Vértice (computação gráfica)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um vértice em computação gráfica é uma estrutura de dados que descreve determinados atributos de pontos sobre uma superfície, como a posição em espaço 2D ou 3D, que podem ser conectados por primitivos para a renderização.

Aplicação a modelos 3D[editar | editar código-fonte]

Modelos 3D são frequentemente representados por poliedros triangulados formando uma malha de triângulos. Superfícies não triangulares podem ser convertidas em um arranjo de triângulos através de tesselação. Atributos dos vértices são tipicamente interpolados ao longo da superfície da malha.

Atributos dos vértices[editar | editar código-fonte]

Os vértices de triângulos estão associados não só à posição espacial, mas também a outros valores usados para renderizar o objeto corretamente. A maior parte dos atributos de um vértice representam vetores no espaço renderizado. Esses vetores geralmente têm 1 (x), 2 (x, y), ou 3 (x, y, z) dimensões e podem incluir uma quarta coordenada homogênea (w). Estes valores ganham significado ao ter um material associado a eles. Na renderização em tempo real essas propriedades são usadas por um sombreador ou "vertex pipeline".

Tais atributos podem incluir:

Posição
Coordenadas 2D ou 3D representando o ponto no espaço.
Cor
Tipicamente, valores RGB de cor difusa ou especular, representando a cor da superfície ou informação para iluminação.
Refletância
Da superfície do vértice. Ou seja, o expoente especular ou efeitos de metal.
Coordenadas de textura
Também conhecidas como coordenadas UV, elas controlam o mapeamento da textura na superfície, possivelmente com múltiplas camadas.
Vetor normal
Definem uma aproximação da curva da superfície na posição do vértice, usada para cálculos de luminosidade (como sombreamento de Phong
Pesos dos ossos
Controlam deformações em animações esqueléticas

Ver também[editar | editar código-fonte]

Para saber como vértices são processados em placas de vídeo 3D, consulte sombreador.

Referências[editar | editar código-fonte]