Vale de Susa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vale de Susa
—  Vale  —
Vale de Susa
Panorama do val
Localização
Ficheiro:Itália
Localização do vale
Coordenadas 45° 06' 15" N 6° 37' 32" E
País  Itália
Região administrativa Piemonte
Localidades mais próximas Turim
Cordilheira
Banhado(a) por

O Vale de Susa - Susa em italiano - encontra-se no parte ocidental do Piemonte, em Itália, a Oeste de Turim.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O vale, que tira o nome da localidade Susa, é atravessado pelo Dora Riparia, um rio afluente do Rio Pó.

Em 1857 iniciou-se a foragem do Túnel ferroviário do Fréjus que foi aberto à circulação em 1871, e em 1980 foi a vez de se abrir à circulação o Túnel rodoviário do Fréjus o que muito contribuiu para permitir a passagem de mercadorias e pessoas durante todo o ano, e também com evidente interesse turístico em relações à estação de Inverno e as estações de esqui.

História[editar | editar código-fonte]

O vale foi uma passagem importante desde que havia necessidade de passar para o lado de cá dos Alpes, pelo que foi utilizado por personagens como Aníbal, Júlio César, Carlos Magno, os Lombardos, etc.

Devido aos interesses entre o Reino de França e o Condado de Saboia a fronteira passava de um lado para o outro e a situação só foi liquidada com o Tratado de Paris (1947)

Língua[editar | editar código-fonte]

A parte baixa do Vale de Susa é Franco-provençal, tal como o Vale de Aosta, a Romandia, a Saboia, e o Lionês, e o dialeto é chamado de patoá.

A parte alta do vale é de língua provençal, mais precisamente a Bardonecchia da região do Piemonte italiano, que se traduz facilmente no nome das localidades do piemonte, como Champlas, Séguin, Beaulard, Exilles, Jouvenceaux, Mélezet,... mesmo se depois se italianizaram.

Imagens externas[editar | editar código-fonte]

Referências