Usuário(a) Discussão:Fernanda Coelho Mendes/O Legado da Arquitetura Romana

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Juliana, o que seriam citações mais precisas e completas?

Fernanda, estou gostando do texto. Faça citações mais precisas e completas, ok? Domusaurea (discussão) 00h08min de 18 de novembro de 2011 (UTC)[responder]

mais observações[editar código-fonte]

Usuário:Fernanda_Coelho_Mendes/O Legado da Arquitetura Romana


Arquitetura Romana

O Legado da Arquitetura Romana[editar código-fonte]

Mesmo com o fim do Império Romano, a cultura deste povo perdurou e influenciou todo o mundo ocidental, desde a Idade Média até os dias de hoje. Na Europa dos séculos XI e XII, por exemplo, surgiu um movimento arquitetônico denominado “Românico”, por se inspirar na arquitetura da Roma Antiga. O movimento foi impulsionado principalmente por Carlos Magno, que utilizou a cultura greco-romana como modelo para as oficinas da sua corte. As principais características da arquitetura românica são as abóbodas, os pilares maciços que as sustentam e as paredes espessas com aberturas estreitas usadas como janelas. A designação “Românico” surgiu no século XIX e significava “semelhante ao romano”.[1]

Fica um pouco confuso no texto. Se o estilo românico surgiu com Carlos Magno, aliás bem antes do século XI, por que o nome surge no século XIX? Dê uma olhada em um livro introdutório muito bom e fácil de achar sobre História da Arte, o do Ernst Gombrich.

A arquitetura renascentista também teve como principal fonte a cultura greco-romana. Os arquitetos deste movimento utilizaram e reinventaram elementos como as abóbodas e as cúpulas, sem deixar de seguir as ordens jônicas e coríntias. Leon Battista Alberti, por exemplo, projetou a igreja de Santo André, em Mântua, cuja entrada possui o formato do arco do triunfo romano.[2] Os arcos triunfais também serviram de inspiração para Donato Bramante na projeção de palácios. A principal característica era a tríade de aberturas adornadas com arcos de volta inteira, sendo dois deles dispostos a uma mesma altura, com o central maior. Além de Bramante, outros arquitetos renascentistas também projetaram palácios. Um dos modelos mais seguidos pelo movimento era a ordem das colunas variando de acordo com o andar, sendo o térreo geralmente construído de acordo com a ordem toscana, uma variante da arquitetura romana, como já foi explicado anteriormente.

Catedral Santa Maria del Fiore, em Florença

Contudo, um caso emblemático da influência de Roma aconteceu em 1418, quando se tentava erigir a catedral Santa Maria del Fiore, em Florença, mas ninguém conseguia construir a cúpula. Abriu-se então um concurso de idéias para resolver o impasse, cujos ganhadores foram Lorenzo Ghiberti e Brunelleschi. Este último viajou até Roma, visitou o Panteão e se inspirou na sua cúpula em arco pleno para concluir a catedral florenciana.

florentina

Com a arquitetura neoclássica no fim do século XVIII, a cultura greco-romana foi novamente retomada, discutida e reinventada, e este ciclo dificilmente chegará ao fim.

Opinativo, remova.

Roma serviu e serve ainda hoje de exemplo e fonte para arquitetos dos mais variados estilos e podemos ver sua influência em inúmeras construções atuais. Além disso, muitos monumentos erguidos na Roma Antiga até hoje permanecem de pé, como o Coliseu, o Panteão, a Ponte de Trajano, as arenas de Arles e de Nîmes, os aquedutos e as estradas, como a Via Ápia.


Referências

  1. [[1]]Territórios da História: A Arquitetura Românica
  2. [[2]]A cultura humanista do Renascimento


Galeria de Imagens[editar código-fonte]

Coloque os países também.

<gallery> imagem:Colosseum in Rome, Italy - April 2007.jpg|Coliseu, em Roma imagem:Pantheon aussen.jpg|Panteão, em Roma Ficheiro:Ponte romana Chaves 01.jpg|Ponte de Trajano, em Chaves Ficheiro:Arlesarena.jpg| Arena de Arles Ficheiro:Nimes amphi.jpg| Arena de Nîmes