Predefinição:Eventos atuais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Boris Nemtsov


Ícone de documentação Documentação da predefinição[ver] [editar] [histórico] [purgar]

Instruções

As regras abaixo foram obtidas a partir de Wikipedia:Votações/Mudanças no "Eventos recentes", de uma discussão posterior e de duas tentativas de consenso (esta e esta). O desrespeito insistente a elas pode resultar no bloqueio do usuário. Quando incluir uma nota nova, coloque na página de discussão do artigo de onde tirou a informação a predefinição {{EvRdiscussão}}, para manter um registo das notas que já apareceram na página principal.

1. O evento da nota deve estar contido no artigo principal ao qual ela se refere, com as devidas fontes.

2. As notas sobre eventos ocorridos mais recentemente devem estar acima das demais.

3. A secção deve ter de 4 a 6 notícias curtas, sempre respeitando o layout da página principal para evitar espaços "em branco".

4. Ao adicionar uma nova nota, a mais antiga deve ser removida e colocada em Predefinição:Ea-notícias caso crie um espaço em branco na página principal, como dita a regra acima.

5. Deve conter notícias gerais de interesse internacional. Evite notícias que só interessam ao Brasil ou a Portugal.

6. É importante que as notícias sejam de caráter factual e que instiguem o interesse público. Evite por exemplo: "a cidade de 'Ferreirinha' comemora seu 6.º aniversário".

7. Os temas devem ser o mais variados possível.

8. A imagem atual deve permanecer até que seja incluída nova notícia, desde que haja imagem para esta notícia.

9. As notas devem ser escritas segundo a linguagem culta do português. Não se deve iniciar o texto das notas com artigos gramaticais. Por exemplo: não use "A polícia internacional..."; use apenas "Polícia internacional..."

10. As notas devem ter todas as ligações internas necessárias para o completo entendimento da informação. Só deve haver ligações internas para páginas já existentes.

11. O negrito deve ser utilizado na ligação interna ao principal artigo de todas as notas.

12. Os verbos devem estar conjugados no presente do indicativo. Por exemplo: não use "Governo anunciou uma reforma..."; prefira usar "Governo anuncia uma reforma..."

13. Ao citar eventos desportivos envolvendo seleções nacionais, deve ser feita uma ligação para artigo sobre a seleção ou confederação relacionada ao desporto, e não para o artigo sobre o país. Por exemplo, ao citar a seleção brasileira de futebol, a ligação deve ser para o artigo Seleção Brasileira de Futebol, e não para Brasil. Somente ligue ao artigo sobre o país caso não haja um artigo específico sobre a seleção ou confederação.

Info  Nota ortográfica: Esta página foi revista para obedecer às normas do Acordo Ortográfico de 1990.