Usuário(a) Discussão:Gz2005

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bem-vindo(a) à Wikipédia. A Wikipédia existe desde janeiro de 2001. Desde então, e após várias discussões, foram sendo estabelecidos princípios que devem guiar o proje(c)to. O que se segue é uma compilação não exaustiva da filosofia da wikipédia. Por favor, reserve alguns minutos do seu tempo para a leitura desses tópicos antes de começar sua colaboração, que esperamos frutuosa, na Wikipédia.

Outras páginas que não dispensam a sua leitura, apesar de serem acessíveis por outros caminhos:

Boa estadia e bom trabalho. -- Nuno Tavares 12:06, 3 Mai 2005 (UTC)

Gz2005, que artigos são esses? "blablabla"? Isto é uma enciclopédia, caríssimo. Queira ter um pouco de cuidado nos artigos que submete, ainda que não possa, de momento, desenvolvê-los mais. Mas blablabla não é nada. -- Nuno Tavares 12:14, 3 Mai 2005 (UTC)


Tem razão, desculpas estava a fazer provas e gravei sem querer, tentarei corrigir logo agora,

Já foi corrigido gz2005

Caro amigo: Voçê comprava uma enciclopédia de páginas em branco? É só uma curiosidade. Paulo Juntas 12:10, 4 Mai 2005 (UTC)

Você é que está a ser um bocado crítico, não acha? Eu só tou a tentar facilitar o trabalho a quem quiser ir colaborando. Fui pedir ajuda a vários amigos para que colaborem na wikipedia nesta secção, mas como nem todo o mundo sabe fazer as entradas das secções dentro da página, pensei que era bom estruturar minimamente os conteúdos dos autores galegos duma mesma forma (biografia, obra e ligação ao fim) com essas secções já feitas. Sobretudo para ajudar aos possíveis colaboradores que solicitei para esse trabalho. Não comprendo o tempo perdido na crítica. Não comprendo a diferença entre ter a página sem realizar ou ter a página realizada só com as palavras "biografia e obra", que ajuda a estruturar o trabalho dos que possam colaborar. Esse espaço branco ir-se-á preenchendo assim que se puder.... gz2005.

Gz2005, as suas alterações no artigo Reconquista carecem de referência. Assim parece mera publicidade ao reino da Galiza que nem sequer existe (o artigo). Pode fundamentar as suas alterações?

Outro assunto: não sei se reparou, corrigi o seu problema sobre as categorias, conforme me pediu.

E, por fim, obrigado pela referência para os reis da Galiza, vou tratar disso assim que puder. Porém, as minhas referências bibliográficas referem o reino da Galiza muito pouco para constituir material e, nunca, reino da Galiza-Leão. Eu pressuponho que o território tenha sido anexado aquando da Reconquista, sem luta, tal como mais tarde se viriam a fundir Leão e Castela. Para ser sincero, penso que o reino da Galiza nunca chegou a ser reconhecido. Mas tudo bem, penso que podemos considerar, desde que fundamentado. Não está interessado em fazer esse artigo? -- Nuno Tavares 17:16, 6 Mai 2005 (UTC)

Li por alto a sua mensagem, que vou considerar mais atentamente. É um ponto de vista sim senhor, mas continua a carecer de bibliografia. Eu depositei a minha (bibliografia), compreenda o meu ponto de vista. Mais edições ocorreram no artigo, sempre na óptica de distinguir a Galiza, e chegou mesmo a tornar-se absurdo. Vou ser sincero, nenhuma das minha referências refere nada sobre as alterações induzidas. Eis o que vou fazer: ler atentamente a sua mensagem e reverter TUDO e voltar a adicionar algumas partes. Não entenda isto como uma quezilha, não é essa a minha intenção. A única coisa que pretendo é compreender *exatamente* o papel da Galiza na Reconquista, e explicitá-lo quando for relevante. De resto, questões político-administrativas não são nada interessantes naquele artigo e, de certa forma, a Galiza, parece-me, a partir de um determinado ponto no tempo simplesmente deixou de participar no processo Reconquista. Estarei errado? Dê-me uns dias para lhe mostrar a minha proposta. Entretanto, por favor, documente a sua mensagem na minha página, pois não consigo encontrar referências. Bom trabalho! -- Nuno Tavares @ 18:49, 9 Mai 2005 (UTC)

