Usuário:Miguelrangeljr

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Félix Taunay - 1830 ca. - Mata Reduzida a Carvão.jpg
    Olá, sou biólogo e trabalho com neurociência. Uso a Wikipédia como diversão e tenho interesse na área de Zoologia, principalmente mamíferos e primatas brasileiros. Listo algumas páginas as quais tenho contribuição significativa.
    Cscr-featured1.pngCscr-featured1.pngCscr-featured1.pngCscr-featured1.pngCscr-featured1.pngCscr-featured1.pngCscr-featured1.pngCscr-featured1.pngCscr-featured2.pngCscr-featured2.pngCscr-featured2.pngCscr-featured2.png

    Cerrado e Pantanal: mamíferos de médio e grande porte


    Maned Wolf 11, Beardsley Zoo, 2009-11-06.jpg
    O lobo-guará é o maior canídeo sul-americano e típico das áreas abertas do Brasil central. Sua pelagem avermelhada e longas pernas lhe conferem uma aparência inconfundível.
    Jaguar in Pantanal Brazil 1.jpg
    A onça-pintada é o maior felídeo das Américas e o maior predador terrestre das Américas do Sul e Central. Ameaçada de extinção em grande parte de sua ocorrência, tem o Pantanal como um de seus mais importantes refúgios.
    Myrmecophaga tridactyla in Pantanal.jpg
    O tamanduá-bandeira é um dos animais mais típicos do Cerrado e Pantanal, e se alimenta quase que exclusivamente de formgias e cupins. Embora esteja ameaçado de extinção, ainda é comum em muitas áreas do Brasil Central.
    Marsh deer Mato Grosso do Sul Brazil.jpg
    O cervo-do-pantanal é o maior cervídeo sul-americano e típico dos ecossistemas das várzeas. Está extinto na maior parte de sua ocorrência original, mas ainda é comum no Pantanal.
    Ocelot (Jaguatirica) Zoo Itatiba.jpg
    A jaguatirica é o felídeo mais comum de todo território brasileiro e um dos mais conhecidos pela cultura popular. Sua pelagem característica já foi motivo para ser intensivamente caçada.
    Cougar 25.jpg
    A onça-parda é o mamífero com a maior ocorrência latitudinal no ocidente e é o segundo maior felídeo das Américas. Se alimenta predominantemente de cervídeos.
    Esteros Del Ibera, Corrientes, Argentina, 3rd. Jan. 2011 - Flickr - PhillipC (2).jpg
    A capivara é o maior roedor do mundo e habita as várzes ao longo dos rios. Ocorre por todo o Brasil, sendo mais comum no Pantanal.
    Tapir Pantanal II.jpg
    A anta é o maior mamífero terrestre brasileiro e já ocorreu por todo o país. Atualmente, só está menos ameaçada de extinção no Pantanal e Amazônia.
    Alouatta caraya male.JPG
    O bugio-do-pantanal é uma espécie de primata das florestas tropicais e savanas do sudoeste e centro do Brasil, nordeste da Argentina, leste da Bolívia e do Paraguai. O macho adulto é preto, enquanto que as fêmeas e os juvenis são castanho-amarelados
    Venado-Campo-UY-Ozotoceros bezoarticus.jpg
    O veado-campeiro é um cervídeo de porte médio que habita os descampados do centro da América do Sul. Já foi uma espécie abundante nos ambientes savânicos do continente, restando, atualmente, populações isoladas e reduzidas.

    Mata Atlântica: primatas ameaçados e ecorregiões


    Black lion tamarin Pontal do Paranapanema 9.jpg
    O mico-leão-preto é o único primata endêmico do estado de São Paulo e também um dos mais raros. A única população viável a longo prazo se encontra no Parque Estadual do Morro do Diabo.
    Golden lion tamarin portrait3.jpg
    O mico-leão-dourado é um pequeno primata endêmico da Mata Atlântica do Rio de Janeiro. É considerado uam espécie salva da extinção, graças a inúmeros esforços na sua preservação e um dos mais populares animais da fauna brasileira.
    Northen Muriqui 4.jpg
    O muriqui-do-norte é um dos mais ameaçados primatas brasileiros. Ocorre em fragmentos de florestas isolados em Minas Gerais e no Espírito Santo.
    Sapajus xanthosternos 3.JPG
    O macaco-prego-do-peito-amarelo é típico do sul da Bahia, sendo extremamente raro atualmente. Está ameaçado por conta da destruição de seu habitat e caça.
    Callicebus personatus Espírito Santo.jpg
    O guigó é um macaco da Mata Atlântica do Espírito Santo e Minas Gerais, ameaçado devido a quase total destruição de seu habita.
    Baía de Antonina vista da Serra do Mar2.JPG
    A Mata Atlântica é um bioma de floresta tropical que abrange a costa leste, sudeste e sul do Brasil, leste do Paraguai e a província de Misiones, na Argentina. A partir da colonização europeia, e principalmente, no século XX, passou por intenso desmatamento, restando menos de 10% da cobertura vegetal original.
    ArialViewIguazuFallsDistantNbr1of10.JPG
    A Floresta Atlântica do Alto Paraná faz parte do bioma da Mata Atlântica e compreende a região que vai desde o Noroeste Paulista no Brasil, até o sudeste do Paraguai e a província de Misiones, na Argentina. Abrange uma área de 471.204 km² e é um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo.
    Monte pascoal.jpg
    As Florestas Costeiras da Bahia são uma ecorregião que se estende por toda a costa do sul da Bahia até o norte do Espírito Santo. Trata-se de um centro de endemismo, com inúmeras espécies correndo o risco de extinção como o pau-brasil, o mico-leão-de-cara-dourada e a preguiça-de-coleira.
    Manguezal da barra do Sirinhaém.jpg
    Os Mangues do Rio Piranhas estão localizados no litoral do Nordeste Brasileiro, ao redor de estuários, desde o rio Tinto na Paraíba, até Maceió, em Alagoas, passando por toda a costa de Pernambuco.
    Rebio pedra talhada.jpg
    As Florestas do Interior de Pernambuco formam uma ecorregião na região Nordeste do Brasil. Trata-se de região em transição com o bioma da Caatinga, o que confere características especiais no quesito biodiversidade.

