Usuário:MachoCarioca/TesteRegrasEvR

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Prezados abaixo estão as atuais regras e recomendações para a colocação de artigos em EvR. O texto atual, faz com que a seção, em alguns pontos, se assemelhe ao Wikinotícias, o que ela não é. O Wikinoticias é em outro dominio, inclusive a barra existente abaixo da seção com link para lá deve ser retirada, para evitar confusão de tópicos. Ao meu modo de ver, EvR é uma seção de noticias curtas e nobres da Wikipedia, sobre os acontecimentos mundiais e lusofonos, notadamente na área de cultura geral, pesquisa, médica, História, linguistica etc. Seguem-se a estes, temas enciclopedicos, eventos de maneira geral sobre politica, economia, esportes, que não sejam comuns, ou seja, noticia de jornal, que á função do Wikinoticias. Assim, assuntos que se tornam 'banais' pela repetição devem ser evitados, como, por exemplo, assassinatos em massa por malucos nos EUA, mortos no Iraque, atentados na India, Paquistão e cia, golpe de estado em paises miseraveis na casa do chapéu, acidentes de avião diversos, terremotos no Yemen com 200 mortos, enfim, acontecimentos que semana sim outra também, estão acontecendo. Isto é jornal, não é original e pela repetição com que acontecem, se tornam eventos menores. Na minha opinião a 'nobreza' da seção deve ser com relação a detalhes originais de um evento de grande alcance.

Dou como exemplo a mandado de prisão contra o lider sudanês feito pelo Tribunal de Haia e que foi contestado em pag de dicussão. Seria apenas mais um mandado de prisão por atrocidades contra um obscuro ditador africano, não fosse o detalhe de que se trata a primeira vez na Historia que isso é feito contra um governante no poder. (e está dando tanto pano pra manga, que o Lula se recusou a sentar ao lado dele na reunião de Doha) E claro que se ele for preso em algum canto por algum comando da Interpol, vai ser uma grande noticia internacional.

É mais ou menos este tipo de raciocinio que faço para as noticias ali de maneira geral. Não são noticias apenas do dia a dia ali, mas especiais, que sejam de grande interesse ou repercussão global, sejam incomuns, como acima, ou de interesse geral ao mundo lusofono como um todo (e não apenas um pais dele) memso não o sendo globlamente.

Abaixo, coloco em itálico, negrito e entre parênteses, par não confundir com italicos e negritos já existentes originalmente, o que acredito possa ajudar e refinar os itens, com relação à colocação de notas na seção.

Regras[editar | editar código-fonte]

As regras abaixo foram obtidas a partir de Wikipedia:Votações/Mudanças no "Eventos recentes" e de uma discussão posterior. O desrespeito insistente a elas pode resultar no bloqueio do usuário.

  • A nota mais recente deve ser colocada em cima;
  • A secção deverá (retiro o rá, ele deve) ter de 4 a 6 notícias curtas, sempre respeitando o layout da página principal para evitar espaços "em branco";
  • Ao adicionar uma nova nota, a mais antiga deve ser removida e colocada em Predefinição:Ea-notícias caso crie um espaço em branco na página principal, como dita a regra acima;
  • Deverá conter notícias gerais de interesse internacional;

(Reescrevendo o item acima: Deve conter notas gerais de repercussão global ou no mundo lusófono por inteiro, e de interesse científico, como antropologia, medicina, arqueologia, física, linguística e assuntos correlatos de teor enciclopédico, ou de personalidades de importância global lusófona e/ou cultural reconhecida. Evite notas sobre fatos internacionais que se repetem no mundo sem maior originalidade.)

  • A imagem atual deve permanecer até que seja incluída nova notícia, desde que haja imagem para esta notícia.

Recomendações[editar | editar código-fonte]

  • Os verbos devem estar conjugados no presente do indicativo. Por exemplo: use "Governo anuncia uma reforma...", e não "Governo anunciou uma reforma..."
  • As notas devem ser de interesse geral. Evite notícias que só interessam ao Brasil ou a Portugal. (retirando este item, pois já está explicitado na parte acima)
  • Ao citar eventos desportivos envolvendo seleções nacionais, deve ser feita uma ligação para artigo sobre a seleção ou confederação relacionada ao desporto, e não para o artigo sobre o país. Por exemplo, ao citar a seleção brasileira de futebol, a ligação deve ser para o artigo Seleção Brasileira de Futebol, e não para Brasil. Somente ligue ao artigo sobre o país caso não haja um artigo específico sobre a seleção ou confederação.
  • Evite iniciar a nota com um artigo. Por exemplo, use "Polícia internacional...", e não "A polícia internacional...", (por melhor estilo de manchete jornalística, assim como o uso do 'é', evitado em titulagem de noticias pelos veículos especializados.)
  • É importante que as notícias sejam de caráter factual e que instiguem o interesse público. Evite por exemplo: "a cidade de 'Ferreirinha' comemora seu 6.º aniversário".
  • Os temas deverão ser o mais variados possível.
  • Só deve haver ligações para páginas já existentes.