Para assinar nas páginas de outros usuários, clica em til 4 vezes. -- Clara C. 12:24, 10 Mai 2005 (UTC)

Artigos sem conteúdo[editar código-fonte]

Gz2005, os seguintes artigos estão sem conteúdo:

Quanto aos outros artigos da Lista de autores da Galiza tive que editá-los todos para categorizar e adaptá-los ao estilo da wikipédia. Por favor, quando desenvolver os artigos acima, não se esqueça de introduzir as categorias. Bom trabalho! -- Nuno Tavares 05:45, 17 Mai 2005 (UTC)

Categoria:Escritores da Galiza[editar código-fonte]

Gz2005, posso saber o que está a tentar fazer com a Categoria:Escritores da Espanha e Categoria:Escritores da Galiza ? Isto já começa a parecer ridículo. Quer queira quer não, a Galiza é uma REGIÃO DA ESPANHA. Já acho ridículo q.b. especificar que os escritores são dessa região (e não Espanhóis), mas penso que é legítimo, mas o que está a fazer nessas duas categorias já não compreendo. Queira explicar por favor. -- Nuno Tavares 20:17, 17 Mai 2005 (UTC) ~

Ah, então é você? pensei que simplesmente estava a dar-me erro no computador. Pronto, pois "quer queira quer não" (isso é da sua autoria) galiza é uma naçao reconhecida pela liga das naçoes em 1922 (se quer a ONU da altura), quer queira quer não, existe um conflito na galiza de que o senhor esta a tomar parte (apesar do "princípio de neutralidade" da encicplécia livre) e quer queira quer não a constituição espanhola e o estatuto de autonomia reconhecem-nos como nacionalidade. Ainda, quer queira quer não, eu trabalho não para que o senhor considere que somos uma regiao da espanha, trabalho para demonstrar com factos, autores, obras, informação de todo o tipo, o mais rigorosa que encontro.... que EXISTIMOS E TEMOS DIREITO A EXISTIR. O pá, o senhor é que se está a comportar então como uma criança. Os galegos ganhamos o direito a existir em 1936 quando votamos 90% a favor do auto-governo. Ganhamos o direito a existir quando mataram 197.000 galegos no Franquismo por causa de defender a "UNIDAD NACIONAL ESPAÑOLA" de que o senhor, quer queira quer não está a fazer levantamento ao nos chamar "região de espanha".

Mas chega. Eu só lhe digo que se informe e respeite. Não somos uma subcategoria! Galiza é um povo reconhecido como tal que esta descubrindo aos poucos que existe a lusofonia.Um povo lusofono reconhecido como nacionalidade até pelo Estado Espanhol não pode ser uma "região".

Atreveria-se o senhor a colocar autores "de espanha"em autores Bascos? Com certeza saberia que estaria a levantar sensibilidades. Por que então para os bascos aceitaria, acho que com certeza, o direito a diferença dentro da Europa e não para nós?. Que se passa que há que matar gente para que um país seja reconhecido? Eu acho que não, mas bom ao melhor é que você só aceita os estados actuais. Mas com certeza que a autores timorenses não lhe colocaria a "subcategoria" dentro de "indonésios". Compreende o que estou a dizer?

O senhor levantou a caixa das sensibilidades e dos ódios, e do sangue e dos mortos. Sinto, mas é verdade. Sinto-me que por um momento todo o trabalho que estava a fazer para que se conheça a literatura galega no resto da Lusofonia através da wikipedia era para nada.


Por favor, estamos na europa.

