Usuário:ClaudioEden/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
CanvasPLANO-A3 color-90dpi

O Canvas PLANO ou "Quadro de Plano" é uma ferramenta de apoio ao gerenciamento de projetos, que permite de uma maneira bastante prática, esboçar, visualizar e desenvolver modelos de negócio novo ou já existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo apenas 05 (cinco) blocos a serem preenchidos.

As descrições das partes do projeto se tornam os blocos para construir suas atividades. Existem vários conceitos diferentes de documentar negócios e projetos, e que vem sendo estudado a anos por especialistas em modelos de negócio. Alexander Osterwalder, um teórico suíço autor do livro Business Model Generation idealizou o quadro de modelo de negócio[1] que acabou derivando diversos outros quadros (canvas) para as mais diversas aplicações.

A idealização do modelo de canvas PLANO, por Cláudio Éden, propõe um modelo único baseado na simplificação da elaboração de um mapa visual - canvas - que possa ser feito por qualquer pessoa para uso pessoal ou organizacional, com ou sem auxílio de equipes e não exige nem mesmo preparações elaboradas como oficinas e workshops.

Observando um vasto número destes conceitos e modelos de canvas para negócios e planejamentos, percebeu-se que um dos impeditivos para que pessoas como proprietários de Pequenas e Médias Empresas, ou Profissionais Liberais executem seus planejamentos, é a questão da complexidade de algumas das ferramentas existente para isso, por vezes cheias de etapas e que exigem a presença de um profissional do assunto ou de uma equipe de apoio.

Com o pensamento em dois pilares: Metodologia LEAN e Modelo Mental "Comece Pelo Fim" (ver abaixo), procurou reproduzir seu próprio padrão de design de modelo de negócios, para usar em seus projetos que necessitavam mais rapidez para o desenho e ajustes mas com a mente focada em como isso pudesse ser replicado e utilizado pela Pequenas e Médias Empresas, bem como Profissionais Liberais facilmente.

Com o conhecimento de vários modelos os quais estuda, certifica[2], escreve artigos[3] [4] e aplica profissionalmente, foi desenhando e aprimorando um modelo de canvas que foi criando a partir do conhecimento prático do uso de várias ferramentas utilizadas no planejamento empresarial, para ser uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento do planejamento estratégico

O Canvas PLANO também funciona muito bem como uma ferramenta de comunicação para divulgar e disseminar o planejamento de um projeto de maneira visual isoladamente ou dando apoio a outras ferramentas de planejamento mais específicos, como planejamento financeiro, planejamento de riscos, etc., que servem como desdobramento de algumas das atividades listadas no canvas.

Pilares do Canvas P.L.A.N.O.[editar | editar código-fonte]

O modelo Canvas Plano foi pensado e idealizado em alguns pilares, que servem de maneira sólida, como base para a existência deste canvas, e que uma vez compreendido, dá sustentação para o uso desse canvas, com clareza para a criação dos projetos, acompanhamento, até sua completa execução.

São dois os pilares:

  • a) Metodologia LEAN: vivemos um momento que os processos necessitam ser mais enxutos, menos cheios de exigências e feitos de maneira que possibilitem sua execução sem tomar o tempo de atividades fim. Isso evita ou diminui esforços de equipes ou mesmo de um gestor ou proprietário de um pequeno negócio, ter que abrir mão de um dia ou mais para executar um planejamento complexo que, por muitas das vezes, acaba sendo engavetado. A metodologia LEAN vem sendo aplicada em abundância nas organizações de todas as áreas e tamanhos. É algo que veio e mostrou sua grande vantagem.
  • b) Método ágil é uma disciplina que estuda um conjunto de comportamentos, processos, práticas e ferramentas utilizados para a criação de produtos não limitados somente a software e sua disponibilização com qualidade e brevidade para os usuários finais. É baseado em um Manifesto Ágil e que atualmente já possui formações e certificações como Professional Agile Coach Certified - PACC[5] que colaboram na criatividade e agilidade dos profissionais dentro das empresas.
  • c) Modelo Mental "Comece pelo fim": este é apenas um dos diversos modelos mentais. Modelo Mental é um processo mediante o qual um ser humano tenta explicar como funciona o mundo real de maneira mais fácil de ser entendida e assimilada. Esse modelo "Comece Pelo Fim", especificamente, serviu como base para a idealização deste canvas e é utilizado em treinamentos de coach bem como metodologia para elaboração de aulas e utilizado pelo BioDesigner Marcos Barros em suas palestras e mentorias[6].


