Predefinição Discussão:Eventos atuais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Bem-vindo(a)




Arquivos
Arquivos


Chacina em Campinas[editar código-fonte]

Sugiro a inclusão da notícia sobre a Chacina em Campinas que ocorreu no ultimo dia 31 de dezembro de 2016. Trata-se da maior chacina familiar na cidade de Campinas e um evento que foi noticiado em diversos veículos de comunicação internacionais: [1] [2] [3] [4] [5] [6]Raphael Figueira (discussão) 05h46min de 2 de janeiro de 2017 (UTC)

Morte de Mário Soares[editar código-fonte]

Dada a importância histórica de Portugal no seu combate pela democracia e sendo ex-presidente de Portugal e ex-primeiro ministro, acho que é relevante colocar a notícia da sua morte nos eventos actuais.JF (discussão) 21h47min de 7 de janeiro de 2017 (UTC)

Japf não entendi, o nome dele já está no mortuário! GabrielStella fale! 21h57min de 7 de janeiro de 2017 (UTC)
Eu estava a pensar colocar nas notícias, dada a sua importância.JF (discussão) 23h29min de 7 de janeiro de 2017 (UTC)
Symbol declined.svg Discordo. Mesmo sendo importante já existe o espaço para morte de famosos. GabrielStella fale! 23h31min de 7 de janeiro de 2017 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo. Por ser ex chefe de Estado de um país lusófono e dada a importância do papel que ocupou deveria sim estar nas "notícias", não simplesmente no ícone "mortes recentes". Aliás se ele que foi presidente de Portugal não pode, por que duas atrizes, sem desmerecer o trabalho delas, estão noticiadas. Renan Rabbit à disposição 00h46min de 8 de janeiro de 2017 (UTC-2)

Symbol comment vote.svg Comentário — possivelmente até discordaria se não estivessem duas mortes menos relevantes "lusofonamente" atualmente. Qual é então o critério? --Stegop (discussão) 00h03min de 8 de janeiro de 2017 (UTC)

Pra ser sincero, nem sei por que aquilo está lá... GabrielStella fale! 01h47min de 8 de janeiro de 2017 (UTC)
@Chronus, ArionEstar, Zdtrlik, Raphael Figueira, Marcos Elias de Oliveira Júnior, e Kaktus Kid: o que me dizem? GabrielStella fale! 03h28min de 8 de janeiro de 2017 (UTC)
Estou com Stegop. Se abriu precedente pra um então que possa ser incluído para outros casos. Ou que se crie um regra definindo que ficará somente no mortuário. Instambul (discussão) 15h28min de 8 de janeiro de 2017 (UTC)

Resta-me só acrescentar que Mário Soares não foi só um ex-presidente. Eu não teria feito esta sugestão se fosse um dos outros. Ele foi praticamente o fundador do Portugal moderno. JF (discussão) 19h39min de 8 de janeiro de 2017 (UTC)

Portugues(a)mente fitando, é estrangulante ver filha e mãe (trágico/triste certamente) retratadas nos eventos atuais e o nada menos que presidente de Portugal no quadrinho insignificante.comentário não assinado de Kaktus Kid (discussão • contrib) 8 de janeiro de 2017 (UTC)
A questão dos critérios para inclusão de notícias na predefinição está uma bagunça. Cada editor adota seus próprios parâmetros. Precisamos criar regras mais claras e objetivas. Até agora não tenho certeza se o caso das chacinas em presídios em Manaus tenha relevância fora do mundo brasileiro, por exemplo. Precisamos definir melhor o que é essa "interesse internacional". Quanto aos dados sobre mortes, acho que teríamos que ter algo mais flexível: por regras geral mortes ficam no prontuário, exceto aquelas de grande impacto popular, como a morte de Fidel Castro, por exemplo. Ao meu ver, a morte das duas atrizes estadunidenses estaria dentro do espectro do "impacto popular" porque ambas interpretaram personagens principais de produções que se tornaram ícones da história do cinema mundial, porque eram mãe e filha e porque morreram no espaço de um dia, um fato inusitado. Mas precisaríamos definir melhor também a definição de "impacto popular". Chronus (discussão) 20h04min de 8 de janeiro de 2017 (UTC)