Construamos entre todos a europa dos povos e das pessoas, porque lembre-se sempre que há pessoas na Galiza a quem mataram amigos, familiares, irmãos para que GALIZA fosse só uma região mais de espanha. Como compreendera não se trata de algo "ridículo" o direito a existir. ELES TRABALHARAM E MORRERAM PARA QUE GALIZA EXISTA.

Sobre a guerra da Espanha em 1936 disse Castelao, primeiro presidente da Galiza:"Não enterram cadaveres, enterram sementes"


quer queira quer não a galiza deixoou de ser "região de espanha" pelo menos desde 1922. Sinto-o se isso não concorda com a sua determinada visão do mundo. EXISTIMOS LEGALMENTE E EU ACREDITO EM QUE O SENHOR NÃO TEM DIREITO A NOS CONSIDERAR UMA "SUBCATEGORIA".

OBRIGADO PELA AJUDA QUE OFERECEU EM TODAS AS VEZES, MAS COMO COMPREENDERA, ISTO DA IDENTIDADE NÃO É PARA TOMAR A BRINCADEIRA

desculpas o tom, mas a sério, acho que está a fazer-me perder ganas de trabalhar nisto e sinto-me agredido pelo tempo que lhe dedico e dediquei a isto e sobretudo porque o senhor não compreenda o "direito à existência". Simplesmente porque nao concorda com a nossa existência. Eu é que não percebo a sério. e a sério desculpas pelo tom e por deixar-me levar na expressividade.

Caro Gz2005: Porque não começa por modificar isto: "Galicia es una región histórica, actualmente comunidad autónoma española" na wiki galega? Paulo Juntas 20:51, 17 Mai 2005 (UTC)

Tentarei aos poucos, como outros que também trabalham na difusão da cultura galegao.obrigado

colo-lhe a seguir a máxima lei pela que se rege o governo autónomo galego:

ESTATUTO DE AUTONOMIA TÍTULO PRELIMINAR ARTIGO 1 1. Galicia, nacionalidade histórica, constitúese en Comunidade Autónoma para acceder ó seu autogoberno, de conformidade coa Constitución Española e co presente Estatuto, que é a súa norma institucional básica. 2. A Comunidade Autónoma, a través de institucións democráticas, asume como tarefa principal a defensa da identidade de Galicia e dos seus intereses, e a promoción da solidariedade entre todos cantos integran o pobo galego. 3. Os poderes da Comunidade Autónoma de Galicia emanan da Constitución, do presente Estatuto e do Pobo.


Por certo , a informação na wiki galega é aqui http://gl.wikipedia.org/wiki/Galicia

o senhor deve estar a falar da wikipedia em espanhol

Pois foi um pequeno engano: na gl é isto que diz: "Galiza é unha nación con estatuto de Comunidade Autónoma e Nacionalidade Histórica dentro de España" qual é a diferença? Paulo Juntas 21:04, 17 Mai 2005 (UTC)


Gz2005, calma. Eu sou completamente alheio a questões de política. Mas completamente alheio mesmo. Qualquer basco teria a mesma reacção que o Gz2005, talvez até amanhã tivesse uma bomba à porta de casa, mas nem por sombras País Basco seria categorizado como um país, ao contrário do que sugeriu - ou era suposto ter mais respeito pelos bascos do que pelos galegos? Só o nome Comunidade autónoma da Espanha diz tudo.

Concordo consigo que a História galega possa ter sido negligenciada, mas, por exemplo no caso da Reconquista, considerei in extremis a sua intervenção. Quer dizer, cercada por Leão e Portugal, onde é que a Galiza teve intervenção na Reconquista? Alerto também para o facto de que a história é a história, e a wikipédia não é um local de promoção de movimentos independentistas. Discutam o vosso problema dentro das vossas fronteiras. Assumo-vos, sim, como uma região, e é isso que vem relatado em qualquer enciclopédia, leccionado em qualquer escola.