Comentários dos interessados[editar | editar código-fonte]

MC, essa definição de conteúdo enciclopédico não é de muito fácil digestão, porque em qualquer evento há quase sempre uma primeira vez, se procurarmos bem. Acho que percebi a ideia, mas só a aplicação na prática dirá se é simples (eu julgo que não). Eu ainda não engoli bem aquela duma condenação do esquecido Tareq Aziz ser considerada de relevo enciclopédico, e da prisão de Madoff, autor da maior fraude financeira de sempre, não ser, por ser "prisão de estelionatários". Ainda mais quando o caso Madoff está a afectar directa ou indirectamente milhões de pessoas em todo o mundo, aumentando ainda mais o relevo enciclopédico. Acho que no peso para relevo enciclopédico deve contar também o relevo actual do evento, e não apenas o relevo relativo, como é proposto.

Por outro lado, julgo que deveria ser obrigatório que o evento colocado na página se repercutisse pelo menos num artigo, e com referências credíveis. Por exemplo, se aparece ali "Elvis avistado na 4ª lua de Júpiter", o evento deve estar descrito no verbete tanto do Elvis como no da dita lua, com as devidas referências.Darwin (discussão) 01h16min de 5 de abril de 2009 (UTC)

A frase Os verbos devem estar conjugados no presente do indicativo. não é clara (ou mesmo incorrecta) e induz em erro. Se eu escrever "Cientista paraguaio é nomeado Prémio Nobel da ciência", de acordo com o MC a forma estará errada, embora o verbo Ser esteja claramente no indicativo do presente. A dita "forma nobre", que seria "Cientista paraguaio nomeado Prémio Nobel da Ciência" tem apenas o verbo Nomear no particípio. Já fui induzido em erro por essa frase, e tenho a certeza que não fui o primeiro nem o último. Aproveito para dizer que penso que esta discussão devia estar colocada num sítio mais visível, para que houvessem mais opiniões sobre este assunto (na predefinição Eventos Actuais, por exemplo). Darwin (discussão) 01h42min de 5 de abril de 2009 (UTC)

Depois do que aconteceu com Raúl Alfonsín nos EvR, apoio a retirada desta seção. Gabbhhhein? 18h04min de 6 de abril de 2009 (UTC)

A proposta continua falando em assunto de interesse ao mundo lusófono. Se for para o mundo lusófono por completo eu discordo. Assim como Raúl Alfonsín não é importante lá, a fadista Amália Rodrigues não é aqui. Para mim sendo um assunto importante para um ou para outro já é válido. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 02h33min de 7 de abril de 2009 (UTC)

Concordo com o Mizunory, em que não é necessário que o assunto seja importante globalmente no mundo lusófono, basta que seja o suficiente num dos seus pólos. (mas a sério que a Amália não é conhecida aí?!) Darwin (discussão) 02h36min de 7 de abril de 2009 (UTC)

Eu particularmente nunca ouvi falar e mal-sabia o que era fado XD. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 03h49min de 7 de abril de 2009 (UTC)

É global OU no mundo lusofono. Quanto ao Mizu nao conhecer Amalia Rodrigues- que não está em EVR mas no Sabia Que, por sinal, é outra coisa - a falta de cultura musical dele, que so conhece hip hop e pagode, não é problema meu hahaha MachoCarioca oi 05h09min de 7 de abril de 2009 (UTC)

PS Claro que é, Darwin, mas é coisa mais de velho, ela é das antigas. A gurizada igual o Mizu não faz a minima de quem se trata. Meu pai adorava hehe

Assuntos apenas nacionais - só num dos polos do mundo lusofono - não são aceitos nas EvR. Tem que ser relevante no mundo lusofono todo. MachoCarioca oi 05h11min de 7 de abril de 2009 (UTC)

Quanto a visibilidade, coloquei um link na Esplanada para essa discussão, não aparece quem não quer. E trouxe pra cá justamente para não virar feira.MachoCarioca oi 05h13min de 7 de abril de 2009 (UTC)

Pois, mas assim não tarda nada tens o outro aí aos gritos de que estão a esconder os debates para ver se ninguém dá por eles Haha. Darwin (discussão) 09h19min de 7 de abril de 2009 (UTC)

Ai q medo rs MachoCarioca oi 09h21min de 7 de abril de 2009 (UTC)

Epa! Pagode é coisa de carioca. E eu conheço vários tipos de música. Só que eu nunca me interessei sobre coisas de Portugal. Prova disso que eu curto a Edith Piaf, The Platters e outros. Isso não vem ao caso.
Sim, por isso discordo. Até mesmo pq nossas culturas são totalmente diferentes. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 14h49min de 7 de abril de 2009 (UTC)

Ei, pagode é coisa de carioca? Samba de blazer tem em Sum Paulo tb. Eca! FlaviaC 01h59min de 8 de maio de 2009 (UTC)