéns por assumirem parte da tarefa de criar artigos sobre os municípios brasileiros, enquanto a maioria dos simpatizantes ao projeto subdivisões do Brasil se perde em discussões infinitas sobre o tema.

Gostaria de me somar ao colega Marcelo nos parabéns a vocês pelo esforço em ampliar e melhorar o conteúdo da wikipédia. --Patrick 13:01, 12 Set 2004 (UTC)

Em segundo lugar, gostaria de sugerir que vocês adicionassem o ano em que se deu a contagem de habitantes da cidade. Fica mais ou menos assim: "(...) Sua população era de N habitantes em 2003". Parece-me que vocês usam dados do censo 2000 - há uma estimativa para 2004, nesse caso fica melhor: "(...) Sua população estimada em 2004 era de N habitantes". Isso ajuda o leitor a saber o quão atual é a informação.

Continuem! Marcelo R. 00:39, 12 Set 2004 (UTC)

Jogos Olímpicos e Predefinição:Resumo_JO[editar código-fonte]

Dario e Mario, para usar a Predefinição:Resumo JO, basta seguir o exemplo que está na página de discussão. É necessário incluir o nome dos parâmetros (por ex. "título=") e têm que usar todos eles mesmo que fiquem em "branco". A ordem não interessa, mas convém que sejam colocados na mesma ordem por que aparecem na tabela, para facilitar a edição. -- Rui Malheiro 09:56, 13 Set 2004 (UTC)

Só depois de ver a alteração que fizeram no artigo dos jogos de 1896 é que percebi que pretendiam acrescentar uma linha na tabela. O que se passa é que aquilo é uma predefinição, por isso qualquer alteração terá que ser feita lá. Experimentem editar a predefinição para acresecentar a linha com o número de medalhas atribuídas. Sugiro que chamem ao parâmetro simplesmente {{{medalhas}}}. Se ficar complicado, digam que eu acrescento. -- Rui Malheiro 10:11, 13 Set 2004 (UTC)

Caracteres japoneses[editar código-fonte]

Não conheço a fundo o tema, mas talvez estas páginas na wikipédia em inglês possam ajudar: Hepburn (ao final do artigo há várias tabelas), Categoria:Japanese_language e Kanji Reference:Index. --Patrick 16:14, 13 Set 2004 (UTC)

Lista de pintores[editar código-fonte]

A Lista de pintores está ordenada pelo último nome. --JoaoMiranda 22:37, 16 Set 2004 (UTC)

Fora do Brasil, em listagens de pessoas por ordem alfabética, é comum utilizar-se como parâmetro o sobrenome (nome de família). No Brasil, que eu me lembre, um dos poucos órgãos que adotam esse procedimento é o exército. --Patrick 11:46, 17 Set 2004 (UTC)

O verbete Direitos da criança, editado por você, foi marcado para eliminação por consenso, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

Você poderá expor seus argumentos na discussão para manter ou eliminar, porém jamais remova o aviso de eliminação que está no verbete, pois seria considerado vandalismo.

Boas contribuições! HTPF (discussão) 16h46min de 23 de janeiro de 2018 (UTC)[responder]