Vicia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaVicia
Illustration Vicia sativa0.jpg

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Fabales
Família: Fabaceae
Género: Vicia
Espécies
Ver texto Vicia faba - Fava
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies

Vicia é um género botânico pertencente à família Fabaceae que inclui um importante conjunto de plantas cultivadas de grande interesse económico como as favas e diversas leguminosas forrageiras, entre as quais as ervilhacas. O género inclui cerca de 140 espécies de fanerógamas nativas de Europa, Ásia e África.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Uma espécie, Vicia faba, a fava, é cultivada para consumo humano, enquanto um conjunto de outras espécies, entre as quais Vicia sativa, Vicia ervilia, Vicia articulata e Vicia narbonensis são cultivadas como forragem, para sideração (adubo verde) e como produtoras de grãos leguminosos para alimentação animal. Vicia villosa, Vicia benghalensis e Vicia pannonica são cultivadas para forragem e como adubo verde. Outras espécies são apreciadas flores selvagens, utilizadas em jardinagem e paisagismo.

Algumas espécies deste género foram identificadas como fonte de proteínas invulgares, como lectinas capazes de se desdobrem em açúcares específicos.

A espécie Vicia ervilia, conhecida como ervilha-de-pombo ou marroiço, foi uma das primeiras plantas que se conhece terem sido domesticadas no Médio Oriente, onde continua a ser cultivada.

As espécies de Vicia são alimento de larvas de algumas espécies de Lepidoptera como Chionodes lugubrella, Phlogophora meticulosa, Gymnoscelis rufifasciata, Axylia putris e Eupithecia centaureata. Existem também registo de espécies de Vicia servirem de hospedeiro exclusivo a pelo menos duas espécies do género Coleophora, a Coleophora cracella e a Coleophora fuscicornis (esta última espécie come exclusivamente Vicia tetrasperma).

Certas espécies de ervilhacas são excelente alimento quando consumidas por animais ruminantes, mas quando ingeridas por animais monogásticos, incluindo humanos, são nocivas devido à presença de uma toxina. Apesar disso, as sementes de Vicia sativa, que quando partidas se parecem a lentilhas (Lens culinaris), têm sido deliberada e fraudulentamente misturadas com lentilhas e vendidas para consumo humano no Bangladesh, Paquistão e Egipto[1] .

Espécies[editar | editar código-fonte]

Vicia tenuifolia ssp. dalmatica

Classificação do gênero[editar | editar código-fonte]

Sistema Classificação Referência
Linné Classe Diadelphia, ordem Decandria Species plantarum (1753)

Notas

Referências[editar | editar código-fonte]

  • The Wild Flowers of Britain and Northern Europe. Fitter, R. & A., Collins 1974.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Vicia
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Vicia