Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Matheus Wahl/PT/Charlie Brown Jr.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Charlie Brown Jr.
Informação geral
Origem Santos, São Paulo
País Brasil
Gênero(s) Rock alternativo
Skate punk
Ska
Rapcore
Hip-Hop
Período em atividade 1992 — hoje
Gravadora(s) EMI
Integrantes Chorão
Thiago Rafael Castanho
Heitor Vilela Gomes
André Luis Ruas [Pingüim]
Ex-integrantes Marcão(Marco Antônio de Brito Junior)
Champignon (Luis Carlos Leão Duarte Junior)
Pelado (Renato Perez Barrio)
Página oficial Site Oficial

Charlie Brown Jr. é uma banda de skate punk brasileira formada em Santos nos anos 90. Segue a linha hardcore com influências do punk rock californiano, e suas letras fazem críticas à sociedade da perspectiva do universo jovem. Todos os membros da banda são naturais da cidade de Santos.

História[editar | editar código-fonte]

Ao chegar em Santos após uma infância difícil e traumática, Alexandre Magno Abrão, um adolescente de 17 anos conhecido como Chorão (apelido auto-explicativo), passou a se interessar pela prática do skate.

Um dia, em um bar local, substituiu por acaso o vocalista de uma banda, quando o mesmo precisou se ausentar devido a necessidades "fisiológicas". Uma pessoa da platéia, ao vê-lo cantar, convidou-o para ser vocalista em sua banda.

Quando o baixista da referida banda saiu, Chorão veio a conhecer Champignon, o novo baixista, uma criança de apenas 12 anos na época. Tempos depois, Chorão decidiu formar sua própria banda, convidando Champignon e Pelado (um baterista amigo seu). Mais tarde, Marcão e Thiago (guitarras) completaram a primeira formação da banda.

A banda, ainda sem nome, continuou a se apresentar na cidade. A inspiração para o nome veio no dia em que o vocalista Chorão bateu o seu carro em uma barraca de coco cujo nome era "Charlie Brown". O complemento "Jr." veio logo após, e se explica pelo fato de a banda se considerar "filha" de uma geração de músicos e bandas como Raimundos e Planet Hemp.

Certo tempo depois, o produtor musical Marcelo Vieira convidou a banda para gravar uma "demo". O produtor gostou do que ouviu, e logo em seguida, o Charlie Brown Jr. assinou contrato com a gravadora Virgin.

Uma curiosidade: Champignon era ainda menor de idade na época, e, conseqüentemente, toda vez que a banda ia se apresentar em alguma casa noturna, era necessária uma autorização judicial para que pudesse acompanhar seus companheiros.

Em abril de 2005, Champignon, Marcão e Pelado se desligaram da banda (segundo eles, por causa das sempre alegadas "divergências pessoais"). Desde então, passaram a integrar o Charlie Brown Jr. Heitor Vilela Gomes (baixo), Pingüim (André Luis Ruas, bateria e beat-box) e Thiago Castanho (guitarra, retornando à banda após sair em 2001), definindo assim a nova e atual formação da banda.

Em 2005 a banda lançou o primeiro álbum com a nova formação, chamado Imunidade Musical.

Em 2007 lançam o cd "Ritmo, Ritual e Responsa - a música tem começo, mas não tem fim", com o single da música "Não viva em Vão". O clip do novo som da banda contou com participação dos skatistas Bob Burnquist e Sandro Dias, o Mineirinho.

A banda já fez a abertura de vários shows internacionais, como os do The Offspring, em agosto de 1997 e o Linkin Park, em setembro de 2004.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

  • Chorão (Alexandre Magno Abrão) — vocalista
  • Thiago (Thiago Rafael Castanho) — guitarrista (saiu em 2001, voltou em 2005)
  • Heitor Vilela Gomes — baixista desde 2005
  • Bruno Graveto — baterista desde 2008

Ex-Integrantes[editar | editar código-fonte]

  • Marcão (Marco Antônio de Brito Junior — guitarrista até 2005 (Atualmente toca na banda TH6)
  • Champignon (Luis Carlos Leão Duarte Junior) — baixista até 2005 (Agora com sua própria banda, Revolucionários)
  • Pelado (Renato Perez Barrio) - baterista até 2005 (Trabalha como DJ em Santos)

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]