Usuário(a):Dwsp123/Teorema da multiplicação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Teorema da multiplicação Em matemática, o teorema da multiplicação é um tipo de identidade obedecida por muitas funções especiais relacionadas com a função gama. Para o caso explícito da função gama, a identidade é um produto de valores; por isso o nome. Essas relações provém do mesmo princípio: Uma função especial pode ser obtida a partir de outras, e são simplesmente uma manifestação da mesma identidades em diferentes formas.

Característica finita[editar | editar código-fonte]

O teorema da multiplicação possui dois casos comuns. No primeiro caso, um número finito de termos são somados ou multiplicação de forma a se obter uma relação. E no segundo caso, um número infinito de termos são somados ou multiplicados. A forma finita tipicamente ocorre apenas para a função gama e funções semelhantes. Por exemplo, o teorema da multiplicação da função gama é obtido a partir da Fórmula de Chowla-Selberg.

A seguir, é exibida algumas das muitas aparições do teorema da multiplicação, para o caso de característica finita; e ao final, é mostrado casos com relações de característica zero. Em todos os casos, n e k são números inteiros e não-negativos. Para o caso em que n= 2, o teorema é comumente referido como fórmula de duplicação.

Função gama[editar | editar código-fonte]

A fórmula de duplicação e o teorema da multiplicação para a função gama são exemplos protótipos. A fórmula de duplicação para a função gama é

Também chamada de fórmula de duplicação de Legendre[1] ou relação de Legendre, em honra a Adrien-Marie Legendre. O teorema da multiplicação é

para um inteiro k ≥ 1, é as vezes chamada de fórmula de multiplicação de Gauss em honra a Carl Friedrich Gauss.

Função poligama, números harmônicos[editar | editar código-fonte]

A função poligama é a derivada logarítmica da função gama, e portanto, o teorema da multiplicação passa a ser aditivo e não multiplicativo, devido as relações entre soma e multiplicação de um logaritmo:

para , e, para , obtemos a função digama:

As identidades da função poligama podem ser usadas para se obter um teorema da multiplicação para os números harmônicos.

Notes[editar | editar código-fonte]

References[editar | editar código-fonte]

Category:Funções especiais Category:Função Zeta e funções L Category:Função gama Category:Teoremas matemáticos