Venina Corrêa Torres

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Venina Corrêa Torres
Venina Corrêa Torres
Nascimento 17 de dezembro de 1891
Niterói, Brasil
Morte 8 de fevereiro de 1950 (58 anos)
Rio de Janeiro, Brasil
Nacionalidade Brasil Brasileira
Carreira musical
Período musical professora

Venina Corrêa Torres (Niterói, Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 1891Rio de Janeiro, 8 de fevereiro de 1950) foi uma professora brasileira do século XX.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Venina Corrêa Torres nasceu em 17 de dezembro de 1891, em Niterói, RJ, filha de Zeferino José Corrêa e de Elvira de Carvalho Corrêa.

Filha e neta de notáveis professores do século XIX, desde os primeiros anos de sua vida escolar, mostrou tendência acentuada para o magistério. Estudou, e se formou, na Escola Normal de Niterói, diplomando-se em 1908. Fez também cursos de especialização de magistério primário.

Casou-se com Francisco Raphael de Castro Torres, e dessa união nasceu sua única filha, Dilcéa Corrêa Torres.

Iniciou sua carreira no magistério estadual, trabalhando em Paracambi, sendo depois nomeada para dirigir o Grupo Escolar Rangel Pestana, cargo que exerceu até o ano de 1942, quando se aposentou. Foi a primeira diretora de um dos dois estabelecimento de ensino que hoje levam o seu nome, um no bairro de Belford Roxo, cidade do Rio de Janeiro, e o outro na cidade de Nova Iguaçu[1][2]. Posteriormente, exerceu a função de Auxiliar de Inspeção, cargo criado durante a administração de Celso Kelly especialmente para ela.

Sua vida foi inteiramente dedicada à causa da educação primária fluminense até sua morte, ocorrida em 8 de fevereiro de 1950.

Em homenagem póstuma, além das duas escolas acima referidas, a Professora Venina teve uma rua da cidade de Nova Iguacú batizada em sua homenagem.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Escola Municipal Venina Corrêa Torres - Belfod Roxo, Rio de Janeiro, RJ
  2. Colégio Estadual Venina Corrêa Torres - Nova Iguaçu, RJ