Saltar para o conteúdo

Usuário(a) Discussão:Datatrap

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 2 de setembro de 2022 de Ajpvalente no tópico Estação de Coimbra-A

Bem-vindo(a), Datatrap!

A Wikipédia é uma enciclopédia colaborativa, e com a sua ajuda, nós poderemos dar a qualquer pessoa a possibilidade de ter livre acesso ao somatório de todo o conhecimento humano!

Para colaborar, você pode:

Caso você tenha qualquer dúvida, pergunte a mim ou na página para tirar dúvidas para que outro voluntário entre em contato. Boas edições!

-- André Koehne (discussão) 22h26min de 30 de julho de 2022 (UTC)Responder

Estação de Coimbra-A[editar código-fonte]

Caro utilizador, obrigado pela sua edição no artigo da Estação Ferroviária de Coimbra. Porém, queria chamar-lhe a atenção para o argumento que utilizou, onde referiu que o nome oficial da interface é de apenas "Coimbra", e que o nome de "Coimbra-A" é apenas uma designação popular, sem fundamento oficial. Porém, uma simples pesquisa no Google revela que apesar de não ser a denominação oficial, não deixa de ser utilizada pelo governo e outras entidades, principalmente quando é necessário distinguir entre esta e a principal. Por exemplo, a estação surge como "Coimbra-A" por diversas vezes neste relatório de consulta pública, emitido pela APA, que é uma agência oficial do governo. Neste dispositivo, publicado pela Infraestruturas de Portugal sobre o Sistema de Mobilidade do Mondego, aparece como "Coimbra A", uma vez mais para a distinguir da outra. Neste documento sobre os transportes públicos de Coimbra, disponibilizado na página da Assembleia da República, a estação é referida como "Coimbra-A" e "Coimbra-Cidade". O nome de "Coimbra A" também surge neste documento da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. E não são só orgãos públicos: um artigo nas segunda e terceira páginas da revista Comboios XXI tem o título de "Encerramento da Estação de Coimbra A". Como pode ver, ainda é um nome bastante utilizado, motivo pelo qual penso que deve estar presente no artigo. Obrigado pela sua atenção e melhores cumprimentos, -- AJPValente (discussão) 02h30min de 31 de julho de 2022 (UTC)Responder

AJPValente, grato pelo seu comentário. Relativamente à minha proposta, não altera a minha edição.
A única entidade que pode referenciar as vias ferroviárias é a CP - Comboios de Portugal, que gera a lista de referências únicas, incluindo das estações ferroviárias. Anedotas populares, autarquias, associações de amigos, ou outros bem intencionados mas ignorantes, não mudam isto - é um facto estabelecido.
Ora, o que o seu comentário evidencia é a lista de popularidades digitais. Mas nunca, em tempo algum, teve a denominação oficial com "-A". Há muitos anos que desafio os que o negam a demonstrar, com o documento oficial de quem pode denominar, a Lista da CP. Até agora, nada.
O argumento das publicações, mais ou menos oficiais, não colhe. O Estado errar não deve ser razão de elogio do erro, noto que o próprio Diário da República erra, quase diariamente, na aplicação do Acordo Ortográfico, vigente por Legislação exarada no próprio DR !
Note ainda que não há Estação "principal" nem "secundária", porque tal dependeria do ponto de vista: para a Gestão de Rede, há uma Estação de Bifurcação mais importante (que seria a "-A"), mas para o viajante a Estação Terminal de Ramal é o seu destino (de onde terá nascido a anedota popular do "-A").
É que, mesmo com todas as popularidades (além do "-A", também Estação Nova, Coimbra-Cidade, etc., sem hierarquia) existem duas boas razões técnicas para tal. O sufixo "-A" no nome de uma Estação Ferroviária nada significaria, é um vazio técnico, ao contrário do "-B", que significa, exactamente, Estação de Bifurcação. Quem o escreve mal em documentos, privados, oficiais ou informativos, erra - e o tropeço não deve ser elogiado e elevado, mau seria ! Muito menos a Wikipedia pode apadrinhar o erro, mesmo que popular, no risco de perder o seu valor de referência, que todos queremos.
Talvez tenha havido, em algum momento, confusão com os Apeadeiros Ferroviários que podem, esses sim, ter denominações alfabéticas, conforme os manuais técnicos de quem dá (com regras) nome oficial às vias e seus elementos - não sei, é apenas uma possibilidade.
Historicamente, o irónico é que os conimbricenses caíram na sua própria anedota. Ao brincar com as letras das estações (muitos ainda recordam a popular "Coimbra-C", anedota referente a duas (!) outras estações), acabaram por se levar a sério e acreditar que podiam chamar às Estações o que bem lhes aprouvesse, conforme a moda - escrevendo-o em jornais, documentos oficiais, e mapas. São, assim, objecto de grande risota da sua própria piada.
Em resumo, repito o meu agradecimento pelo comentário sempre bem-vindo, mas realmente não há outra designação correcta. As designações populares são imensas, por isso não as alterei na introdução do artigo, cuidando da informação do utilizador, conforme o seu comentário preconiza. Datatrap (discussão) 16h10min de 1 de setembro de 2022 (UTC)Responder
Caro Datatrap, obrigado pela sua resposta. Nunca vi essa explicação para o sufixo -B, pode-me dizer onde é que descobriu essa informação? Mas de qualquer forma, por favor tenha em conta que temos de acompanhar os conceitos gerais - não é que não respeite a sua opinião, mas não podemos colocar os ideais de uma só pessoa contra uma miríade de instituições e profissionais que afirmam que a estação tem tal nome, incluindo muitas fontes existentes de origens fidedignas, como diplomas legais e comunicações dos governos centrais e locais. Quanto às listagens da CP, hoje em dia já pouco valem do ponto de vista da gestão das infraestruturas, devido à criação da REFER, medida da qual discordei veementemente, mas enfim. O nome de Coimbra-A pode estar errado? Até pode, mas é tão conhecido e ao longo de tanto tempo. E uma vez mais, respeito a sua opinião, mas é apenas você que me diz que os documentos legais e da própria gestora ferroviária estão errados. Pois bem, a minha opinião é que não estão, e eu próprio defendo que o nome de Coimbra-A é válido, ou não o teria colocado no artigo, há uma década atrás. Claro que a sua opinião vale tanto como a minha, e apesar de a querer respeitar, simplesmente não posso ignorar as indicações presentes em fontes fiáveis. Isso seria colocar a opinião de um utilizador acima das informações existentes, em violação das regras da imparcialidade. Obrigado uma vez mais pela sua resposta, e melhores cumprimentos, -- AJPValente (discussão) 03h27min de 2 de setembro de 2022 (UTC)Responder