Aviso-o já que não me vou envolver mais nesta discussão, já sugeriu que eu era contra a vossa autonomia e não sou. Sou sim contra a vossa independência como país, pois, tanto quanto a minha ignorância me permite, ela não existe. Quanto à sua sugestão de "subcategorizar os galegos", não fui eu que fiz a subcategoria, foi você. -- Nuno Tavares 21:19, 17 Mai 2005 (UTC)


Recomendo-lhe então que leia as enciclopedias dos anos 50 em portugal para ver o que diz sobre os PALOPS e também lhe recomendo as enciclopedias da indonésia anteriores a 2000 para ver o que diz sobre a "província de timor lorosae". O senhor está a negar a existência de soberania e da diferença dentro da europa. O senhor é quem me chamou de independentista, eu não me defini assim, só pretendi negar de forma clara e explícita que não tem qualquer direito a nos considerar "região" porque nem os espanhóis o fazem nas suas leis, quanto mais o senhor! Já houve quem falou da nossa literatura como regional, mas foi o franquismo. O senhor talvez deveria consultar novas enciclopedias, e lembrar-se qde que a wikipedia, exacatamente tem valor por ser livre e respeitar as diferentes posições que pode haver sobre determinada matéria. Uma coisa é corrigir e outra que o senhor não lhe caiba na cabeça a existência de nações sem estado. O problema ideológico é seu, pois estamos na Europa e não há fronteiras, ainda que o senhor talvez gostaria que as coisas fossem mais simples. As culturas é que fazem nações difereniciadas dentro da Europa para que caminhamos.

Eu também já não discuto mais neste debate. Também lhe recomendo que procure informação actualizada sobre a reconquista e o papel da Galiza. Há estudantes e professores de história na Galiza que trabalham nesse tema. Quando tenha mais informação farei-lha saber

Mas insisto em que o senhor foi quem "violentou" as coisas, eu só tava a trabalhar na boa, tentando contribuir com os meus conhecimentos. gz2005


Gz2005, acho que deves entender o Nuno, é muito dificil para um português entender o conceito de nações dentro de um estado, isso deve-se ao facto de que em Portugal o termo nação e estado são iguais, não há distinção. Acho bom estares cá e mostrares uma outra visão das coisas! Abraço. -Pedro 17:06, 18 Mai 2005 (UTC)


Mas o que ele fez foi censura, e a mim dá-me igual que ele seja português, que abra a mente caralho!

Mas obrigado, porém chega tarde, retirei tudo o que pôde do meu trabalho na wikipedia, espero que não ficasse nada desligado por aí, e bom, deixo-o para outra época da minha vida, eu não vinha cá "lutar" por nada, vinha contribuir com conhecimentos e trabalho, e sinceramente, não é agora que vou lutar por isto, talvez de aqui a uns meses volte, mas não agora gz-2005

Gz2005, sim fui eu que reverti toda a sua limpeza. Esta discussão é um disparate, eu quero lá saber da sua posição política - muito menos da sua má educação. O assunto encontra-se em debate na Esplanada e, parece-me consensual, a categoria "da Galiza" deve ficar na "de Espanha". Quanto aos artigos sobre autores, ainda lhe adicionei interwikis, coisa que, aparentemente, tanto nacionalismo o deixou impedido de fazer. -- Nuno Tavares 21:00, 18 Mai 2005 (UTC)

Aviso[editar código-fonte]

Gz: mudar subrepticiamente preposições como você anda a fazer é roçar, se não mesmo, vandalismo. Portanto, ou pára, ou vou ter que o bloquear. Muriel 12:08, 20 Mai 2005 (UTC)

Não percebi, do que fala?

se fala de literatura espanhola, acho que não é subretício, mas simplesmente mais cintífico e concorde com os estudos literários das universidades da Europa. O que aparecia nessa página de "literatura espanhola" é toda a literatura feita em espanha sem importar a língua é totalmente incorrecto e fora de lugar. Não é questionado por ninguém nesses termos, só pelo tavares. Ninguém que saiba um mínimo de literatura poria isso. gz2005

