Usuário(a):Alex Kilson/RascunhoSériePapoReto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Série Papo Reto[editar | editar código-fonte]

Série Papo Reto
Livros
Importa
Sabe
Pra que
E daí
Informações
Autor(es) Bella Bay
Gênero Fantasia
Idioma original Português
País de origem Brasil Brasil
Ilustração Bella Bay
Editora KonthaK Publicações
Publicado entre 2016 - 2018

A série de livros digitais Papo Reto surgiu a partir da necessidade de dialogar com pessoas, profissionais e equipes de trabalho sobre a vida e a convivência. A sua autora e ilustradora, Bella Bay, decidiu por um modo universal, lúdico e delicado para construir esse diálogo.

Depois de assistir ao filme Tropa de Elite, onde o interrogatório dos policiais exigia um “papo reto”, ela considerou o impacto que as emoções imprimem à palavra, e ao mesmo tempo, como as pessoas esperam como “filosofar sobre a vida”.

Assim, ela pensou em provocar uma alteração conceitual conjunta, um elemento surpresa: “a construção das relações humanas, passa por muitos papos retos, porém, se não forem recheados por emoções construtivas, pouco servirão para a transformação interna das pessoas”.

Durante a arquitetura da Série, Bella Bay fez uma pesquisa extensa para criação dos personagens, mas a decisão foi tomada a partir da cartinha que Charlotte Benjamin[1]enviou à Lego em 2014. Por isso, na Série Papo Reto, as personagens Melanie e Phillip aparecem juntas em diversas aventuras: brincar na lama, voar de balão, colher fruta do pé da árvore, etc...

Diante do cenário atual, no qual livros nem sempre despertam interesse, e como, o número de smartphones cresce a cada dia, a Série Papo Reto, foi criada como entretenimento digital, ou seja, no formato de ebooks ilustrados, rápidos e fáceis de ler em plataformas digitais.

O objetivo da Série é instigar emoções de maneira envolvente, sem racionalismos ou explicações complicadas. Afinal, crescer é viver e conviver com tudo e com todos!

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

- Melanie e Philip, foram criados com “cara de lua”.

- Philip e Melanie, personagens principais da Papo Reto, estimulam leitores a filosofar sobre a vida, através de acontecimentos cotidianos, fazendo com que o leitor tenha que ler as imagens para captar sentidos a cada um. Esse elemento é tão importante na estrutura da Série, que propositadamente, Philip e Melanie são, às vezes, retratados como crianças muito pequenas, às vezes como crianças maiores e, outras tantas, alternam-se como um sendo mais velho que outro. Cabe ao leitor ter essa perspicácia.

- O balão do livro Sabe é uma releitura da carruagem da Cinderela.

- Os livros desta Série são reconhecidos por irem direto à lacuna que existe entre o consciente e o inconsciente do leitor. Também são celebrados como fonte de entretenimento construtivo, pois promovem pensamentos e emoções positivas.

- A Série Papo Reto foi vista por alguns leitores como autoajuda infantil. A editora esclarece que os livros podem ser aceitos desta forma, já que são ilustrados e de fácil entendimento, mas, que a exemplo de clássicos da literatura como ”O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, que se encaixa em todas as épocas e idades, os livros da Série Papo Reto precipitam mensagens e emoções que variam conforme a maturidade e as experiências do leitor e, sobretudo, de seu contexto e até, seu momento de vida.

- Os fãs da Série Papo Reto deixaram um recado para aqueles que acreditam que os livros desta série se classificam na [[literatura infantojuvenil| literatura infantil: simplesmente, preparem-se! A junção que a Série Papo Reto faz da linguagem escrita com a linguagem pictórica (através de imagens), é capaz de acessar a consciência e o coração do leitor de uma forma surpreendente e inesquecível.

- Quando questionada sobre as impressões do público sobre a Papo Reto, Bella Bay apenas sorriu, dizendo: “cabe a um artista entregar sua obra às pessoas, e a elas, e tão somente a elas, cabe gravitar em torno desta para seu crescimento, seja de que modo for”.

Livros Digitais Publicados[editar | editar código-fonte]

  • 2016 - Importa
  • 2018 - Sabe
  • 2019 - Pra que
  • 2020 - E daí

Referências[editar | editar código-fonte]