Muito francamente... Uma figura cimeira da história dos últimos 40 ou 50 anos de Portugal e, por causa da descolonização, de certa forma também de todos os PALOP, morreu anteontem e o seu funeral é amanhã. E ao mesmo tempo que a morte de duas atrizes americanas figuras nos eventos recentes há uma série de dias, a morte de Mário Soares não figura... Qual é a coerência? Qual é a imagem que passa? O mais provável é uma destas: "aquela gente só liga a trivialidades como estrelas de cinema" ou "quem 'manda' na Wikipédia não gosta do Mário Soares" ou "como não é brasileiro não é importante". Qualquer delas não abona nada em favor da imagem do projeto. Tentei colmatar o absurdo da falta de isonomia removendo as mortes das atrizes, mas fui revertido porque "está em discussão". Pois está, mas agora até já é absurdo colocar a notícia com um atraso de dois dias e meio, pois daqui a algumas horas já foi o enterro, por isso de nada adianta para este caso a conclusão da discussão. Nota: não sou dos muitos, quiçá a grande maioria dos portugueses, que admiram inexcedivelmente o falecido, por isso garanto que não é por razões emocionais que acho que é grave esta contradição de ter uns(umas) e não ter outros. --Stegop (discussão) 02h42min de 10 de janeiro de 2017 (UTC)

@Stegop: Em nenhum momento me opus à inclusão de uma nota sobre a morte do ex-presidente português. Eu apresentei justificativas plausíveis para a permanência da nota sobre a morte das atrizes e não vi qualquer contra-argumento de sua parte. Se estava tão interessado em incluir a notícia sobre a morte do político português, deveria ter feito isto ao invés de tentar tirar outra que está lá há dias. Chronus (discussão) 03h45min de 10 de janeiro de 2017 (UTC)
@Chronus: eu não estou "tão interessado em incluir a notícia sobre a morte do político português"; apenas tentei dar alguma coerência ao critério de inclusão; optei por fazê-lo removendo as mortes que lá estavam, mas realmente também poderia ter incluído o outro que está em discussão; seria o mesmo em termos de coerência. No entanto, creio que a regra geral de facto desde há algum tempo é não incluir quaisquer mortes. --Stegop (discussão) 12h53min de 10 de janeiro de 2017 (UTC)
Então excluímos definitivamente a seção do mortuário e volta a ser tudo como antes, pois aquilo está uma bagunça. Quando foi criado, o intuito do mortuário era retirar aquelas notas repetitivas "Morre aos 99 anos Fulano de Ciclano em Miami.", porém atualmente parece que não está servindo muito. Inclusive, sou Symbol support vote.svg A favor da retirada da nota da morte das atrizes, mesmo sendo algo marcante, histórico. Acredito que as únicas exceções deveriam ser a morte de um papa ou de algum chefe de estado enquanto estivesse no exercício do cargo, pois deixaria o mesmo vacante. Caso contrário, coloca no mortuário. GabrielStella fale! 03h13min de 10 de janeiro de 2017 (UTC)
@GabrielStella: Symbol support vote.svg Concordo. Podemos estabelecer como regra geral o seguinte: todos os falecimentos devem constar no obituário, exceto aqueles de chefes de estado que morrerem no exercício do cargo. Chronus (discussão) 08h01min de 10 de janeiro de 2017 (UTC)

A morte de Mário Soares foi tema de capa nos principais jornais internacionais com extensa cobertura.

Não é um simples obituário nem "apenas um ex-presidente". É alguém cuja importância vai muito para além da presidência e de Portugal. Das duas uma: ou se limita as mortes aos items de mortes recentes no rodapé da predefinição ou, caso seja para manter as descrições em cima, poucas figuras existem que sejam mais relevantes que Mário Soares. Note-se que na en.wiki só não foi incluído devido às poucas fontes do artigo. O facto de constarem duas atrizes e não constar uma figura de tremenda importância política e social, portuguesa e europeia, nos últimos 40 anos, é do mais descabido que já vi por aqui. Quintal 10h31min de 10 de janeiro de 2017 (UTC)