Recomendo-lhe que leia as reflexões na discussão do artigo "escritores da Galiza" e que justifique ali as sua posição e racionalize o tema, que é o que não tão a fazer nenhum de vocês gz2005

Formatação dos artigos[editar código-fonte]

Caro: Isto é uma enciclopédia, não bagunça. Procure ler sobre como fazer um bom artigo com a formatação padrão da Wikipedia. Não faça simplestente do jeito que acha. Siga as regras. Campani discusssão 13:13, 20 Mai 2005 (UTC)

Concordo, eu também gosto de trabalhar e fazer as coisas bem, mas leia e informe-se em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria_Discuss%C3%A3o:Escritores_da_Galiza

Caro Gz: Eu sugeri que colocasse os artigos para eliminação e disse que EU votaria a favor e mantenho o que disse. Não vou obviamente convencer ninguém (nem tentar). Apenas votarei favoravelmente e farei algum comentário (se entender necessário). abraço. Paulo Juntas 14:45, 24 Mai 2005 (UTC)


Gz, bom dia! As discussoes sobre um tópico específico, por exemplo, uma categoria, sao iniciadas normalmente na respectiva página de discussao e nao na discussao dos usuários. Agora, vc é obviamente livre de avisar os usuários que queira que a tal discussao comecou (como fez comigo). Esteja descansado que isso nao é invasao! Muriel 07:28, 25 Mai 2005 (UTC)

Eu acho que os escritores podem ser divididos por língua (como você sugere) e por país (como vinha sendo feito. Um método não exclui o outro. --E2m 02:26, 26 Mai 2005 (UTC)

Galiza, Portugal e Espanha[editar código-fonte]

Caro Gz2005, não sei o que fez para merecer tanta polémica. Mas tenho de demostrar o meu orgulho e apreço de ver um irmão galego a contribuir nesta wikipédia da lingua "galego-portuguesa" em dialecto das bandas do sul do Rio Minho. Não sou nacionalista, para além de português sou europeu e também espanhol, porque espanhois somos todos os ibéricos (Hispania para Roma era toda a peninsula), mas nem todos somos castelhanos! E a verdade é que a nossa força nesta peninsula e na Europa é a nossa diversidade. Não desista de contribuir porque aqui fazem falta os pontos de vista e a cultura daqueles que falam o galego-português das bandas a Norte do Minho. Salvadorjo 14:54, 29 Mai 2005 (UTC)

Alto minho


Sinal de alerta
Atenção!

Caro editor, por favor não faça propaganda, seja ela comercial, política, religiosa ou filosófica,
como a ocorrida em Alto minho.
Suas contribuições são bem-vindas, desde que sigam o princípio da imparcialidade. Essa atitude é altamente reprovável pela comunidade da wikipédia e esperamos que colabore. Caso contrário, pode haver penalidades dependendo das circunstâncias, como em caso de spamming. Obrigado.


Consulte: Políticas | Normas | Edição | Não fazer | Erros comuns | Imparcialidade | FAQ | Página de usuário | Ajuda

Yanguas msg 00h41min de 9 de Outubro de 2007 (UTC)

Não concordo com isto. É uma associação cultural sem animo de lucro relevante para a cidade porque é histórica e foi a primeira em fazer algo que agora fazem outras associações culturais, além de ser subsidiada pelas administrações públicas como tal. Não é portanto: comercial, política, religiosa ou filosófica. Acho que o problema é de perceção de quem me escreveu isto Gz2005 (discussão) 15h37min de 24 de Dezembro de 2008 (UTC)

A página Alto minho foi movida para Alto Minho (desambiguação), tais eram suas características. Nela, porém, você inseriu links externos, o que não é permitido. A página sobre a cidade portuguesa já existe (Alto Minho), e a da Associação Cultural Alto Minho, à qual se refere, também.
Aproveitei a oportunidade e recriei Alto minho, redirecionando-a à página Alto Minho, para facilitar buscas dos leitores.
Boas Festas.

