Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Dmlp123/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


A Barca dos Castiços é uma banda portuguesa formada em Coimbra em 2003. A Barca surge da necessidade pessoal de cada um dos seus elementos de expandir os seus limites criativos e artísticos, tendo como base de trabalho e importante influência todo o universo auditivo que é a música tradicional portuguesa.

Lançamento do álbum - Mancha em Terras de Cor 2009

A preocupação em introduzir novidades àquelas melodias que surgiam espontaneamente entre as gentes do nosso povo, oferece às músicas da Barca um carácter de novidade, de fusão, mais ou menos ortodoxa, em que a identidade de uma música portuguesa abre as portas ao mundo. Vai beber influências aos tão bem conhecidos grupos Brigada Vitor Jara, Gaiteiros de Lisboa, At-tambur, Maio Moço, Ronda dos Quatro Caminhos, Trovante, e tantos outros autores, como Sérgio Godinho, Fausto, Zeca Afonso, mas a reciclagem que faz tem o seu cunho muito pessoal. Cada vez que solta as amarras da criatividade, não ignora o seu legado, e sobre ele edifica o seu percurso.

A estreia deu-se em Vila Verde, Figueira da Foz, em 2003, após seis meses de trabalho, num encontro de musica tradicional, organizado pelo grupo Terra Nostra, e com participação do grupo da casa e os veteranos Maio Moço. 2007 tornou-se o ano do reconhecimento, com a participação no concurso Eurofolk J 07 Málaga, representando Portugal, e trazendo na bagagem um terceiro prémio.

Além de algumas músicas em 3 colectâneas internacionais de música tradicional, lança o seu primeiro albúm, Mancha em Terras de Cor, em 2010.

Entre o pop-rock, a música erudita, o jazz, ou mesmo o folclore, a maioria dos elementos do grupo navega por diferentes estilos, mas deslumbra-se na  fonte de conhecimento e inspiração que é a musica de raiz portuguesa.

A tripulação:

David Lopes (piano, guitarrinho de Coimbra e guitarra)

Daniel Crespo (violino, guitarra, cavaquinho, sopros e voz)

Diana Guardado (flauta transversal, guitarra e voz)

Fernando Santos (baixo e voz)

João Crespo (guitarra clássica, percurssões e voz)

Patrícia Ferreira (voz e bandolim)

Sérgio Forte (concertina)


Outros tripulantes

(que nos ajudaram a levar esta Barca a bom porto):

* Vânia Sequeira (voz)

Cancioneiro de Natal

* Andreia Borges (voz)

* António Santos Simões (guitarra)

* Arménio Santa (teclados)

* Júlio Alves (guitarra)

* Leandro Fabião (guitarra e flauta transversal)

* Luísa Correia (guitarra)

* Marcelo Cantimelo (guitarra)

* Tó Mané Ferreira (bateria)

* Vasco Nunes (cavaquinho e percursões)

* José Pinheiro (Roadie)