Usuário(a):Theusescv/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Foi um torneio amistoso organizado pelo Ypiranga-BA no mês de seu aniversário.[1] . O nome do torneio, é uma homenagem a um ex-futebolista, arbitro da FBF e presidente do Ypiranga.

O torneio contava com as participações do Bahia, FC Vitória, Santa Cruz e com o anfitrião Ypiranga. O torneio foi conquistado pelo EC Bahia de forma invicta. Devido ao fraco desempenho o Santa Cruz e com receio de que a ultima partida fosse um fracasso de publico, o clube foi dispensado da rodada final pelo Ypiranga e pra seu lugar foi convidado o EC Vitória.

A rodada de abertura do torneio ocorreria no dia 3 de setembro de 1955, com a partida entre FC Vitória e Santa Cruz , onde o placar acabou 1 X 0 pros capixabas e o empate sem gols entre Bahia e Ypiranga. O torneio começava de forma positiva pra o anfitrião, que chegou na rodada final precisando ganhar o jogo por uma diferença de 2 gols, porém na ultima rodada, o clube convidado pro lugar do Santa Cruz, o EC VItória arrancaria um empate em 2-2 que frustraria o titulo auri-negro, já que o Bahia ganharia o seu jogo por 3x2 contra o FC Vitória.

O campeonato acabou com o titulo do EC Bahia e o Ypiranga não conseguiu levar pra casa a taça com o nome do seu ilustre presidente.



Década de 2020[editar | editar código-fonte]

Tentando uma restruturação pra poder voltar a disputar a elite do futebol da Bahia, o time aurinegro, fez uma parceria com o Governo do Estado pra construção de um novo Centro de Treinamento e quitação de um débito com o governo. A sede do Ypiranga, localizada no bairro de Vila Canária teve cerca de 10 mil m² desapropriado pra construção de uma Escola, que ficara orçada no valor de R$ 21 milhões, e em contra partida o clube teria toda sua sede reformada e poderia utilizar as quadras da escola pra treinamentos e futuros times de outros esportes olímpicos.

A obra no CT custará um valor de 3,2 milhões e prevê a implantação de campo com grama sintética, iluminação em led, construção de bilheterias, recuperação das arquibancadas, construção de alambrado, vestiários e salas de administração, pavimentação e nova rede pluvial. O CT do Ypiranga será reduzido para um espaço de 36 mil m² e o plano é que as obras sejam concluídas até o final do ano de 2021.

O atual presidente do Ypiranga, Valdemar Filho, falou sobre a parceria e o beneficio para a imagem do clube. “Essa parceria é fundamental para restaurar a vida do Esporte Clube Ypiranga e, também, para reativar um projeto muito especial que é o social, voltado para a formação do jovem nas áreas da Educação e Esporte”. Também falou sobre a o importância da obra aos cofres do clube: “Diminuir nossa área vai reduzir os custos do IPTU, que hoje é de R$ 220 mil. Tínhamos uma casa enorme, mas sem condições de manter. As dívidas estavam acumulando e chegamos a ter tudo bloqueado. Mas já resolvemos a situação”

A meta da diretoria aurinegra é que o clube dispute a segunda divisão do campeonato baiano, que não ocorre desde o ano de 2016, quando o clube caiu na fase de grupos.

Referências

  1. Almeida, José Ricardo Caldas E. (14 de dezembro de 2011). «ARQUIVOS DO FUTEBOL BRASILEIRO: TORNEIO QUADRANGULAR VIVALDO TAVARES - 1955». ARQUIVOS DO FUTEBOL BRASILEIRO. Consultado em 17 de fevereiro de 2021