YANGUAS diz!-fiz 15h54min de 24 de Dezembro de 2008 (UTC)

Caro usuário,

Nunca copie para a Wikipédia material de outras fontes !

Você modificou/criou o artigo O Regresso a Arder com trechos copiados de http://cdgo.com/artigoDetalhe.php?idArtigo=2960838&lang=EN&lang=PT&lang=PT&lang=EN, o que não está de acordo com a política da Wikipédia.

Exceto se se tratar de material no domínio público ou se tiver a autorização expressa do autor, nunca copie para a Wikipédia material de outras fontes. O motivo é simples: os direitos de autor estão defendidos por legislação adotada por todos os países do mundo, e se um autor se sentir lesado pode processar a Wikipédia, o que pode provocar danos muito sérios ao projeto.

Se você for o detentor dos direitos de autor do texto copiado, por favor envie uma autorização conforme descrito em Wikipedia:OTRS/Como enviar a permissão.


Note no entanto que o que está protegido por direitos de autor é a expressão artística da informação e não a própria informação. O que isto significa é que você pode utilizar a informação obtida de fontes exteriores desde que a expresse pelas suas palavras. Ou seja: não pode copiar os textos, mas pode reutilizar a informação neles contida.

obrigado, não percebia Gz2005 (discussão) 15h34min de 24 de Dezembro de 2008 (UTC)


Não copie material de outros lugares para as páginas da Wikipédia.

Consulte: Políticas | Normas | Edição | Não fazer | Erros comuns | Imparcialidade | FAQ | Ajuda

Oi, o artigo foi eliminado por aparentar ser fake e não apresentar fontes.

