Usuário(a):Hibisco-da-Ilha~ptwiki/rascunhos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Laboratório de bioquímica

Um laboratório é uma sala equipada com diversos instrumentos de medição onde se realizam experiências, análises químicas ou biológicas e medições físicas.

Equipamento[editar | editar código-fonte]

Todos os laboratórios compartilham alguns equipamentos , principalmente os equipamentos de laboratório e a vidraria.

Normalmente, há pelo menos uma capela de laboratório onde produtos químicos tóxicos e perigosos podem ser manipulados sem risco. Isto reduz, e geralmente, elimina o risco de inalação dos gases tóxicos produzidos pela reação dos produtos químicos.

Nos laboratórios, há habitualmente uma pia para lavar as mãos. Um extintor é instalado , para ajudar a apagar o fogo no caso de incêndio. Há igualmente um dispositivo para lavar os olhos e um chuveiro no caso dos produtos químicos vazarem sobre as roupas, a pele ou os olhos exceto em laboratórios de tecnologia e de física, onde não se utiliza vidraria, capela e produtos químicos tóxicos.

Em anexo ao laboratório, há habitualmente um ou vários locais onde os produtos químicos secos e úmidos são armazenados, onde se prepara todos os reagentes como ácidos, bases, soluções tampão, solução e onde se distribui a vidraria, o pequeno material e os equipamentos de proteção individual do pessoal. Num laboratório de tecnologia ou de física, estas salas adicionais, em geral, são utilizadas para o armazenamento dos equipamentos e como atelier de reparo.

Freqüentemente, uma sala é reservada à purificação dos reagentes ou, no caso da bioquímica, a esterilização dos equipamentos.

O equipamento e a orientação de um laboratório dependerão finalmente do seu objetivo.

Os laboratórios de universidade, e em geral os de análise química ou bioquímica contêm da vidraria em grande quantidade.

Como equipamentos comuns de laboratório, temos as centrífugas para separar os sólidos dos líquidos, os espectrofotômetros para medir a adsorbância óptica de um líquido a um comprimento de onda definido (medida da cor), trompas para fornecer a aspiração , e termostatos para manter uma temperatura fixa e definida.

Os laboratórios de microbiologia têm habitualmente salas separadas com pressão negativa para impedir a entrada de bactérias nocivos. O ar passa, em geral, por um certo número de filtros e é expulso da sala.

Os laboratórios previstos para tratar sérias de amostras, como os destinados à análise para o meio ambiental ou análises clinícas são equipados de aparelhos especializados automatizados concebidos para tratar muito de amostras. A pesquisa e a experimentação não são uma prioridade nestes laboratórios; o objetivo é oferecer um resultado rápido e fiável.

Condições ambientais[editar | editar código-fonte]

Temperatura [editar | editar código-fonte]

A temperatura ambiental normal é de 20ºC, com algumas tolerâncias, dependente do tipo de experimento ou de medição que se quer realizar. As variações de temperatura (dentro da banda de tolerância) devem ser suaves. Por exemplo, no laboratório de metrologia dimensional, a variação de temperatura deve ser limitada à 2ºC/h (num intervalo de tolerância de 4ºC).

Umidade [editar | editar código-fonte]

Normalmente, convém que seja fraca visto que ela acelera a oxidação dos instrumentos metálicos.'No entanto, considera-se que a umidade do laboratório não deva ser inferior 50%.

Pressão[editar | editar código-fonte]

Nos laboratórios industriais, a pressão deve ser ligeiramente superior à pressão atmosférica , para evitar a entrada de ar na abertura das portas de acesso. No caso de laboratórios que apresentam riscos biológicos (manipulação de agentes infecciosos), a situação deve ser oposta, porque o ar, que pode ser contaminado, não deve poder sair do laboratório; neste caso, a pressão do ambiente deve ser ligeiramente abaixo da pressão atmosférica.

Rede elétrica[editar | editar código-fonte]

As variações de tensão na rede devem ser evitadas para medições elétricas. Estas variações de tensão podem influenciar os resultados das medições.

[editar | editar código-fonte]

Deve ser controlada. Nos laboratórios de interferometria, por exemplo, a presença de poeira altera o comportamento da luz que atravessa o ar.

Vibrações e ruido [editar | editar código-fonte]

Além de incomodar do pessoal, o barulho e as vibrações pode influenciar o resultado das medidas realizadas por técnicas mecânicas. É o caso de medidas feitas com os instrumentos que medem as coordenadas por exemplo.

Segurança no laboratório[editar | editar código-fonte]

Embora os problemas de segurança variem de acordo com cada caso, a segurança sempre é um ponto crucial.

Algumas boas práticas:

  • Utilizar sempre proteções para os olhos (óculos de segurança)
  • Utilizar luvas
  • Utilizar eventualmente um avental de proteção
  • Evitar respirar ou inalar os produtos químicos.
  • Lavar as mãos com sabão durante pelo menos 20 segundos após um contacto com um produto químico
  • Nem beber nem comer num laboratório
  • Ler e entender os modos operacionais antes de começar qualquer manipulação
  • Eliminar corretamente os produtos químicos que permanecem das operações (a pia não é geralmente a lugar correta).
  • Assegurar-se de que a distribuição de gases seja cortada antes de deixar as salas
  • Não tentar empreender experiências ou manipulações a menos que um químico ou um cientista qualificado esteja presente.