Usuário(a):MarceloTeives/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ficheiro:Capela da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Madeira.jpg
Interior da Capela da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Madeira

A Capela de Santa Isabel é um templo religioso localizado na freguesia de Santa Cruz, concelho com o mesmo nome na ilha da Madeira, Portugal. Foi mandada construir em 1562 pelo mercador André Gonçalves. Esta capela fica anexa ao edifício da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz.

Desconhe-se-se o ano preciso em que ficou concluída. Tanto o hospital da Santa Casa como a capela encontravam-se em 1750 em avançado estado de degradação, pelo que a reconstrução e ampliação dos dois edifícios foi feita com dinheiro da Misericórdia e com um subsídio enviado pelo Rei D. José I. Apenas o portal gótico foi conservado, exigência do seu fundador, André Gonçalves.

A capela atual é já de finais do século XVII, apresentando o chão com lajes em cantaria rija, possuindo algumas inscrições tumulares que devem ser anteriores à sua reconstrução .O altar-mor exibe um retábulo tardo-barroco, em talha dourada e em escaiola, com uma tela central alusiva à “Visitação”, autoria do pintor madeirense Nicolau Ferreira Duarte, datada de 1790. Por detrás do altar, encontra-se a imagem de Cristo Morto, que a tradição diz ter vindo do extinto Convento Franciscano de Nossa Senhora da Piedade de Santa Cruz.[1]

Referências

  1. «Capela de Santa Isabel». www.visitmadeira.pt. Consultado em 4 de junho de 2019