Aqui segue o texto: {{Wikificação|data=Dezembro de 2008}} [[Imagem:Apalpador.jpg|thumb|180px|right|Recriação da personagem do Apalpador por Leandro Lamas (2007)]]O '''Apalpador''', '''Apalpabarrigas''' ou '''Pandigueiro''' é uma personagem [[mitológica]] da cultura [[galega]]. O Apalpador foi uma personagem desconhecida durante décadas afora as montanhas de [[Lugo]] ou [[Ourense]] na [[Galiza]]. Em 2006 editou-se o primeiro estudo conhecido a respeito dele. Em 2007 diferentes associações culturais iniciaram a sua promoção em cidades como [[Santiago de Compostela]] ou [[Ourense]] como "Pai Natal galego". Em 2008 saltou à cena informativa geral, aderindo à sua difusão centros culturais, escolas, contadores de contos, ou entidades como a rádio pública galega, a rádio com maior [[share]] desta [[região]] [[europeia]]. Alguns autores apontaram a sua conexão com outros mitos culturais da Europa como o [[Olentzero]] no País Basco, o [[Esteru]] em [[Cantábria]] ou o próprio [[Pai Natal]] == DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA DENOMINAÇÃO == Em [[Ancares]] recebia o nome de '''Apalpabarrigas''', na Serra do [[Courel]] '''Apalpador''' e em [[Terra de Trives]]''' Pandigueiro'''. O nome utilizado nos meios de comunicação a partir de 2006 na promoção desta personagem foi quase invariavelmente Apalpador, pelo que atualmente é o nome mais conhecido. == ÂMBITO GEOGRÁFICO DE EXTENSÃO == As testemunhas recolhidas num artigo de [http://pglingua.org/images/stories/pdfs/2008/20061231_o_apalpador_jose_andre_lopez.pdf José André Lôpez Gonçâlez] limitaram-se ao espaço da alta montanha luguesa: Terras de Lóuçara, Courel e o Zebreiro. Recentemente, no natal de 2008, em meios públicos galegos como a rádio pública da Galiza (Rádio Galega) surgiram diferentes intervenções públicas a contrastar a existência do mito também em Terras de Trives, e em mais aldeias do Courel das localizadas até essa data. == ELEMENTOS FÍSICOS DO MITO == Segundo os informantes recolhidos no artigo de [http://pglingua.org/images/stories/pdfs/2008/20061231_o_apalpador_jose_andre_lopez.pdf José André Lôpez Gonçâlez] ou noutras intervenções ao respeito o Apalpador é um ser que trabalha de carvoeiro e mora nas devesas a fazer carvão, um gigante que usa de boina, casaco esfarrapado e com remendas, fuma em cachimba e alimenta-se com bagas selvagens e javalis que caça. == ACTUAÇÃO DO APALPADOR == Os dias 24 ou 31 de Dezembro, data que varia segundo as diferenças regionais, esta personagem desce à noitinha das alturas da sua morada na alta montanha para visitar os meninos. Segundo cita José André Lôpez Gonçâlez no seu artigo ''Chega quando os pequenos estiverem a dormir e apalpando-lhes a barriga, por ver se têm fome diz, no caso de estarem fartos: "Assim, assim estejas todo o ano", deixando-lhes uma mão-cheia de castanhas. No caso de terem fome ele cala, embora também os presenteie com uma presada do fruto do castanheiro''. Também do mesmo autor é a referência à seguinte cantiga recolhida na Serra do Courel == Cantiga do Apalpador == Vai-te logo meu minim/mininha, Vai-te agora p´ra caminha. Que vai vir o Apalpador a apalpar-tchi a barriguinha Já chegou o dia grande, dia do nosso Senhor. Já chegou o dia grande, E virá o Apalpador Manhã é dia de cachela, que haverá grã nevarada e há vir o Apalpador c´uma mega de castanhas. Por aquela cemba já vem relumbrando o senhor Apalpador para dar-vos o aguinaldo. ==Ver também== *[http://es.wikipedia.org/wiki/Olentzero Olentzero( em espanhol)] *[http://es.wikipedia.org/wiki/Esteru Esteru (em espanhol)] == Referências == # [http://agal-gz.org/blogues/index.php/artabria/2008/12/19/recuperamos-o-estudo-o-apalpador-persona Recuperamos o estudo O Apalpador: Personagem Mítico do Natal galego a resgate] # [http://agal-gz.org/blogues/index.php/gent/2008/12/16/vai-chegando-o-apalpador-a-toda-galiza-d Associações culturais recupera personagem do Apalpador] # [http://www.galicia-hoxe.com/index_2.php?idMenu=86&idNoticia=378671 A volta do Apalpador] # [http://pglingua.org/index.php?option=com_content&view=article&id=498:grande-trabalho-dos-centros-sociais-para-recuperarem-o-apalpador&catid=9:canal-aberto&Itemid=75 Grande trabalho dos centros sociais para recuperarem o Apalpador] # [http://leandrolamas.blogspot.com/2008/12/blog-post_08.html Desenho - O Apalpador na Montanha, Leandor Lamas (2008)] [[Categoria:Lendas]]

Att, Ruy Pugliesi discussão 03h23min de 25 de Dezembro de 2008 (UTC) obrigado Gz2005 (discussão) 12h20min de 25 de Dezembro de 2008 (UTC)

O artigo G.o.n.g. foi proposto para eliminação[editar código-fonte]

O artigo G.o.n.g., criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida. Se não concorda com a proposta de eliminação, edite a página, retire o aviso dela e grave-a. Justifique, no sumário de edição ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas. Procure melhorar o artigo de forma a enquadrá-lo nas normas da Wikipédia e sobretudo corrigir os problemas que levaram à proposta de eliminação. Boas contribuições. Vítor (discussão) 17h55min de 10 de março de 2016 (UTC)[responder]

O verbete Lista de escritores da Galiza, editado por você, foi marcado para eliminação por consenso, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

Você poderá expor seus argumentos na discussão para manter ou eliminar, porém jamais remova o aviso de eliminação que está no verbete, pois seria considerado vandalismo.

Boas contribuições! Quelícera (discussão) 22h17min de 20 de maio de 2018 (UTC)[responder]