Modelo P.L.A.N.O.[editar | editar código-fonte]

“Se você quer algo novo, você precisa parar de fazer algo velho"[7]
Peter F. Drucker

O Canvas PLANO é um quadro idealizado para mapeamento dos principais itens que realmente importam na concepção de um projeto e que, uma vez elaborado, deve estar sempre sendo revisado periodicamente, para saber se cada atividade está sendo executado ou se é necessário (o que é uma boa prática) fazer ajustes em um ou mais deles para se conseguir uma melhor adequação ao resultado desejado.

O mapa resume os pontos principais e torna visível e de fácil entendimento, a estruturação e a leitura do projeto. Porém, é uma ferramenta de apoio ao planejamento e que pode ou deve ser utilizada com apoio de outras ferramentas mais. O que irá definir isso será a complexidade, o conhecimento ou necessidade dos itens identificados, como pro exemplo, o uso de ferramentas de priorização (Matriz GUT), ferramentas de indicadores (KPI's, OKR's[8]) e outras, de acordo com a disponibilidade e interesse do usuário, para complementar a análise do seu projeto.

Por ser um canvas baseado na metodologia "Comece Pelo Fim", inicia-se o preenchimento pela última coluna e vai preenchendo sucessivamente da direita para a esquerda, de modo que assim, consiga colocar de maneira lúdica em um quadro visual, o projeto que se deseja alcançar e ir desdobrando as partes necessárias para fazê-lo acontecer.

Na figura abaixo temos a sequência correta do preenchimento demostrada:

Fluxo do correto preenchimento do Canvas PLANO.
Fluxo do correto preenchimento do Canvas PLANO.


Preenchimento[editar | editar código-fonte]

O preenchimento é na sequência inversa, ou seja, do quadro da esquerda indo para a direita. Pode ser usado Post-it ou escrever diretamente na folha. Porem o uso de Post-It facilita o remanejamento ou exclusão dos itens sem danificar o canvas.

O ideal é usar um canvas para cada projeto, mas há casos que pode ser possível ou preciso, utilizar a coluna Objetivos para dois ou mais itens, desde que estes tenham ligações entre si.

Quadro O - "Objetivo?"[editar | editar código-fonte]

A quinta coluna (a letra O da palavra plano).

  • O que é:
    • É o primeiro quadro a ser preenchido onde deverá ser anotado qual o objetivo do projeto.
  • Modo de preencher:
    • Descreva de maneira curta e objetiva qual é o seu principal objetivo. Exemplos:
      • Aumentar a lucratividade do semestre em 30%.
      • Escrever meu primeiro livro.


Quadro N - "Necessidades?"[editar | editar código-fonte]

A quarta coluna (a letra N da palavra plano).

  • O que é:
    • É o quarto quadro do canvas e o segundo a ser preenchido. Nessa coluna fica a lista de necessidades para atingir o objetivo informado.
  • Modo de preencher:
    • Olhando para o seu objetivo, pense e descreva todas as necessidades que consiga enxergar para atingir aquele objetivo. Exemplo:
      • Para aumentar as vendas do semestre, preciso revisar a estrutura de custos, ter um controle formal de fluxo de receitas.
      • Para escrever o livro, preciso produzir o conteúdo, criar autoridade no assunto.


Quadro A - "Atividades?"[editar | editar código-fonte]

A terceira coluna (a letra A da palavra plano).

  • O que é:
    • É o terceiro quadro do canvas e o terceiro a ser preenchido. Nessa coluna fica a lista de atividades a se realizar para resolver as necessidades listadas.
  • Modo de preencher:
    • Olhando agora somente para a coluna atividades, informe uma ou mais atividade necessária para conseguir satisfazer àquela necessidade. Exemplo:
      • Para revisar a estrutura de custos, será preciso levantar junto ao departamento de compras relatórios de um determinado período, solicitar ao RH informação de custos de folha que possam estar onerando como horas extras desnecessárias, solicitar uma revisão nas contas (água, energia, internet) e ver se cabe uma ação para redução, promover ação com equipes para redução de gastos (combustível), revisar estoque acumulado no almoxarifado, etc.
      • Para produzir conteúdo e gerar autoridade, será preciso criar um cronograma para publicação de artigos, escolher as plataformas onde serão publicados os artigos, avaliar se [e preciso publicar vídeos, etc.


