Usuário(a):Venusiana88/Testes Mau-olhado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Venusiana88/Testes Mau-olhado
Outros nomes Quebranto, quebrante, olho-gordo, olho-ruim
Amuletos olho azul, ou Nazar, para a venda.

Mau-olhado, olho-gordo ou quebranto é uma crença popular (observada entre vários povos) de que a inveja de alguém, demonstrada pelo olhar ou não, pode vir a ocasionar a degradação do alvo da inveja ou de uma boa sorte. Para tanto, nas culturas em que se acredita nessa crença, e ao longo dos diversos tempos da história, foram criados amuletos contra o mau-olhado, como nazar conhecido também por "olho turco", "olho grego", ou ainda por "Pedra contra o mau-olhado".[1] Na tradição bíblica, o mau olhado tem vinculações com a restrição à cobiça (Êxodo 20).

No Brasil, o mau-olhado ou quebranto, é entendido popularmente, como um mal provocado de forma intencional ou não por uma pessoa que está ''carregada de más energias''. Esse mal é causado pelo olhar atravessado de inveja, desejo, fascinação ou maldade.

Tradicionalmente associado a ideia de "secar com os olhos", de maneira que o olho gordo representa uma forma de impedir a nutrição continuada de uma relação de prosperidade por meio de retirada da umidade.

O mau-olhado ou quebranto atinge crianças e adultos provocando a “quebra” de energias.[2] Os principais sintomas e queixas do mau-olhado são sensação de mal-estar, dores no corpo, moleza,

Imagem de uma mulher negra de idade avançada segurando um terço nas mãos
O terço é frequentemente utilizado nas benzeduras de mau-olhado

apatia, corpo cansado, olho morteiro, bambeza no corpo, bocejos. Animais e plantas também estão

sujeitos a serem atingidos pelo mau-olhado.

As pessoas que acreditam nessa crença procuram por benzedeiras ou benzedores para sanar o mau-olhado. Os benzedores realizam a benzedura através de orações com a invocação de seus santos católicos ou entidades de sua devoção. Durante, o processo de cura, os benzedores rezam em frente ao consulente recitando ou murmurando suas orações, fazendo o sinal da cruz repetidas vezes com as mãos ou como uso de terços, ramos de folhas e outros objetos.

Para que a cura seja realizada da maneira correta, é necessário que o consulente repita a benzedura por três dias consecutivos. Além disso, pode ser recomendado tomar banho de ervas para facilitar esse processo.

Referências

  1. «Mau-olhado - O que é o olho do mal?». spiritualresearchfoundation. Consultado em 19 de novembro de 2013 
  2. PEREIRA; GOMES, Edimilson de Almeida; Núbia Pereira de Magalhães (2018). Assim se benze em Minas Gerais: um estudo sobre a cura através da palavra. Belo Horizonte: Mazza Edições. p. 160. ISBN 9788571607040 
Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.