Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Hospital do Rim/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hospital do Rim
fachada hrim

Fachada Hospital do Rim
Nome completo Hospital do Rim - Fundação Oswaldo Ramos
Localização São Paulo,  Brasil
Fundação 12 de setembro de 1998 (25 anos)
Universidade afiliada Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina
Leitos 151
Especialidades Nefrologia, Hipertensão, Urologia, Gastroenterologia Cirúrgica, Proctologia, Cardiologia.
Site [1]
editar

Histórico[editar | editar código-fonte]

Em 1955, com o nome de Seção de Metabolismo e Nutrição, nasceu a Disciplina de Nefrologia do Departamento de Medicina da Escola Paulista de Medicina. A partir desse momento, jovens médicos começaram a idealizar novos projetos como estudar e pesquisar mecanismos da hipertensão, os problemas renais e endocrinológicos e atender pacientes ambulatoriais e internados na enfermaria geral do Hospital São Paulo.

No ano de 1983, foi criado o Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Nefrologia e Hipertensão – IPEPENHI – Instituição privada sem fins lucrativos, constituída por professores da disciplina de Nefrologia. Surgiu assim a unidade de diálise, ambulatórios de Hipertensão e Litíase e o Laboratório Clínico para análises especiais de problemas nefrológicos, que tempos depois se transformou em Fundação Oswaldo Ramos.

Em 1998 foi inaugurado o Hospital do Rim, tornando realidade o que começou a ser idealizado em 1955. O Hospital do Rim é um hospital privado, destinado à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças renais e urológicas, com foco no transplante renal. É ainda um centro dedicado ao ensino e à pesquisa.

O Hospital do Rim é líder mundial em transplantes renais há 10 anos consecutivos, realizando em torno de 1.000 transplantes por ano. É também um centro de excelência em pesquisa clínica, é certificado pelo Ministério da Educação como Hospital de Ensino e possui Selo de Qualidade da Organização Nacional da Saúde-ONA. Do seu total de leitos, 70% são destinados ao atendimento do SUS. No ano de 2009, recebeu o prêmio de melhor hospital público do Estado de São Paulo.

Nesse ano, o Hospital do Rim comemora 15 anos de sua fundação.

Considerando a sua preocupação com o bem estar de seus pacientes, o Hospital do Rim participa da Associação de Transplantados da UNIFESP, que dá apoio aos pacientes transplantados e seus familiares.

Missão, Visão e Credo[editar | editar código-fonte]

Missão[editar | editar código-fonte]

Oferecer serviços de saúde, com forte atuação em transplantes, visando melhoria clínica de pacientes brasileiros e buscando excelência técnica apoiada por ensino e pesquisa.

Visão[editar | editar código-fonte]

Disseminação do nosso modelo de gestão de assistência em larga escala.

Credo[editar | editar código-fonte]

Nós somos um time a serviço da sociedade. O cumprimento de nossa missão depende de atitude cordial, postura ética e compromisso com 3 princípios: - Alto desempenho na assistência - Geração e disseminação de conhecimento - Obstinação pelo detalhe

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Área do terreno: 1.433,46 m2

Área construída: 13.023,47 m2

- 151 leitos

- 4 salas cirúrgicas

- 16 leitos de UTI

- Pronto atendimento

- Laboratório de Análises Clínicas

- Anatomia Patológica

- Unidades de Imagem (Raio X, Ultrassom, Tomografia, Ecocardiograma)

- Hemodinâmica


Transplantes[editar | editar código-fonte]

O Hospital do Rim tem como principal foco o Transplante Renal. Por esta razão, possui uma equipe especializada na captação de órgãos e acompanhamento dos transplantados e familiares. Para manter este eficaz modelo de transplantes em larga escala conta com um sistema efetivo de captação de órgãos, disponibilidade permanente de centro cirúrgico, unidade de terapia intensiva e corpo clínico especializado.

Médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos e farmacêuticos atendem diariamente cerca de 225 pacientes ambulatoriais no acompanhamento pré e pós-transplante.

O Hospital do Rim atualmente é um Serviço de Procura de Órgãos para Transplante (SPOT), órgão submisso à Central Nacional de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNNCDO), e trabalha na captação de órgãos da zona sul de São Paulo e na Baixada Santista.


Ensino e Pesquisa[editar | editar código-fonte]

O Hospital do Rim é campo de trabalho e estudo para estagiários, graduandos, pós-graduandos, mestrandos, e residentes das áreas de Nefrologia, Urologia e Residência Multiprofissional do Hospital São Paulo/Universidade Federal de São Paulo. Seu programa de estágio oferece programas nas áreas de Serviço Social, Farmácia, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Medicina, ajudando os alunos de diversas áreas da saúde a entrarem no mercado de trabalho.

O Hospital está ativamente desenvolvendo teses de mestrado e doutorado em diversas áreas, e ainda possui o Núcleo de Pesquisa. Em 2012 foram 40 teses publicadas e 102 artigos publicados.

Por isso, o Hospital do Rim é reconhecido pelo MEC como Hospital-Escola pelo programa de capacitação e pesquisa e passou recentemente por re-certificação.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Lista de unidades hospitalares do Brasil

Hospital São Paulo

Escola Paulista de Medicina

Hospital Brigadeiro

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Hospital do Rim [2]

Associação dos Transplantados da UNIFESP [3]

Endereços HRim