Quadro L - "Limitações?"[editar | editar código-fonte]

A segunda coluna (a letra L da palavra plano).

  • O que é:
    • É o segundo quadro do canvas e o quarto a ser preenchido. Nessa coluna fica a lista de limitações que podem ser impeditivas ou dificultadoras para a realização das atividades listadas.
  • Modo de preencher:
    • Olhando agora somente para a coluna de Atividades, procure encontrar e descrever toda e qualquer limitação, sem julgamento, que possa impedir que as atividades aconteçam. Exemplo:
      • Para levantar a estrutura de custos ou emitir relatórios, pode não ter mão de obra suficiente ou qualificada. O mesmo pode acontecer para o acompanhamento dos gastos.
      • Para produção de conteúdo, pode faltar tempo, pode não ser uma tarefa que flua com facilidade, pode ser que para gravar vídeo, falte habilidade, coragem ou equipamentos.


Quadro P - "Porquê?"[editar | editar código-fonte]

A primeira coluna (a letra P da palavra plano).

  • O que é:
    • É a primeiro quadro do canvas e o quinto a ser preenchido. Nessa coluna fica O PORQUÊ de fazer tudo que foi listado, o motivo pelo qual valha a pena insistir no projeto.
  • Modo de preencher:
    • "Por que aumentar a lucratividade?": Se não aumentar, iremos a falência. Aumentando, conseguiremos quitar as dívidas. Aumentando, podemos mudar para a loja da esquina.
    • "Por que escrever meu livro?": Quero realizar um sonho de criança. Quero fazer o primeiro e depois vários para ser um autor reconhecido. Preciso compartilhar o meu conhecimento.


Aplicação[editar | editar código-fonte]

O Canvas PLANO pode, e preferencialmente, deve ser impresso em folha tamanho A3 para facilitar a movimentação dos Post-it por quem estiver participando do processo de preenchimento, que pode ser uma única pessoa ou um grupo previamente selecionado por suas habilidades em colaborar para com o projeto.

É uma ferramenta que:

  • fomenta o entendimento de cenários que estejam obscuros por estar somente na cabeça de uma pessoa;
  • permite a discussão pois uma vez preenchido o quadro, este pode exibido a pessoas com diferentes expertises e habilidades para que apresentem sugestões;
  • aguça a criatividade, uma vez que estando registrado em papel, tangível, permite que se pense e repense em cada coluna, ou eliminando problemas, ou criando soluções ou até mesmo entendendo que o esforço não valha a pena.
  • uma vez elaborado para vários projetos, ajuda na priorização de qual deve ter prioridade, evitando desprender esforço em assuntos que podem esperar.


Site Oficial[editar | editar código-fonte]

No site oficial pode ser feito download da versão em PDF nos tamanhos A3 e A4, e também em formato Excel (xls), sendo que nesse modelo, o usuário pode optar por trabalhar diretamente no meio eletrônico copiando e colando Post-it digitais nas colunas ou imprimindo o quadro e trabalhando com Post-it real (recomendado).

O site oficial é: www.canvasplano.com.br.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Alex Osterwalder, Co-Founder Strategyzer Linkedin. Consultado em 17 de junho de 2019
  2. Certificação em Professional Agile Coach Certified - PACC.
  3. Artigo: Ferramentas que ajudam no replanejamento ágil de sua empresa (Por Cláudio Éden no Portal Administradores.com).
  4. Artigo: OKR: o que é a metodologia Objectives and Key Results? (Por Cláudio Éden no LinkedIn.com).
  5. Agile Institute - Formação e Certificação de profissionais na Metodologia Ágil.
  6. Marcos Barros, Autor do best seller "Pequenos Hábitos, Grandes Resultados" e do Workshop "Como revolucionar o seu raciocínio e fazer decisões geniais usando modelos mentais".
  7. Peter F. Drucker - Consultor administrativo de origem austríaca, considerado como o pai da administração moderna. (1909 - 2005)
  8. Como planejar o ano de 2020 usando OKRs


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre ClaudioEden/Testes
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.