Vi è ben noto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vi è ben noto
Carta encíclica do papa Leão XIII
Pergrata Officio sanctissimo
Data 20 de setembro de 1887
Assunto Sobre o Rosário no mês de Outubro pela situação na Itália
Encíclica número 22 de 88 do pontífice

Vi è ben noto é uma encíclica do Papa Leão XIII escrita ao episcopado italiano para a dedicação de todo o mês de outubro à oração do Santo Rosário, a fim de melhorar a situação da Igreja na Itália e a liberdade do Pontífice e da Igreja. Foi publicada em 20 de setembro de 1887.

"Não se pode esconder que, embora graças à misericórdia de Deus o sentimento religioso seja forte e amplamente difundido entre os italianos, ainda assim, pela má influência dos homens e dos tempos, a indiferença religiosa está aumentando e, portanto, diminui esse respeito e amor filial pela Igreja, que foi a glória de nossos antepassados e na qual eles colocaram sua maior ambição”.

Ele exortou ainda os bispos a encorajar entre seus paroquianos uma “profissão aberta e sincera da fé e dos ensinamentos de Jesus Cristo, deixando de lado todo respeito humano e considerando antes de tudo o interesse da religião e a salvação das almas”. [1]

Leão XIII invoca Maria sob o título de "Rainha do Rosário", e elevou a classificação de Festa do Rosário (7 de outubro) para uma festa de segunda classe dupla.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]