    Primatologia


    Primates - some families.jpg
    A ordem dos Primatas é um grupo de mamíferos que compreende os popularmente chamados de macacos, símios, lêmures e os seres humanos. É dividida informalmente em símios e prossímios. Os primatas surgiram de ancestrais arborícolas nas florestas tropicais.
    Macaco prego libidinosus.jpg
    Os macacos-pregos são macacos do Novo Mundo da família Cebidae, subfamíia Cebinae e gênero Sapajus e são uns dos mais comuns primatas da América do Sul. Outrora, as espécies desse gênero estavam incluídos no gênero Cebus.
    Alouatta seniculus Sorocaba.JPG
    Os bugios são macacos do Novo Mundo da família Atelidae, subfamília Alouattinae. São animais de porte relativamente grande e de dieta predominantemente folívora. Possuem vocalizações características, que podem ser ouvidas a quilômetros de distância.
    Allouataadulto 500px.jpg
    Alouatta palliata é uma espécie de bugio e ocorre em diversos países da América Central, sendo uma das espécies de primatas mais comuns dessa região, e na América do Sul ocorre apenas na Colômbia e Equador.
    Panama spider monkey, Costa Rica.JPG
    Ateles geoffroyi é uma espécie de macaco-aranha e ocorre na América Central, partes do México e uma pequena porção da Colômbia.
    Black-crowned Central American squirrel monkey, Saimiri oerstedii oerstedii.jpg
    Saimiri oerstedii é uma espécie de macaco-de-cheiro da costa do Oceano Pacífico da Costa Rica e Panamá. É restrito ao noroeste do Panamá na fronteira com a Costa Rica
    Wikipedia logo bronce.pngEste utilizador é um Wikipedista desde 22 de março de 2012, ou seja, há 3720 dias.
    Bandeira de Santa Fé do Sul-SP, Brasil.jpg Este usuário é da cidade de e/ou mora em Santa Fé do Sul.


    Cscr-featured.svgEste usuário escreveu ou contribuiu significativamente para 8 artigos destacados para a Wikipédia.
    Symbol support vote.svgEste usuário escreveu ou ajudou a promover 4 artigos bons para a Wikipédia.
    Rød ræv (Vulpes vulpes).jpgEste usuário tem interesse em contribuir na área de Zoologia.
    Nuvola apps bookcase.png Este usuário é um Doutor ou estudante de Doutorado.


    Darwin.jpg Este editor é Biólogo.
    Flag of Brazil.svg Este editor é brasileiro e não mora no Brasil.Crystal128-browser.svg
    Drake på en medeltida vävnad, Nordisk familjebok.png Este usuário é um WikiDragão.
    …um dos últimos de uma raça que está morrendo…


    BR Este editor utiliza o português brasileiro.
    Webysther 20160310 - Logo USP.svg Este usuário é ou já foi estudante da USP.



    Inglês

    Português
    Este usuário traduz artigos do Inglês para Português em Wikipedia:Tradução.
    en-3 This user is able to contribute with an advanced level of English.
    35 Este usuário tem 35 anos, 6 meses e 16 dias em 29 de maio de 2022.
    Wbar blue left.jpg
    Wbar blue.jpg
    As 12 Wikipédias com mais artigos mais a lusófona
    Wikipédia em inglês
    Wikipédia em cebuano
    Wikipédia em sueco
    Wikipédia em alemão
    Wikipédia em francês
    Wikipédia em neerlandês
    Wikipédia em russo
    Wikipédia em espanhol
    Wikipédia em italiano
    Wikipédia em polonês
    Wikipédia em árabe egípcio
    Wikipédia em japonês
    Wikipédia em português
    Inglês Cebuano Sueco Alemão Francês Neerlandês Russo Espanhol Italiano Polonês Árabe egípcio Japonês Português
    6 505 164+ 6 125 886+ 2 556 615+ 2 693 347+ 2 426 397+ 2 091 407+ 1 823 530+ 1 778 403+ 1 756 438+ 1 523 550+ 1 579 937+ 1 327 651+ 1 092 406+
    Última atualização: 29 de maio de 2022
    Mais de 58 824 378 artigos em todas as Wikipédias.