Foi feita uma proposta de criação de critérios específicos para a inclusão de notícias de mortes fora do obituário, logo acima da sua mensagem. O que você acha? Acho que é mais produtivo opinar sobre isto ao invés de, mais uma vez, provar a legitimidade da relevância do Mário Soares que ninguém sequer questionou aqui. Chronus (discussão) 18h41min de 10 de janeiro de 2017 (UTC)
Ainda há pouco mais de um mês a notícia da morte de Fidel Castro (não morreu no cargo, não foi eleito, não era lusófono) ficou no secção de eventos actuais e ninguém contestou. Os critérios mudaram entretanto? JF (discussão) 21h15min de 10 de janeiro de 2017 (UTC)
Atualmente não há critério para isto. Cada editor adota o seu. Estamos tentando criar um nesta discussão. Chronus (discussão) 23h17min de 10 de janeiro de 2017 (UTC)

Eu sugiro a cobertura da notícia nos media internacionais, como de facto houve no caso presente. Se um facto é falado no mundo inteiro é porque é importante. As notícias da morte de Nelson Mandela ou de Fidel Castro são outros exemplos. JF (discussão) 23h37min de 10 de janeiro de 2017 (UTC)

The Best FIFA Football Awards 2016[editar código-fonte]

Sugiro incluir, no menu "Eventos atuais", os resultados do prêmio The Best FIFA Football Awards 2016, entregue pela entidade máxima do futebol no dia de ontem (09/01). Cristiano Ronaldo foi eleito pela 4ª vez o melhor futebolista do mundo. Carli Lloyd venceu a premiação feminina. Nistelrooy (discussão) 13h00min de 10 de janeiro de 2017 (UTC)

Surto de febre amarela em 2017 no Brasil[editar código-fonte]

O artigo sobre o Surto de febre amarela em 2017 no Brasil deve ser incluído nos eventos atuais? Sds. Instambul (discussão) 02h15min de 14 de janeiro de 2017 (UTC)

ArionEstar, o que acha? Já teve mais de 100 casos com mais de 30 mortes de pessoas e mais de 50 mortes de animais. Instambul (discussão) 14h57min de 15 de janeiro de 2017 (UTC)
Como o surto está em evolução, não poderiam colocar na secção "eventos a decorrer"?JF (discussão) 15h00min de 15 de janeiro de 2017 (UTC)
@Instambul: O evento toma apenas proporções regionais. ArionEstar (discussão) 15h02min de 15 de janeiro de 2017 (UTC)
Acho que a sugestão do Japf foi boa, visto que o número de casos e de mortes vem aumentando e tomando grandes proporções. Instambul (discussão) 15h07min de 15 de janeiro de 2017 (UTC)
Symbol comment vote.svg Comentário o surto já chegou a 65 mortes, 158 casos confirmados e mais de 1.000 notificações, sendo confirmado a doença em três estados da federação (MG, ES, SP), além de outros dois estados suspeitos (BA e TO). Já matou diversos macacos alguns deles em extinção. Só na mata da região do surto foram 400 mortes de macacos, com reportagem especial do programa Fantástico, da Globo. Ainda sim não é considerado um evento notório para se enquadrar em eventos atuais? Instambul (discussão) 16h37min de 7 de fevereiro de 2017 (UTC)

Symbol support vote.svg Apoio O surto tem tomado dimensões nacionais e não é meramente temporário. --Hume42 16h42min de 7 de fevereiro de 2017 (UTC)

Acidente com 5 vítimas é relevante, pelo menos fora do Brasil?[editar código-fonte]

Por mim os colegas brasileiros podem decidir, mas quanto a mim não é! A propósito: praticamente tudo o que tenho visto neste projeto — e é imenso! — sobre a Lajavato é puro WP:JORNAL. --Stego (discussão) 03h10min de 20 de janeiro de 2017 (UTC)

Quando uma das vítimas é responsável pela investigação de um processo de corrupção ao mais alto nível, é. Foi também noticiado com destaque em Portugal, assim algum interesse internacional deve ter.JF (discussão) 18h27min de 20 de janeiro de 2017 (UTC)
Além do acidente ter sido citado na imprensa americana, britânica, uruguaia e outras internacionais. Instambul (discussão) 18h42min de 20 de janeiro de 2017 (UTC)