Usuário(a):Adriano Francisco Hernandes Lourenço/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pai da URV - avô do Plano Real.[editar | editar código-fonte]

No ano de 1993, o senhor José Olmir Lourenço, mais conhecido como Juca, um Marceneiro dos bons, lá da cidade de Paranavaí, cansado de sofre com os efeitos nefastos da hiperinflação, que avassalava a economia brasileira. Alias, a inflação acumulada no ano de 1992 foi de 1158,0%[1] , começou a indagar-se sobre os motivos dos últimos planos econômicos não terem sucesso, dos quais se destacam os implantados pelo ex-presidente José Sarney (Plano Cruzado, Plano Cruzado II e Plano Bresser) e pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello (Plano Collor).

A partir de então, ele começou a escrever em sua máquina Olivetti, o que chamava de plano para controlar a inflação. Esse documento datado em 05 de Agosto de 1993, tem como ideia central o controle da inflação com duas moedas, sem dolarizar a economia ou congelar os preços. Isso mesmo, a proposta do seu Juca era criar um meio controlado, uma espécie de Unidade Real de Valor, depois popularmente conhecida como URV, para servir de transição da moeda que passaria a vigorar, sem que uma desaparece com o surgimento da outra.

O documento foi encaminhado para o Ministro da Fazenda, o então o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A confirmação de recebimento deu-se pelo ofício nº 1.196/SPE/MF da Secretaria de Política Econômica, datado em 13 de Agosto de 1993 e assinado por Líscio F. B. Carmago - Chefe de Gabinete, por solicitação do Secretário de Política Econômica, Senhor Winston Fritsh.

Por surpresa do seu Juca, no dia 01 de Março de 1994 entrou em vigor a URV, a qual desindexava a economia, e era a peça-chave do Plano Real. Já com a nova moeda em circulação e a economia tomando novo rumo, o seu Juca escreveu para o presidente Itamar Franco, agradecendo o aproveitamento de sua sugestão e também parabenizando-o pelos esforços desprendido por ele e toda sua equipe econômica, Por determinação do presidente Itamar Franco, através do telegrama nº 19240 052340P/GFF, a secretaria de documentação histórica da secretaria-geral da Presidência da República, senhora Salete Alves Pereira, acusou o recebimento e encaminhou-o para o Ministério da Fazenda.

Ambos documentos estão sob a guarda e conservação do cartório de registro civil, títulos e documentos de Paranavaí - PR[2], a primeira correspondência está com o nº 049733 e a segunda com o nº 049734.

Obviamente que o Plano Real é algo complexo, que teve e tem forte atuação do governo central para a sua mantença e estabilização da economia. inclusive tem até filme:Real - O Plano Por Trás da História. Contudo, há de se levantar uma questão, se o Fernando Henrique Cardoso é o pai do Real (moeda), seu Juca é o pai da URV, portanto avô do Plano Real.

  1. «Almanaque da Folha». almanaque.folha.uol.com.br. Consultado em 29 de maio de 2017 
  2. Curitiba, Brtem.com.br - Webdesign - Cria��o, Hospedagem e Desenvolvimento de Sites em. «CARTORIO DE REGISTRO CIVIL DE PARANAVAÍ | CARTORIOSBR - CERTIDÃO NEGATIVA DE PROTESTO DOS 10 CARTÓRIOS SP». cartoriosbr.com.br. Consultado em 30 de maio de 2017  replacement character character in |primeiro= at position 32 (ajuda)